Produção e turismo rural -

Limma defende o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar no Estado

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou a tribuna durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (23/05) para elogiar iniciativas de apoio à agricultura familiar que visitou no último final de semana.

Foto: AscomLimma
Limma defende o apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar

O parlamentar esteve em Pedro II e em Teresina conhecendo as ações. No interior, Francisco Limma foi até a Localidade Pedra Branca, na zona rural de Pedro II, para conhecer um projeto desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR).

Um professor da instituição de ensino superior atua com moradores em um quintal agroecológico, onde utilizam a água para piscicultura, plantio de hortaliças, fruteiras, mandioca e criação de aves caipiras, ovinos e caprinos e conseguem gerar rendimentos de 1 a 1,5 salário mínimo mensal. Segundo o parlamentar, é preciso avançar na oferta de energia para os produtores por meio de placas fotovoltaicas.

Feiras agroecológicas em Teresina.

Francisco Limma esteve na Cacimba Velha em um evento realizado por diversas comunidades que integram produção e turismo rural. Além disso, visitou iniciativa parecida na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O parlamentar comentou a necessidade de isentar os produtores das taxas de inscrição para a participação na feira da UFPI para incentivar os menores. Outra ação pela agricultura familiar elogiada por Francisco Limma foi a entrega de 26 kits de mecanização agrícolas realizada pela SAF na última sexta-feira (19/05). Ela foi financiada pelo órgão e por meio de emenda de R$7 milhões do senador Marcelo Castro.

“Existe uma frase que diz: quem não vive da agricultura familiar, depende dela para viver. E são importantes essas feiras, são importantes esses equipamentos, são importantes essas unidades de transferência de tecnologia que tem como base a produção”, comemorou Francisco Limma.

Comentários

Trabalhe Conosco