Pesquisa Datafolha: 55% acreditam que Bolsonaro tentou golpe; 39% discordam
De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, 55% dos brasileiros acreditam que Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe para permanecer na presidência após ser derrotado por Lula (PT) nas eleições de 2022. Por outro lado, 39% discordam dessa afirmação. As informações são do Metrópoles.
O estudo entrevistou 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, em 147 cidades brasileiras entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (29/3).
Segundo a pesquisa, 73% dos que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 não acreditam que o ex-presidente tentou dar um golpe para se manter no poder.
Entre os declarados bolsonaristas, 75% não acreditam na tentativa de golpe. Entretanto, 19% nesses dois grupos, conforme aponta a pesquisa, creem nessa tentativa.
Por outro lado, 87% dos eleitores de Lula no segundo turno da eleição e 86% dos declarados petistas acreditam que Bolsonaro tentou dar um golpe para continuar na Presidência, enquanto apenas 19% e 11%, respectivamente, discordam.
Dos entrevistados que se declaram neutros ao Datafolha, 48% acreditam na tentativa de golpe e 39% discordam.