Bolsonaro revela quem vai apoiar para sucessão na Câmara
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou seu apoio ao candidato escolhido pelo atual líder da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), para sucedê-lo na Casa Legislativa. As eleições estão agendadas para fevereiro de 2025. As informações são da Bnews.
De acordo com a reportagem do Estadão, Bolsonaro diz a aliados do PL que o partido deve apoiar o "candidato de Lira", que ainda não foi definido.
Mesmo Bolsonaro estando inelegível, Lira conta com o apoio do PL, que forma a maior bancada na Câmara, com 95 deputados. Entretanto, Lira não quer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fique contra ele na disputa.
O atual presidente da Câmara busca deixar o seu mandato ainda fortalecido, visando uma possível vaga no Senado Federal nas eleições de 2026 - ele deve se candidatar novamente por Alagoas.
Os quatro candidatos — além de Marcos Pereira, Elmar Nascimento, Isnaldo Bulhões e Antônio Brito — já realizaram encontros com o ex-presidente Bolsonaro ou com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto (PL).
Arthur Lira tem até o mês de agosto para decidir — antes das eleições municipais e depois da votação da regulamentação da reforma tributária. Lira pretende levar ao presidente Lula uma lista de opções de nomes e submetê-los ao veto do presidente da República.