
Nísia Trindade recebe vacina contra a gripe e reforça necessidade de a população se imunizar
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, aproveitou o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar para atualizar sua caderneta com o imunizante da gripe, nesta quarta-feira (03/04), no Centro de Ensino Fundamental 306 Norte, em Brasília. A ação foi parte de um investimento de R$ 150 milhões destinado a estados e municípios para incentivar a mobilização de vacinação, incluindo nas escolas.
"Meu cartão de vacinação agora conta com a vacina da influenza para me proteger. É muito importante que todas as pessoas que também estão no grupo prioritário busquem uma unidade básica de saúde para se vacinar", destacou Nísia.
Em 2024, a campanha contra a influenza foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam protegidas. Para este ano, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a Região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

A vacina utilizada é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Podem se vacinar crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, idosos, pessoas com doenças crônicas, profissionais de diversas áreas, entre outros grupos prioritários. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Fonte: Reprodução/Agência Gov