
Governo Federal lança projeto de unidades móveis para saúde de catadores de recicláveis
O governo federal anunciou um projeto voltado para assistência em saúde aos catadores de recicláveis por meio de unidades móveis, com um investimento de mais de R$ 6 milhões. Essas unidades oferecerão serviços como primeiros socorros e vacinação aos trabalhadores da reciclagem, visando melhorar as condições de saúde dessa categoria profissional.

O anúncio foi feito durante o Comitê para Inclusão de Catadores e inclui diversas iniciativas para fortalecer cooperativas e associações, especialmente no Rio Grande do Sul. Além disso, o governo apresentou um programa de gestão de resíduos sólidos e está trabalhando na regulamentação da lei de incentivo à reciclagem.
Entre as medidas destacadas está a retomada do edital do Cataforte, que faz parte do Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular (Pró-Catador). Esse programa será executado com recursos da Fundação Banco do Brasil e do BNDES Fundo Socioambiental, visando apoiar projetos em todas as regiões do país. O edital priorizará, por meio de pontuação, as redes que tenham mulheres em posições de liderança, considerando que 70% dos catadores ativos no Brasil são do gênero feminino.
Fonte: Reprodução/Agência Gov