Batalha do Jenipapo -

Fábio Novo repercute 200 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil

O deputado estadual, Fábio Novo (PT), ressaltou a importância da luta dos piauienses na adesão do Piauí à Independência do Brasil na Batalha do Jenipapo durante a sessão plenária desta segunda-feira (13/03).

"Hoje é um dia histórico. Quando Dom Pedro faz a proclamação da independência ao lado do Ipiranga, essas terras do norte ficaram para a Coroa Portuguesa. E aqui, foi a Batalha do Jenipapo. Perdemos a batalha, mas enfraquecemos as forças da Coroa. Fidié acabou se refugiando em Caxias, e depois homens piauienses, maranhenses e cearenses encurralaram Fidié em Caxias. Ele foi preso e depois reportado e, com isso, houve a consolidação de todo os território nacional", disse o deputado Fábio Novo (PT).

Foto: AlepiFábio Novo
Fábio Novo

O deputado ressaltou que, a partir de hoje, a TV Cidade Verde começa a reprisar minissérie "Jenipapo - A Fronteira da Independência", que retrata a Batalha do Jenipapo, ocorrida em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823, fundamental para que o Brasil se declarasse livre da Coroa Portuguesa. Segundo Fábio Novo, o projeto foi patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura, durante sua gestão como gestor da pasta.

Novo também destacou o lançamento do filme do cineasta Franklin Pires, no Teatro 4 de setembro, na sexta-feira (10/03). "Um filme que mostra uma família simples, na região de Campo Maior, que perde o pai, que perde também o filho, em que eles terminam indo para guerra, para defender o território. Então, nessas comemorações, o Piauí está recebendo esses dois presentes", disse o deputado, referindo-se à minissérie e ao filme.

O parlamentar registrou ainda o aniversário da arqueóloga Niède Guidon, comemorado no domingo, dia 12 de março. "Fez 90 anos de idade, 90 anos de uma vida dedicada ao nosso Parque Nacional Serra da Capivara, que hoje é patrimônio da humanidade, é o lugar mais filmado do Piauí, um dos lugares que hoje se trabalha o turismo ecológico", destacou.

O deputado Francisco Limma (PT) fez um à parte ao discurso ressaltando uma publicação da Folha de São Paulo sobre a importância da Batalha do Jenipapo para a consolidação do território nacional.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco