Opositores de Maduro vão denunciar fraude a deputados do Brasil
Os principais líderes da oposição a Nicolás Maduro, María Corina Machado e Edmundo González, discutirão as questões envolvendo as eleições presidenciais na Venezuela em um evento no Brasil, na próxima terça-feira (02/12).
Machado e González participarão de um debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, onde será abordada a transparência do processo eleitoral venezuelano. Ainda não está definido se a participação deles será presencial ou virtual.
Exilado na Espanha desde setembro, González foi candidato à presidência pela coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), após a principal figura da oposição, María Corina Machado, ser impedida de concorrer.
Após o término da votação, a coalizão declarou González como o novo presidente da Venezuela. Contudo, autoridades eleitorais do país, alinhadas ao chavismo, anunciaram a vitória e reeleição de Maduro, em um pleito amplamente contestado pela comunidade internacional.
Sem reconhecer a vitória do sucessor político de Hugo Chávez, líderes internacionais alegam que houve fraude no processo eleitoral. A acusação é reforçada pela ausência de divulgação das atas eleitorais, que poderiam confirmar ou refutar a reeleição de Maduro.
Além de manterem os dados em sigilo, autoridades chavistas emitiram um mandado de prisão contra González, obrigando o ex-diplomata a deixar o país.
Fonte: Metrópoles