Capacitar 100 jovens -

Egressos da Seduc iniciam formação no Programa Juventude Rural

O Governo do Piauí lançou nesta segunda-feira (09/12), no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Programa Juventude Rural Transformadora: Caminhos para o Futuro da Agricultura Familiar. O programa visa capacitar 100 jovens egressos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a missão de promover inovações na agricultura familiar, fortalecendo o setor rural do estado.

Durante a cerimônia de lançamento, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacaram a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Piauí. "Cerca de 75% dos jovens selecionados vêm da rede estadual, e o programa vai aprimorar seus conhecimentos para que possam contribuir de maneira criativa e inovadora na agricultura familiar", afirmou Bandeira.

Os participantes, com formação técnica nas áreas de Administração, Meio Ambiente, Agronomia e afins, iniciarão aulas presenciais e em Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso, com duração de 18 meses, vai colaborar com os projetos da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF/PI), com o objetivo de aperfeiçoar tecnologias, sustentabilidade e organização dentro da Agricultura Familiar, em 12 territórios de desenvolvimento do estado.

Fonteles ressaltou que o programa proporciona uma formação que permitirá aos jovens aplicarem seus conhecimentos diretamente no campo, beneficiando a agricultura familiar de forma sustentável. Durante o período do curso, os estudantes receberão uma bolsa mensal de R$ 1.000.

O Programa Juventude Rural Transformadora é uma parceria entre o IFPI, a SAF/PI, a Seduc, o CEBRAP e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento rural do Piauí, capacitando jovens para enfrentar os desafios da agricultura e promover práticas mais sustentáveis.

Fonte: Reprodução/ SEDUC

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco