Pesquisadores da UESPI representam a instituição em congresso realizado em Harvard
Pesquisadores da UESPI representam a instituição em congresso realizado em Harvard
Pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, participaram de dois simpósios sobre literatura no Congresso Anual de Literatura Comparada Americana – organizado pela Associação Americana de Literatura Comparada (ACLA). O encontro foi sediado na prestigiada Universidade de Harvard, em Massachusetts, Estados Unidos. O professor Élio Ferreira, apresentou um trabalho sobre carta redigida pela escrava piauiense Esperança Garcia; já a docente Socorro Baptista, discorreu sobre a construção da identidade do sujeito na literatura contemporânea.
A literatura comparada é o ramo que se ocupa de estudar, por meio de comparação, duas ou mais produções literárias. O propósito dos estudos literários comparados é perceber sinais de influência de temas, ideologias, métodos que os autores analisados tenham recebido. Um exemplo é o trabalho do professor Élio Ferreira, que traça um paralelo entre a carta de Esperança Garcia e os cujo os Relatos de Experiência, que consistem no uso de experiências pessoais no desenvolvimento de suas narrativas, o que de acordo com o pesquisador está presente na literatura de escritores negros posteriores a Esperança.
Em sua apresentação oral Socorro Baptista, abordou a concepção da identidade do sujeito frente aos deslocamentos territoriais e como isto o afeta neste processo. “Neste simpósio teremos diversos pesquisadores que trabalham a posição do sujeito na literatura contemporânea, em comparação com obras dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. Ao todo serão 13 trabalhos inscritos”, explicou a docente.
Além dos docentes Socorro Baptista e Élio Ferreira, participaram também do encontro os professores Elisabeth Mary de Carvalho Baptista , Silvana Maria da Silva Pantoja e Sebastião Lopes, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).