Confira -

Lula critica Bolsonaro e diz que o ex-presidente foi eleito por mentiras

Na tarde desta quinta-feira (9), o presidente Lula fez uma visita à galeria dos ex-presidentes, que está situada no térreo do Palácio do Planalto. Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que algumas informações fossem alteradas e ironizou os quadros com as fotos dos ex-presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro. 

Foto: Jose Cruz/Agência Brasil



No dia 8 de janeiro de 2023 a galeria que expõe fotos de todos os presidentes da República foi depredada durante os atos golpistas. Os quadros tem informações como nome e data de nascimento. A foto do atual presidente fica colorida, enquanto a dos ex-chefes de estado ficam em preto e branco. A galeria ficou coberta por tapumes até ser restaurada.

A primeira-dama, Rosângela da Silva e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanharam Lula, que ao ver as fotos, sugeriu adicionar mais informações, como o período que o país foi governado pelo presidente, contextos de como a autoridade foi feita e qual foi o número de votos recebidos.

Parando na frente do quadro de Dilma Rousseff, o presidente disse que gostaria que as fotos contassem a história completa, “ela foi eleita, reeleita e depois sofreu um impeachment por um golpe”, disse Lula.

Seguindo em frente, o presidente comentou sobre Michel Temer, “depois que não foi eleito, tomou posse em função do impeachment da Dilma”. Em sequência, na foto de Jair Bolsonaro, Lula disse que o ex-presidente foi eleito em função de mentiras, “é isso que tem que colocar”, afirma. 

Lula seguiu falando que ninguém quer saber informações como data de nascimento e falecimento, e sim sobre o governo da época, “Você tem que dizer como foram eleitas as pessoas, para a história registrar. Senão, a história não registra”. Durante a visita, a primeira-dama disse que já estão sendo produzidos QR Codes para serem colocados nos quadros.

A galeria voltou a ser exposta em novembro de 2024. Agora, o mural recebe também uma imagem de como o local ficou quando foi depredado, durante os ataques dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Fonte: Ric

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco