C*ompromissos com sheikha -

Janja segue para Dubai e não acompanha Lula na Arábia Saudita

A primeira-dama Janja Lula da Silva preferiu não acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sua visita oficial à Arábia Saudita nesta 3ª feira (28.nov.2023) e ao Qatar, na 4ª feira (29.nov.2023).

Ela viajou até Riad no avião presidencial e, após o desembarque, seguiu para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em voo comercial, segundo informou a assessoria da primeira-dama.

Foto: Ricardo Stuckert/Planalto - 15.set.2023

Lá, a primeira-dama terá 2 compromissos com a sheikha Fatima bint Mubarak Al Ketbi, conhecida como “Mãe da Nação”: uma reunião bilateral na 4ª feira (29.nov.2023) e um almoço oferecido às mulheres dos chefes de Estado que participarão da COP28, a Conferência do Clima das Nações Unidas, na 5ª feira (30.nov.2023). Lula deve chegar em Dubai para participar da conferência climática em 1º de dezembro. Antes, ele passa ainda por Doha, onde se encontrará com o emir Tamim bin Hamad al-Thani, na 5ª feira (30.nov.2023).

Apesar da decisão de Janja ter se baseado em compromissos em Dubai, a Arábia Saudita impõe restrições às mulheres, como a obrigatoriedade de cobrir todo o corpo e os cabelos, e a recomendação de que não conversem com homens que não sejam de suas famílias.

A comitiva brasileira, por exemplo, evitou levar integrantes mulheres para a visita desta 3ª feira (28.nov). Também foi recomendado a jornalistas mulheres que evitassem fazer a cobertura presencial de Lula no país.

Conteúdo produzido pelo Portal Poder360 – www.poder360.com.br. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida mediante autorização expressa.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco