Missão do Mapa na Índia garante abertura de mercado para derivados de ossos
Uma missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Índia, realizada em novembro de 2024, resultou na abertura do mercado indiano para novos produtos brasileiros, incluindo derivados de ossos para produção de gelatina (Bone Chips) e material genético bovino. Durante a visita a Nova Delhi, foram assinados dois Certificados Zoosanitários Internacionais (CZIs) que garantem a exportação de sêmen e embriões bovinos e bubalinos para a Índia, além da autorização para exportar derivados de ossos brasileiros.
Esses acordos, negociados desde 2019, representam uma importante conquista para o setor pecuário brasileiro, consolidando o Brasil como fornecedor chave de produtos agropecuários para a Índia. A delegação brasileira, liderada pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, também discutiu o acesso a outros produtos, como material genético avícola, pet food e ossos desengordurados. Essas medidas foram facilitadas com o apoio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, que garantiu a conformidade com as exigências sanitárias internacionais.
Além da expansão do mercado para os derivados de ossos, a missão brasileira incluiu negociações sobre a exportação de carne de búfalo da Índia para o Brasil e a possibilidade de incluir produtos como caseína, lactose e leite de camelo na lista de exportações indianas para o Brasil. Desde 2023, a Índia já abriu suas portas para outros produtos brasileiros, como açaí em pó, suco de açaí e pescado, com novos mercados em expansão.
A agenda da missão também envolveu discussões estratégicas sobre a exportação de produtos vegetais, como citrus, erva-mate e castanhas, para a Índia, com compromissos de aceleração de processos internos para viabilizar essas exportações. O governo indiano prometeu publicar nas próximas semanas requisitos para a entrada de novos produtos agrícolas brasileiros, incluindo a tangerina, laranja, limão tahiti e limão siciliano.
O comércio bilateral entre Brasil e Índia tem crescido substancialmente, com a Índia figurando como o 14º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros. Em 2024, as exportações brasileiras para a Índia atingiram cerca de US$ 2,026 bilhões, com destaque para o óleo de soja e o açúcar, que representam 80% do total exportado.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov