Chico Lucas suspende policial civil após ameaça com arma a delegado durante cumprimento de mandado
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, decidiu suspender por 90 dias o policial civil Juarez de S., conhecido como “Mão de Onça”, após ele ser acusado de colocar um revólver na cabeça do delegado Walter Cunha, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra seu neto. O incidente ocorreu em abril de 2022 e gerou grande repercussão dentro das forças de segurança do estado.
Na decisão publicada nesta terça-feira, (10/12), no Diário Oficial do Estado, Chico Lucas fundamentou a suspensão do policial com base no artigo 58 do Estatuto da Polícia Civil. Entre as infrações listadas estão o ato de comprometer a função policial, o uso indevido de arma e a prática de ato que caracteriza infração penal, tornando-o incompatível com o exercício da função. Veja as infrações:
- XIII - praticar ato que importe em escândalo ou que concorra para comprometer a função policial;
- XV - fazer uso indevido da insígnia, cédula funcional ou da arma que lhe haja sido confiada para o serviço;
- XXIX - ofender a moral ou os bons costumes, com palavras, atos ou gestos;
- XLV - praticar ato definido como infração penal que por sua natureza e configuração o incompatibilize para o exercício da função policial;Foto: Divulgação
Entenda o Caso:
Durante ação de cumprimento de mandato, equipes do Departamento Estadual de Narcóticos (DENARC) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) se deslocaram até a residência do policial, localizada no bairro Matadouro, com o objetivo de prender o neto de Juarez, que estava envolvido em um caso de assédio a um frentista em um posto de gasolina. Quando a polícia chegou ao local, foi recebida a tiros, que atingiram a viatura.
Após a troca de tiros, os agentes conseguiram adentrar a residência, momento em que o policial sacou uma arma e ameaçou o delegado Walter Cunha, colocando o revólver em sua cabeça. A situação foi controlada pelos demais policiais, que conseguiram imobilizar Juarez e prender o policial.