Deputados destacam importância do projeto Parlamento do Futuro
O presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, deputado Francisco Limma (PT), utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante a sessão plenária desta terça-feira (21) para destacar a votação que está acontecendo em 20 escolas estaduais para eleger os jovens que vão participar do programa Parlamento do Futuro como representantes no Palácio Petrônio Portella.
Ele esteve visitando unidades educacionais de Teresina para acompanhar a movimentação e percebeu que está sendo uma experiência positiva que tem mobilizado alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio. Francisco Limma lembrou que foi nesse período que diversos parlamentares despertaram para a política: “Quero lembrar que eu, deputado Franzé e outros aqui iniciamos a nossa militância pelos grupos de jovens, as pastorais, depois no movimento estudantil a nível de Ensino Médio e a nível de Universidade”.
O deputado agradeceu à parceria da Secretaria de Educação, por meio de 21 gerências regionais, e do Tribunal Regional Eleitoral para a realização do programa. Essa capilaridade do Parlamento do Futuro permitiu que, hoje, 81 candidatos estejam concorrendo para 30 vagas em um processo que envolveu debate e votação em urna eletrônica semelhante às utilizadas nas eleições gerais. Francisco Limma também comemorou o fato de a maioria dos elegíveis serem mulheres.
A Alepi foi o último Poder Legislativo estadual a adotar o programa, mas já adotou formato inovador. O presidente Franzé Silva (PT) citou que na maioria dos estados a aproximação com jovens envolve seleção por meio de redação e apenas com uma visita à sede da instituição, enquanto no Piauí houve simulação de um processo eleitoral e a atuação por três dias que vai resultar em projetos que os parlamentares podem apadrinhar futuramente.
O resultado das urnas eletrônicas vai ser divulgado nesta quarta-feira (22) em evento no Salão Nobre Francisca Trindade. Franzé Silva convocou todos os deputados para estarem presentes e para acompanharem um dos eleitos. “Nós estamos trazendo a juventude para dentro do espaço democrático da Assembleia Legislativa em um momento tão difícil para a democracia como o que aconteceu em janeiro deste ano quando foram atacados os espaços da democracia do Brasil”, destacou o presidente da Alepi.
Fonte: ALEPI