Lula recebe brasileiros vindos de confitos em Gaza
Os 32 brasileiros, resgatados da Faixa de Gaza, chegaram a Brasília, sendo recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O desembarque na noite desta segunda-feira, (13/11) marcou o fim da longa espera pela repatriação do grupo que ficou retido por mais de um mês no enclave onde ocorre o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Com informações do Terra.
Após o desembarque, Lula afirmou que esse foi o "coroamento de um trabalho sério do governo". O presidente então cedeu a palavra aos repatriados, que compartilharam as experiências e tensões vividas ao longo do último mês. Após ouvir os relatos, o presidente acusou Israel de "terrorismo".
O desembarque foi emocionante com o encontro de Mohamned Jaber com a esposa e os filhos, que estavam na Faixa de Gaza. Abraçada ao pai, a pequena Lin relatou ter se assustado "ao ver as pessoas mortas" e expressou alívio, afirmando sentir que estava chegando a uma cidade maravilhosa.
A menina de 11 anos estava em Gaza com a mãe Ahmalad e os irmãos Ahmad e Anas, de 11 e 13 anos. Jaber, que não via os filhos pessoalmente há cinco meses, os recebeu na pista da Base Aérea de Brasília, onde os abraçou intensamente, enfatizando a importância de tê-los de volta vivos. Durante os 37 dias em meio à guerra, os filhos enfrentaram escassez de água, falta de energia e comida. Além disso, a comunicação com a família era difícil, conforme relatou Mohamned Jaber.
Ahmalad, a esposa dele, expressou felicidade por chegar em segurança ao Brasil, destacando a periculosidade da vida em Gaza. A estudante universitária Shahed al-Banna, de 18 anos, também apelou a Lula para que ajudasse a retirar os demais familiares de Gaza. Ela compartilhou o impacto dos bombardeios israelenses iniciados em 7 de outubro, descrevendo a perda de amigas e familiares, a destruição de sua casa e a preocupação com os parentes que permanecem na Faixa de Gaza.
Os repatriados foram recepcionados por autoridades brasileiras, incluindo a primeira-dama Janja da Silva, os ministros Mauro Vieira (Itamaraty), Flávio Dino (Justiça), Paulo Pimenta (Comunicação Social), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Nísia Trindade (Saúde) e Silvio Almeida (Direitos Humanos). Os comandantes do Exército, Tomás Paiva, da Marinha, Marcos Olsen, e o assessor especial da presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, também estiveram presentes.
Fonte: Terra