
Brasil e Portugal assinam 19 acordos bilaterais em áreas estratégicas durante Cimeira em Brasília
Nesta quarta-feira (19/02), o Brasil e Portugal assinaram 19 acordos bilaterais em diversas áreas durante a 14ª Cimeira Brasil-Portugal, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia foi presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro. Entre os temas abordados, destacam-se saúde, segurança pública, comércio, ciência e tecnologia, além de iniciativas para promover o intercâmbio entre os dois países.

Em sua fala, Lula ressaltou que a relação entre Brasil e Portugal tem se diversificado, com foco na integração produtiva e na exportação de produtos de maior valor agregado. O presidente também destacou a importância do Acordo Mercosul-União Europeia, que, quando entrar em vigor, trará benefícios econômicos significativos, como acesso a bens e serviços mais baratos e aumento dos investimentos. Ele afirmou que, em um cenário global de crescente protecionismo, a integração entre os dois blocos é uma demonstração de força.
Durante a Cimeira, os dois países também assinaram acordos em áreas como justiça, defesa, meio ambiente, e turismo, além de formalizarem a cooperação em novos projetos tecnológicos e culturais. Lula e Montenegro enfatizaram a importância de combater a desinformação e o extremismo digital, além de reforçarem a colaboração nas questões climáticas e de gestão ambiental. A parceria também se expandiu com a compra de 12 aviões Super Tucanos pela Força Aérea Portuguesa e um novo escritório da ApexBrasil em Lisboa.
O encontro de alto nível celebrou, ainda, os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, que serão comemorados em 2025. O presidente Lula aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de combater qualquer forma de xenofobia e racismo, reafirmando os laços históricos e culturais entre as duas nações.