CERH aprova retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba
O Conselho Estadual de Recursos Hídrico do Piauí (CERH-PI), aprovou a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI), que prevê a retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba. Nesta terça-feira(26/11), A revitalização integrará as bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água, a atendendo regiões com maior demanda e carência hídricas.
A atualização do Plano de Plano Estadual de Recursos Hídricos prevê também a revitalização e integração das bacias hidrográficas. O secretário de Meio Ambiente e presidente do CERH, Daniel Oliveira, destacou que o plano prevê a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento econômico do estado, bem como, auxilia no transporte hidroviário de cargas, afetando a economia de maneira benéfica e ambientalmente adequada, permitindo a revitalização das margens do Rio Parnaíba, com medidas para evitar o assoreamento.
Elaborado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio de órgãos estaduais, o plano mostra que a revitalização e navegabilidade do rio vão beneficiar todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba, sendo viável o recebimento de recursos, garantindo a navegabilidade do Rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios interligados ao rio.
A ideia do Governo do Estado é viabilizar o transporte intermodal no Piauí, de forma que seja possível transportar grãos do sudoeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia. É o chamado Intermodal do Vale do Parnaíba.
Em abril deste ano, o governador Rafael Fonteles apresentou os projetos de viabilidade econômico do intermodal para representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.
Segundo o governador, trata-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí. “É um projeto que irá permitir que o transporte de cargas e mercadorias, tanto as importadas quanto exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso irá representar mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais.
Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias