
'Não vou sair do Brasil! Me prendam', diz Bolsonaro sobre inquérito no STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (16/05) que não deixará o Brasil caso seja condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito relacionado à tentativa de golpe. Ele responde por cinco crimes, incluindo tentativa de golpe de Estado, e a Primeira Turma do STF começará a ouvir, na próxima segunda-feira (19/05), as testemunhas de acusação desse processo.
“Alguns disseram que eu deveria sair do Brasil. Não vou sair. Podem me prender. A pena prevista é de 40 anos. Me prendam”, declarou ao canal AuriVerde Brasil, no YouTube. “Já tenho 70 anos. Quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, e isso não deve demorar”, acrescentou.
Bolsonaro também voltou a criticar a ação movida contra ele no Supremo. “Com 40 anos de prisão nas costas, não tenho chance de recorrer a lugar algum. Vou acabar morrendo preso. Que crime é esse? Um crime impossível. Golpe da Disney”, ironizou.
Desde março, Bolsonaro é réu no STF, após a Primeira Turma da Corte aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e outros sete aliados. Conforme apontam a PGR e a Polícia Federal (PF), eles fariam parte do núcleo central da tentativa de golpe. Entre os envolvidos está também o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Os integrantes desse "núcleo central" respondem por cinco diferentes crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito, associação criminosa armada, depredação de patrimônio tombado e dano qualificado. A soma das penas máximas pode chegar a 43 anos de prisão.
Fonte: O Tempo