
PF pede ao STF inquérito contra Nikolas por chamar Lula de 'ladrão'
A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar um suposto crime de injúria cometido pelo deputado federal Nikolas Ferreira contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido de investigação foi motivado por um discurso proferido por Nikolas durante a Cúpula Transatlântica, evento da ONU ocorrido em novembro de 2023, no qual ele se referiu a Lula como "um ladrão que deveria estar na prisão". Com informações do Metrópoles.
Em 20 de novembro do mesmo ano, Lula encaminhou ao Ministério da Justiça um link contendo o vídeo do discurso do deputado bolsonarista, publicado pelo Metrópoles no antigo Twitter, solicitando a investigação contra o parlamentar. O Código Penal estabelece que, quando um suposto crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao ministério solicitar a apuração. O pedido foi encaminhado no início de janeiro ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo da pasta, que substituía o então ministro, Flávio Dino.
Na quarta-feira (07/02), o delegado da PF Fabio Fajngold enviou o pedido de abertura do inquérito ao STF, responsável por autorizar a investigação. Segundo a PF, o ataque de Nikolas Ferreira a Lula não está protegido pela imunidade parlamentar. Fajngold solicitou um prazo inicial de 60 dias para a realização das investigações e mencionou como diligência inicial a colheita do depoimento de Nikolas. A petição da PF agora será analisada pelo ministro Luiz Fux.