Na manhã desta quarta-feira, 12, em Teresina, realizou-se a solenidade de premiação da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa – Tecendo Saberes do nosso povo na qual dois estudantes de escolas da rede municipal de Castelo do Piauí conquistaram medalha de ouro nos gêneros crônica e poema.
   A referida olimpíada é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica da rede pública piauiense. Uma iniciativa da UESPI para melhorar a produção escrita de textos de gêneros diversos.

Os textos selecionados para concorrer na etapa estadual foram:

-CRÔNICA:  O tradicional 24 de setembro, da aluna Érica  Alves Oliveira da U.E. Ângelo Francisco da Silva.
-POEMA: Meu povo e nossa cultura, do aluno Cícero Rômulo Soares da Silva, da U.E. Professora Osmarina Vieira de Souza.

    Os professores castelenses de Língua Portuguesa do sexto ao nono ano participaram de formação pela SEMED, ministrada pela professora Aldenir Barbosa.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar
Em Castelo do Piauí · 11/12/2018 - 15h50 | Última atualização em 11/12/2018 - 17h03

Alunos da rede municipal de ensino de Castelo do Piauí participam do Projeto Soletrar Para Aprender


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, realizou no dia (28/11), a fase final do Projeto Soletrar Para Aprender.

O projeto tem como objetivos: Sanar dificuldades ortográficas, compreender o significado das palavras e ampliar o vocabulário dos alunos.
Todos os educandos são incentivados e motivados a participarem de uma competição saudável entre as escolas municipais dos anos iniciais no auditório da SEMED.
Todos os estudantes receberam diploma de participação, os vice campeões medalhas de honra e campeões uma cesta de chocolate e um cartão presente de natal.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

A Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, realizou no dia (27/11) no auditório da SEMED a oficina do Projeto Pódio da Leitura. Participaram do evento todos os campeões de leitura das escolas municipais do ano de 2018.

A secretária de Educação Idala Soares Moreira deu as boas-vindas a todos os presentes, em seguida a professora Aldenir Barbosa socializou com os alunos as vantagens que a leitura proporciona as pessoas, ela relatou uma grande conquista que ela e a saudosa professora Osmarina Moreira vivenciaram com a premiação" Viagem Nestlé Pela Literatura" no ano de 2000, na Unidade Escolar Francisco Sales Martins na modalidade Ensino Médio.

A professora Arlene Pinho (atualmente gestora da Creche José Soares dos Reis) uma das alunas da premiação, contou com detalhes a importância dessa viagem!

As premiações do referido projeto acontecerão na abertura do ano letivo de 2019.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí realiza através dos educadores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da Rede Municipal de Ensino o Projeto Pérola Negra, que realizou - se nos dias 23 e 24 de novembro de 2018.
O projeto tem como objetivos dialogar e refletir sobre as diferenças étnicas e a importância de cada pessoa no processo de construção de nossa identidade cultural, regido pela Lei Municipal de nº 10.639 de 09 de janeiro de 2003 – Estabelece a inclusão no currículo das escolas municipais de Castelo do Piauí, a temática História e Cultura Afro – brasileira.
Durante o mês de novembro foram desenvolvidas atividades relevantes em todas as modalidades de ensino como:
Aprender a valorizar a cultura afro - brasileira, reconhecer alimentos, receitas e objetos de origem africana, leitura, produção de textos, poemas, músicas, teatros e desfiles da beleza negra masculina e feminina.

 

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira, 06, o CAPS da Prefeitura de Castelo do Piauí, realizou em sua sede o Bazar do Natal para usuários de familiares com o principal objetivo de ajudar a acolher e amar ao próximo.

