-

Assessora de Simone Tebet tenta alterar Wikipedia e esconder polêmicas

Uma assessora da senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência da República em 2022, foi bloqueda no Wikipedia após alterar verbetes da página da parlamentar na plataforma e omitir trechos considerados polêmicos envolvendo direitos humanos e indígenas. O motivo da expulsão? Conflito de interesse. Com informações do Metrópoles.

Raquel de Carvalho Madeira tentou excluir do Wikipedia, no mês passado, que um dos principais projetos defendidos por Simone Tebet no Senado trata da suspensão das demarcações de terras indígenas e prevê o pagamento de indenizações para fazendeiros.

Além disso, omitiu a informação de que Eduardo Rocha é marido da parlamentar. Atual secretário de governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, Rocha foi um dos nomes atuantes de CPI na Assembleia Legislativa do estado para investigar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), instituição ligada à Igreja Católica considerada uma das maiores defensoras dos povos indígenas no Brasil.

Essas informações têm como base reportagens de sites considerados confiáveis pela plataforma. A Wikipedia é a maior enciclopédia on-line colaborativa do mundo. Somente em maio deste ano, a página de Simone Tebet na plataforma foi visualizada por mais de 50 mil vezes, segundo dados obtidos pelo Metrópoles.

Leia a matéria completa no Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco