Câmara dos Deputados -

Comissão aprova limite de 30 horas semanais para assistente social

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que garante uma jornada de trabalho limitada a 30 horas semanais para os assistentes sociais. Além disso, o texto estabelece o dia 15 de maio como o Dia Nacional do Assistente Social. As informações são da Câmara dos Deputados.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos DeputadosBruno Spada/Câmara dos Deputados

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), ao Projeto de Lei 2635/20, do deputado Gervásio Maia (PSB-PB). Além de alterações de redação, o relator excluiu trecho que previa desconto de 50% na contribuição para o conselho da categoria em caso de reconhecida emergência de saúde pública.

O novo texto estabelece prazo de 180 dias para que o governo federal regulamente o limite de 30 horas semanais para assistentes sociais que ocupam cargo público, emprego público e função pública.  Profissionais da iniciativa privada com contrato de trabalho em vigor terão direito à adequação da jornada de trabalho, sendo proibida a redução do salário.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco