Que afeta mais de 90% do território -

Governo Federal reforça apoio contra queimadas e estiagem, confirma Waldez Goes

Em meio a uma das piores estiagens dos últimos 75 anos, que afeta mais de 90% do território brasileiro e intensifica as queimadas, o Governo Federal tem se empenhado em fornecer apoio integral a estados e municípios. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, garantiu que não faltam recursos para enfrentar a crise climática em uma entrevista no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo Canal Gov da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O ministro destacou que, até o início da semana, apenas dois estados, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, não estavam enfrentando problemas relacionados à estiagem. O governo federal, conforme orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está comprometido em apoiar integralmente as regiões afetadas por enchentes e estiagem.

Foto: ReproduçãoFabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil.

Para enfrentar a crise, a Defesa Civil Nacional reconheceu recentemente a situação de emergência em dez novos municípios: Canapi (AL), Alvarães, Coari, Manaus e Parintins (AM), Cáceres (MT), São Félix do Xingu (PA), Cajazeirinhas e Monteiro (PB), e Afrânio, Caruaru, Jatobá e Petrolina (PE), além de Poço Redondo e Tobias Barreto (SE). Com esse reconhecimento, as prefeituras desses municípios podem solicitar recursos federais para adquirir cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, e itens de higiene pessoal e dormitório.

Atualmente, 380 municípios brasileiros têm reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem. Waldez Góes explicou que, uma vez que um município ou estado decreta situação de emergência e envia o decreto a Brasília, o reconhecimento federal é feito de forma sumária.

Além disso, o governo anunciou um investimento significativo de R$ 514 milhões para reforçar as ações de combate aos incêndios e enfrentar a seca na Amazônia. Este aporte financeiro faz parte do esforço contínuo do governo para garantir que não faltem recursos para enfrentar a crise e implementar uma nova cultura de prevenção e resposta a desastres climáticos.

Fonte: Reprodução/ Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco