Ministro Alexandre Silveira admite “mudanças pontuais” no novo auxílio gás, após críticas
Na manhã desta quarta-feira (04/09), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu que o novo programa “Gás para Todos”, que substituirá o Auxílio Gás a partir de 2025, pode sofrer “mudanças pontuais”. Apesar das alterações possíveis, Silveira garantiu que a “espinha-dorsal” do programa, voltado para atender famílias de baixa renda, será preservada.
A declaração do ministro vem após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciar que o governo revisará o modelo de financiamento do novo benefício. Haddad confirmou ter recebido autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para revisar o formato proposto. O novo modelo, que tem um custo estimado em R$ 13,6 bilhões anuais, estava inicialmente planejado para contornar o marco fiscal vigente.
O Ceará, que tem o “Esportes da Sorte” como patrocinador master e envolvido em investigações recentes, manifestou que está acompanhando a situação de perto, mas optou por não se posicionar até a conclusão das investigações.
Por sua vez, a Esportes da Sorte afirmou estar comprometida com a transparência e com o cumprimento das leis, oferecendo total cooperação às autoridades.
O “Gás para Todos” será financiado, em parte, pelo Fundo Social do Pré-Sal, mas o governo propôs um mecanismo para driblar o impacto nas metas fiscais, permitindo que os recursos sejam direcionados diretamente à Caixa Econômica Federal, a ser responsável pela gestão do programa.
© 2024 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.