Para a Coordenadora Sra. Enilda Alves, “um dos principais objetivos da ação é proporcionar para que essas pessoas possam recuperar autonomia e participação social”.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 A RR Eventos e Mutirão FM realiza o Saraivada de Forró trazendo o cantor Lucas Almeida, o DJ Telzinho Mix, DJ Jota e Bruno Safadão, será no dia 30 de dezembro a partir das 22h.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Castelo do Piauí · 05/12/2018 - 07h19

Banda Forró Cintura de Mola fará show em Castelo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A RR Eventos realiza show com a Banda Forró Cintura de Mola em Castelo do Piauí, será no dia 27 de dezembro no clube Danado de Bom localizado na Avenida Antonio Freire.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde de ontem, 28, a Prefeitura de Castelo através da Secretaria de Assistência Social realizou, na UAB, a palestra sobre Violência contra Mulheres, envolvendo os aspectos étnicos raciais, com beneficiárias de programas da prefeitura. A palestra foi ministrada pela militante feminista, negra e assessora do Governo do Estado, Sônia Terra, que teve como tema: “Gênero e Cor na mira da violência e da dor”.

Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência e o empoderamento de mulheres e meninas negras no município de Castelo do Piauí. 

Na oportunidade, também foi oferecida uma mini oficina de turbantes, para as mulheres que se fizeram presentes no prédio da UAB.

Dados 

As mulheres negras estão entre: 58,86% das vítimas de violência doméstica; 
53,6% das vítimas de mortalidade materna;
65,9% das vítimas de violência obstétrica;
68,8% das mulheres mortas por agressão;
56,8 das vítimas de estupro;
Dados altíssimos que merecem mudanças.

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A II Mostra de Arte & Literatura do CETI Conêgo Cardoso com o Tema: Piauí Arte Querida acontecerá do dia 1° de dezembro em Castelo do Piauí, a partir das 19h na praça da Igreja Matriz.

A II Mostra de Arte & Literatura terá exposição da Literatura Piauiense, dramatizações, apresentações musicais e culturais, e a escolha do garoto e garota CETI Conêgo Cardoso.

A mostra tem como objetivo estimular a interdisciplinaridade, uma vez que envolve diversas áreas do conhecimento, sendo útil também para fortalecer a integração dos participantes da comunidade escolar.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Castelo Agora
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A educação castelense conta com doze premiados nessa edição, sendo um professor e onze alunos. As provas são divididas em três níveis, sendo o nível 1 para alunos das séries iniciais do ensino fundamental maior, o 6º e 7º ano; o nível 2 para alunos das séries finais do fundamental, 8º e 9º ano e o nível 3 para alunos do ensino médio.

Confira a lista dos alunos premiados de escolas públicas da OBMEP 2018:

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Castelo do Piauí · 22/11/2018 - 16h00 | Última atualização em 22/11/2018 - 17h18

Prefeito Magno Soares esteve em reunião no FNDE para tratar de melhorias para a creche Proinfância


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares esteve nesta quinta-feira (22/11), em reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar de melhorias para a creche Proinfância do município.

O ProInfância é um programa de assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo do Piauí divulga nesta terça-feira (20/11), homenagem ao dia da nacional da consciência negra por meio de sua rede social.

"A luta não acabou. Temos que difundir a ideia da consciência negra na sociedade para que tenhamos um estado tolerante onde prevaleça a igualdade racial, sem preconceitos" destaca o prefeito Magno Soares.

    Foto: Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo do Piauí homenageia do dia da Proclamação da República em meio da sua rede social.

"Hoje é o dia da Proclamação da República, oportunidade para relembrarmos acontecimentos de nossa história".

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Castelo do Piauí · 14/11/2018 - 17h05 | Última atualização em 14/11/2018 - 17h49

Prefeito Magno Soares marca presença na festa de comemoração para o dia do diretor escolar


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares marca presença nesta terça (13/11), na comemoração feita pela Secretaria Municipal de Educação, pelo dia do Diretor Escolar.

Na oportunidade, foi servido um café da manhã no auditório da Secretaria, para todos os diretores da Rede Municipal. Além de prestar minha homenagem, o prefeito agradeceu pelo trabalho e compromisso de todos os diretores pela educação, e reafirmo o orgulho que os resultados educacionais me proporcionam. Após homenagem, foi realizado um bate-papo com os diretores.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Castelo do Piauí · 12/11/2018 - 18h57 | Última atualização em 13/11/2018 - 12h16

Prefeitura de Castelo do Piauí divulga homenagem aos diretores escolares


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo do Piauí divulga homenagem aos diretores escolares, nesta segunda-feira (12/11), dia que se comemora todos os diretores das escolas.

"A educação é o pilar de uma sociedade desenvolvida, e quem dedica sua vida a melhorá-la merece todo nosso respeito e admiração. Os diretores são exemplos, e neste dia dedicado à sua profissão queremos agradecer por tudo. Pelo empenho de lutar diariamente pelo futuro dos alunos, recebam toda nossa estima e gratidão. Parabéns, diretores!", destaca o prefeito Magno Soares na sua rede social.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Castelo do Piauí · 12/11/2018 - 13h45 | Última atualização em 13/11/2018 - 08h02

Confira programação e atividades do mês Novembro Azul que serão desenvolvidas em Castelo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo do Piauí inicia a programação do Novembro Azul. A ação faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível.

Confira programação e atividades do mês Novembro Azul que serão desenvolvidas no município:

12/11
ESF - 06 
Salgado - 07:30h
13/11
ESF - 06
Cumbe de Baixo
14/11
ESF/ NASF 07
USB Antônio Maia - 07:30h
19/11 
ESF - 06
Picos e Morada Nova 
ESF/NASF 
Resfriado 07:30h
20/11
ESF - 06
Lagos do Frio
21/11
ESF/NASF - 01
USB Multirão 07:30h
ESF/NASF - 03
USB Cohab às 14:00h
22/11
ESF/NASF - 05
Pedreira às 07:30h
24/11
Grupo de bike às 17:30 na Academia de Saúde Portal 
“ Um dedo de Prosa”
2• Torneio Novembro Azul às 19:00hs na AABB
26/11
ESF - 06
Bom Jardim
27/11
ESF/NASF - 02 
Buriti do Sobrado 08:00hs 
ESF - 06
Boa Vista 07:30hs

    Foto:AsCom

 

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar
Parabéns! · 11/11/2018 - 11h00 | Última atualização em 11/11/2018 - 11h20

Prefeitura de Castelo do Piauí parabeniza prefeito Magno Soares por aniversário


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo do Piauí, através de suas redes sociais, parabenizou o prefeito Magno Soares, pelo seu aniversário.

"A Prefeitura de Castelo do Piauí, parabeniza o prefeito Magno Soares, pelo seu aniversário! #prefeituradecastelo #parabénsprefeito#pelobemdanossagente", diza publicação da Prefeitura em sua página no Instagram.

    Reprodução Instagram da Prefeitura

 


Fonte: Reprodução Instagram da Prefeitura
Comentar
Em Castelo do Piauí · 07/11/2018 - 14h44 | Última atualização em 07/11/2018 - 15h01

Prefeitura de Castelo do Piauí realiza o "Dia C" do currículo escolar


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o “Dia C” do Currículo Escolar, nesta segunda-feira (05/11), no Auditório da SEMED de Castelo do Piauí.

Na oportunidade reuniram-se gestores, coordenadores, educadores e redatores da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para acessarem a plataforma e contribuírem com o currículo da rede estadual de ensino do Piauí.

Durante o evento foi socializado o currículo da Educação Infantil que está pronto e na fase da consulta pública.

Desde já, deixamos nossos agradecimentos ao professor e mestre Edimilson Araújo e toda a equipe de redatores da base, pela dedicação e compromisso na elaboração do novo currículo escolar das escolas municipais de nosso município.

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Castelo do Piauí divulga homenagem aos radialistas nesta terça-feira (07/11), dia dedicado a esses profissionais da comunicação. A mensagem foi divulgada em sua rede social.

"Comemoramos o dia dos que trazem para nossos lares canções, mensagens e notícias. Vozes que informam e divertem os ouvintes, com agilidade e credibilidade ", destaca o prefeito Magno Soares.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Depois do Outubro Rosa, começa nesta quinta-feira (01/10), o Novembro Azul, movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura. A campanha foi criada em 2003, mas chegou ao Brasil em 2008, e tem a mesma relevância do Outubro Rosa (sobre prevenção do câncer de mama), apesar de ainda ter programação mais restrita.

A ação faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Reprodução Facebook
Comentar
Em Castelo do Piauí · 01/11/2018 - 10h42 | Última atualização em 01/11/2018 - 10h50

Confira as candidatas do concurso Rainha do Caju em Castelo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A 6ª edição da Festa do Caju será realizada no dia 10 de novembro, no Assentamento Angico Branco, na zona rural de Castelo do Piauí. O evento tem como finalidade promover a comercialização dos diversos produtos derivados do caju que são produzidos na região.

Com uma programação bem eclética, além da exposição dos produtos, haverá muito forró pé de serra durante todo o dia com Assis Cabloco e Forró Masterizado e à noite festa com Carlinha Show e Lucas Almeida, e o desfile da Rainha do Caju, às 00h00. 

 

 


Fonte: Portal Tribuna em Foco
Comentar
Concurso Rainha do Caju · 01/11/2018 - 07h50 | Última atualização em 01/11/2018 - 11h13

Confira a programação da 6° edição da Festa do Caju em Castelo do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A 6ª edição da Festa do Caju será realizada no dia 10 de novembro, no Assentamento Angico Branco, na zona rural de Castelo do Piauí.

Com exposição dos produtos, forró pé de serra durante todo o dia com Assis Cabloco e Forró Masterizado e à noite festa com Carlinha Show e Lucas Almeida, e o desfile da Rainha do Caju, à meia-noite

 

 


Fonte: Portal Tribuna em Foco
Comentar
Castelo do Piauí · 31/10/2018 - 17h41 | Última atualização em 31/10/2018 - 18h25

Aluno castelense tem artigo publicado em revista científica nacional


Compartilhar Tweet 1



O aluno Gerlan Almeida de Oliveira, formado em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (Faepi) teve o seu artigo científico publicado em uma revista científica nacional "Revista da Faesf". O trabalho do Pedagogo detalha sobre o desenvolvimento da educação básica como instrumento de larga escala.

Gerlan relatou, em entrevista ao Portal Samita, a alegria e satisfação de recebeur a notícia da publicação e agradeceu ao seu orientador, professor Francisco Renato Lima, pelo acompanhamento do desenvolvimento do trabalho e também aos professores do curso de Pedagogia da Faculdade Evangélica do Piauí (Faepi).

"Sou grato a todos os professores em especial ao professor Renato e também ao professor Ernandes Soares, coordenador da Faepi na cidade de Castelo do Piauí, que com esforço e dedicação vem desenvolvendo um grande trabalho na educação superior do nosso município", disse Gerlan.

Confira o artigo do aluno publicado pela Revista.

    Portal Samita

 


Fonte: Portal Samita
Comentar
Castelo do Piauí · 31/10/2018 - 17h15 | Última atualização em 31/10/2018 - 17h19

Prefeitura promove a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Compartilhar Tweet 1



A VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Castelo do Piauí, trouxe o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a ação teve início nesta terça-feira (30/10), com a abertura solene e Conferência Magna, e se encerrou nesta quarta-feira (31/10), com a  Discussão dos Eixos Temáticos, Debate, Plenária e Eleição de Delegados(as), na UAB. 

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio da Assistência Social.

Foram debatidos os eixos temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos.

 


Fonte: AsCom / Prefeitura de Castelo do Piauí
Comentar
Comemoração · 31/10/2018 - 12h13 | Última atualização em 31/10/2018 - 16h59

Prefeitura de Castelo do Piauí promove homenagem em alusão ao Dia da Merendeira


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta terça-feira (30/10), uma homenagem ao dia da merendeira, no auditório da Secretaria.


Estiveram presentes todas as merendeiras, diretoras das escolas da zona urbana e as nutricionistas Gilcarla e Cleanne. 


Na oportunidade o secretário de governo Francisco Antonio Barbosa fez uso da palavra, ressaltando a importância do trabalho das merendeiras no dia-a-dia da escola. 


Representaram a secretária de Educação Idala Moreira, a coordenadora de projetos Gildete Soares e a coordenadora pedagógica Chaguinha Monte, que além de dinâmicas de interação, agradeceram o compromisso de todas as merendeiras na construção da referência educacional de Castelo do Piauí. 


Na ocasião foram distribuídos fardamentos e brindes. As merendeiras sentiram-se honradas com a homenagem e comemoração pelo seu dia. 

 


Fonte: Reprodução Instagram da Prefeitura
Comentar