incitação ao racismo -

Embaixador da África do Sul é expulso dos EUA após críticas a Trump

O embaixador da África do Sul nos Estados Unidos, Ebrahim Rassol, foi declarado "persona non grata" e expulso do país, após acusações de incitação ao racismo e críticas ao ex-presidente Donald Trump. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (14) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que afirmou que Rassol "não é mais bem-vindo" nos EUA.

Foto: Reprodução

A medida foi tomada após o diplomata sul-africano acusar Trump de liderar um movimento de supremacia branca e atacar instituições globais como a ONU e o G20. Rassol fez essas declarações durante um seminário em Joanesburgo, onde criticou a postura do ex-presidente norte-americano frente à "ordem hegemônica" mundial.

A expulsão de Rassol ocorre em meio a um momento de tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a África do Sul, que já estavam em crise devido a políticas relacionadas à expropriação de terras. A situação também levou os EUA a cancelar a participação na próxima reunião de ministros do G20, que será presidida pela África do Sul.
 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco