Poderes Legislativo e Executivo -

Pós-Carnaval: Trégua entre Lula e Lira será avaliada em votações cruciais

Após um início de ano marcado por tensões entre os Poderes Legislativo e Executivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou uma abordagem para acalmar as disputas com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Na última sexta-feira (9/2), antes do Carnaval, os dois líderes se reuniram em um café da manhã para estabelecer uma linha de comunicação direta. As informações são do Metrópoles

Foto: reprodução

Diante da pressão de Lira pela saída do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável por intermediar as relações entre os dois Poderes, Lula agora designou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, o papel de ser a nova ponte institucional com a Câmara. O presidente também repassou ao deputado o contato de seu ajudante de ordens, o capitão reformado do Exército Valmir Moraes da Silva.

Após a reunião, Padilha e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), reforçaram o clima favorável para votações no Congresso Nacional, incluindo a análise de vetos presidenciais. Padilha negou qualquer indício de tensão.

Entretanto, a relação será posta à prova com o retorno das atividades do Congresso Nacional após o Carnaval. Lula seguirá para o Cairo, capital do Egito, na terça-feira (13/2), e posteriormente visitará Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participará da Cúpula da União Africana na sexta-feira (16/2).

O Parlamento deverá analisar temas delicados em relação ao governo federal, como a Medida Provisória (MP) nº 1.202/2023, que aborda questões controversas como a reoneração da folha de pagamento e o fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco