
ALEPI promove debate sobre fortalecimento das rádios comunitárias no Piauí
Na manhã da última quarta-feira, (02/07) a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) sediou uma audiência pública para discutir o fortalecimento das rádios comunitárias no estado. Proposta pelo deputado estadual Francisco Lima (PT), a audiência reuniu parlamentares, comunicadores populares e representantes de entidades ligadas à radiodifusão comunitária, com foco na criação de um projeto de lei estadual que fomente essas emissoras. A iniciativa visa garantir políticas públicas que assegurem estrutura, reconhecimento e sustentabilidade às rádios comunitárias, que desempenham papel fundamental nas comunidades locais.
Ainda no mesmo dia, durante a tarde, aconteceu o Congresso Estadual de Formação e Fundação da Associação das Rádios Comunitárias do Estado do Piauí – Abraço Piauí. O evento marcou a oficialização da entidade que passa a representar o setor em nível estadual, tratando de temas como os principais desafios enfrentados pelas emissoras, a importância da regulamentação e do apoio institucional, além da articulação política e organizacional do segmento. A Associação Comunitária de Radiodifusão de Pedro II – ACORP, mantenedora da Rádio Matões FM, esteve presente com uma comitiva composta por Diana Neves, Eudes Martins, Sales Neto e Wellington Carvalho.
A nova diretoria da Abraço Piauí foi definida com Francisco Milanês na presidência e Severino Carvalho como vice. Também compõem a equipe Orlando Berti, Raí Júnior, Azevedo Júnior, Ricardo Campos e Fernanda Machado. O evento foi considerado um marco na luta pela democratização da comunicação no estado, fortalecendo institucionalmente as rádios comunitárias e sinalizando uma nova fase de valorização e organização do setor.