Faleceu de câncer -

Lula lamenta morte de Flávio Jorge, proeminente líder do movimento negro brasileiro

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou na noite desta quinta-feira (06/6), a morte de Flávio Jorge Rodrigues da Silva, destacado líder do movimento negro brasileiro. Nascido em 1953, Flávio Jorge faleceu devido a complicações de um câncer de intestino, doença contra a qual lutava há anos. Em suas redes sociais, Lula expressou profunda tristeza e exaltou a trajetória do militante, que foi uma referência nas lutas pelos direitos dos trabalhadores e do povo negro.

Ativista da Soweto - Organização Negra na cidade de São Paulo - e membro da Executiva da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge foi secretário nacional de combate ao racismo do Partido dos Trabalhadores entre 1995 e 1999. Ele também foi um dos principais articuladores do 1º Encontro Nacional de Entidades Negras (Enen) e atuou na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Foto: Reprodução/Agência Gov (Foto: Editora Expressão Popular/Divulgação)Flavio Jorge

Conhecido carinhosamente como Flavinho, ele fundou o primeiro coletivo de estudantes negros da PUC-SP, contribuiu para a redemocratização do Brasil e dedicou sua vida à construção de uma democracia verdadeira e livre de racismo. O Movimento Negro Unificado de São Paulo destacou em sua página no Instagram a dedicação de Flávio Jorge à causa negra. Ele também foi conselheiro do Instituto Lula e integrava a coordenação da Iniciativa África.

Confira:

Com grande tristeza, soube do falecimento de Flávio Jorge, militante e fundador do PT, uma referência das lutas pelos direitos do trabalhadores e do povo negro. Além de ter sido conselheiro do Instituto Lula, Flávio foi importante dirigente do movimento negro, lutou contra a ditadura militar e seguiu organizando a luta pela democracia. Flávio foi um dos grandes responsáveis pela primeira mulher negra se tornar ministra com a criação da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, caminhos abertos para a criação do Ministério da Igualdade Racial de hoje. Meus sentimentos à família, amigos e militantes que tiveram o prazer de lutar ao lado de Flávio Jorge.

Luiz Inácio Lula da Silva,
presidente da República

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco