Janja fala com prefeita de Paris sobre Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, encontrou-se neste sábado (27/07) com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para discutir a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a principal iniciativa da presidência brasileira no G20. Janja está representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na capital francesa durante as Olimpíadas de 2024. As informações são do Metrópoles.
"Um dos principais objetivos da Aliança é conectar financiamento com países e governos interessados em investir em políticas públicas eficazes", escreveu Janja em uma postagem no X.
Ela destacou a importância do apoio e envolvimento dos governos locais para o sucesso da Aliança, tanto na troca de experiências sobre políticas públicas para combater desigualdades quanto na promoção da adesão de outros países a essa iniciativa global.
Segundo ela, a conversa com a prefeita da capital francesa também abordou temas como democracia, papel das mulheres nos espaços de decisão e poder e desafios impostos pela desinformação e pelas fake news.
No pré-lançamento da Aliança, na quarta-feira (24/07) no Rio de Janeiro, Lula disse que o problema da fome e da pobreza “enfraquecem a democracia” mundial e defendeu a taxação dos super-ricos.
O programa será lançado oficialmente em novembro ao fim da Presidência do Brasil no G20.
Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo, há menos cidadãos passando fome, apesar de o número ainda ser grande: 39,7 milhões de pessoas sofreram com insegurança alimentar moderada no período entre 2021 e 2023. De 2020 a 2022, a quantidade era de 70,3 milhões.
Iniciando mais um dia de trabalho em Paris recebendo a prefeita da capital francesa, @Anne_Hidalgo.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 27, 2024
Conversamos sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, principal iniciativa da presidência do Brasil no @g20org, e apresentei em primeira mão para ela o vídeo que iremos… pic.twitter.com/45aQ7xc0qg