
Lula afirma que economia brasileira não quebrará durante seu mandato após anunciar corte de gastos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (05/07) que a economia brasileira não entrará em colapso durante sua gestão no Palácio do Planalto. Em meio ao processo de corte de gastos e revisão das contas públicas, o presidente afirmou também que tem a "responsabilidade de cuidar desse país".
“São 213 milhões de filhos que nós temos que cuidar. Só vai dar certo se a economia tiver arrumada. Se a gente fizer como aquela pessoa que joga dinheiro fora pelo cartão de crédito, a economia vai quebrar. E no meu governo não vai quebrar, porque nós temos responsabilidade de cuidar desse país”, disse Lula.
Recentemente, Lula ordenou o cumprimento rigoroso do arcabouço fiscal. Em conformidade com isso, o governo federal decidiu cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias para alcançar a meta de déficit zero em 2024.
Esse montante é resultado de um "pente-fino" realizado pelo Executivo em programas sociais e nos orçamentos dos ministérios. Embora o corte esteja previsto para o próximo ano, é possível que parte desse contingenciamento seja antecipada para 2024.