Lula inaugura maior obra hídrica da Paraíba, beneficiando 24 municípios e 680 mil moradores
Nesta sexta-feira, (30/08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou um momento histórico para a Paraíba ao inaugurar o Lote 2 da Vertente Litorânea Paraibana, localizado em Riachão do Poço. Esta é a maior obra hídrica já realizada no estado e a segunda maior do Nordeste, projetada para garantir segurança hídrica a 24 municípios e seis assentamentos, beneficiando diretamente aproximadamente 680 mil habitantes da região.
Durante a cerimônia, Lula expressou sua satisfação ao apertar o botão que simbolizou o início da operação do canal Acauã – Araçagi. "Eu quero que vocês saibam da alegria de vir aqui apertar um botão e ver a água que vai salvar muitas vidas, ajudar muitos pequenos produtores rurais", afirmou o presidente, destacando a importância da obra para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento econômico local.
O canal integra o pacote de investimentos em segurança hídrica do Novo PAC, no Eixo Água para Todos. Com um investimento total de R$ 644 milhões, dos quais 90% provêm de recursos federais e o restante da contrapartida estadual, a obra é um complemento fundamental à transposição do Rio São Francisco. A entrega do Lote 2 segue a conclusão do Lote 1 em 2023 e faz parte de um projeto abrangente que inclui 17 segmentos de canais, totalizando 130,6 km.
A Vertente Litorânea Paraibana inclui uma série de infraestruturas, como tomadas d’água, canais, adutoras e aquedutos, distribuídos em três trechos. O primeiro segmento capta água do Rio São Francisco e termina no Sifão Curimataú, o segundo vai de Acauã até o reservatório Araçagi, e o terceiro segue até a bacia do rio Camaratuba.
Lula ressaltou que a obra, que teve início na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff, representa um avanço significativo para a região, prometendo melhorias na irrigação de 16 mil hectares e sustentação hídrica para 39 municípios. "Estamos terminando esse trecho e vamos começar agora a fazer o outro canal, para resolver o problema de água definitivamente", concluiu o presidente.
Fonte: Reprodução/ Agência Gov