Governo inicia transição dos serviços de saneamento da Agespisa para a Aegea
O Governo do Estado do Piauí iniciou a transição dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Agespisa para a Aegea, empresa que assumirá a concessão na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). O contrato com a nova concessionária foi assinado no final de dezembro de 2024 e marca o início de um processo de melhorias no setor de saneamento, que inclui um investimento total de R$ 9,6 bilhões ao longo de 35 anos.
Para garantir a continuidade e a eficiência do processo, foi criado um Comitê de Transição, composto por representantes da Secretaria da Administração (Sead), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agrespi), Agespisa, Aegea e prefeitos dos municípios atendidos. O comitê será responsável por facilitar a troca de informações e coordenar as ações necessárias para a implantação dos serviços pela nova concessionária.
Durante a fase de transição, que pode durar até 180 dias, a Aegea realizará um mapeamento completo dos sistemas existentes, identificando as prioridades técnicas e operacionais. A empresa também utilizará tecnologias de ponta, como drones e câmeras 360º, para otimizar a análise e o planejamento das melhorias.
A Aegea, por meio da Águas do Piauí, também implementará uma central de atendimento 24 horas para a população, além de expandir significativamente a oferta de empregos no setor, com expectativa de gerar 1.800 postos de trabalho diretos, tanto na capital quanto no interior do estado.
A concessão dos serviços beneficiará os 224 municípios piauienses, com um foco especial na universalização do acesso a água tratada e esgoto. Até 2033, o Piauí deverá alcançar 99% de cobertura de abastecimento de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto até 2040, com a Aegea se comprometendo a transformar a realidade de muitas famílias no estado.
Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias