CECS da Alepi aprova projetos para saúde da mulher e primeira infância em Teresina
Em uma reunião realizada nesta terça-feira (10/12), a Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou projetos voltados à saúde da mulher e da primeira infância. As propostas agora seguem para votação no Plenário da Casa.
Entre os projetos aprovados está o da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), que institui a Política de Saúde Reprodutiva da Mulher, com foco no diagnóstico precoce de doenças ginecológicas e na atenção à saúde das mulheres soropositivas.
A proposta também prevê a criação de unidades móveis para atendimento e campanhas educativas. A matéria recebeu parecer favorável do deputado Dr. Thales (Progressistas).
Outro projeto relevante aprovado foi o de autoria do deputado Francisco Limma (PT), que trata do diagnóstico e tratamento do câncer em bebês intrauterinos e na primeira infância. O projeto busca democratizar a realização de exames de detecção precoce do câncer, com relatoria do deputado Dr. Vinícius (PT).
A CECS também aprovou a inclusão do Dezembro Vermelho no calendário estadual, com o objetivo de conscientizar sobre infecções sexualmente transmissíveis, especialmente o HIV/AIDS. A proposta foi relatada pelo deputado Dr. Vinícius, que também apoiou o projeto da campanha de prevenção ao suicídio, com a inclusão do "Setembro Amarelo" no calendário oficial.
Por fim, foi aprovada a criação da Política Estadual de Expansão da Atenção Domiciliar no Sistema de Saúde Pública do Piauí, proposta pelo deputado Rubens Vieira (PT), que visa implementar e expandir a atenção domiciliar, com a capacitação de equipes e a integração de serviços de saúde nos municípios.
Fonte: Reprodução/ Alepi