
Cocal ganha um grande avanço com a construção da Nova Barragem de Algodões II
A cidade de Cocal, no Piauí, dará um importante passo para o fortalecimento de sua segurança hídrica e desenvolvimento econômico com o início das obras da Nova Barragem de Algodões II. O projeto, que conta com um investimento de R$ 240 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve início em novembro de 2024 e tem previsão de conclusão em dois anos.
A comitiva responsável pela visita ao município foi liderada pelo Dr. Humberto Castro, sócio-administrador encarregado da obra, que esteve acompanhado do prefeito Dr. Cristiano Britto, da vice-prefeita Adriana Luiza, além de outros membros da gestão municipal e técnicos da Geoprojetos, empresa contratada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) para a análise do substrato da barragem.
O prefeito de Cocal, Dr. Cristiano Britto, ressaltou a importância do empreendimento para a cidade e a região, destacando as oportunidades econômicas que a obra trará. "A construção da barragem representa mais empregos e qualidade de vida para nosso município. Além de gerar trabalho durante sua execução, o impacto será sentido no fortalecimento da economia local e no abastecimento de água. Agradecemos ao Governo do Estado, ao senador Marcelo Castro e ao deputado federal Jadyel Alencar pelo empenho e apoio neste grande avanço para Cocal", afirmou o prefeito.
O Dr. Humberto Castro, responsável técnico pela obra, explicou os cuidados que estão sendo tomados para garantir a segurança e a durabilidade da barragem. "Estamos seguindo um rigoroso padrão de segurança, com estudos detalhados do solo para garantir a resistência da estrutura. Nossa equipe é composta por especialistas altamente qualificados, com experiência em grandes projetos em todo o país. Além disso, a barragem irá assegurar a perenização do Rio Pirangi, beneficiando toda a região", destacou Dr. Humberto.