Entrega de ambulâncias · 10/12/2017 - 15h52 | Última atualização em 10/12/2017 - 16h08

Prefeito de Caridade do Piauí participa de encontro de gestores com ministro da saúde na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Toninho da caridade, participou da “Reunião com Prefeitos e Gestores dos Municípios Piauienses”, realizada pelo ministro de Saúde, Ricardo Barros, em que foi o momento de concretização da entrega de uma ambulância e um gabinete odontológico para cada município do estado. Evento realizado na Associação Piauiense de Municípios (APPM) na última sexta-feira (08/12).

Estiveram presentes no encontro a governadora em exercício Margarete Coelho, os senadores piauienses Ciro Nogueira e Elmano Férrer, o prefeito Firmino Filho, além de deputados estaduais e federais piauienses e demais autoridades municipalistas.

 

(Equipe de Municípios)

Nova pavimentação · 01/12/2017 - 18h03 | Última atualização em 04/12/2017 - 18h04

Prefeito Toninho visita obras em bairro do seu Município e anuncia mais investimentos


Compartilhar Tweet 1



Uma comitiva da prefeitura de Caridade do Piauí, visitou nesta quinta-feira (30/11), obras no bairro São José, onde recursos estão sendo investidos na pavimentação poliédrica de mais ruas.

Segundo o prefeito Toninho, que também fez parte da visita, o objetivo da obra é oferecer melhores condições para a população. Os investimentos se deram a partir de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, com o apoio do deputado Georgiano Neto(PSD).

Durante a visita, o prefeito aproveitou para anunciar um grande projeto habitacional para o Bairro São José, que prevê a construção de dezenas de casas populares. “Além de moradias, queremos construir uma escola e uma unidade básica de saúde, aproximando os serviços públicos dos moradores”, disse.

Fotos: Cidades da Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidades da Net
Benefícios aos agricultores · 27/11/2017 - 20h10 | Última atualização em 28/11/2017 - 08h25

Prefeito sanciona lei que quitará débitos de agricultores familiares de Caridade


Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Caridade do Piauí aprovou e o prefeito Antoniel Sousa sancionou a Lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Liquidação de Dívida dos pequenos agricultores rurais do município de Caridade do Piauí junto ao Banco do Nordeste do Brasil na última quinta-feira (23/11).

Segundo o prefeito Toninho, a medida vai beneficiar a cerca de 200 agricultores familiares que realizaram operações bancárias através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nos grupos B e C e que se enquadram na Lei 13.340/2016, que trata da renegociação e da liquidação de dívidas de crédito rural, obtendo desconto de 95%.

Prefeito explica motivo que levou os agricultores a essa situação negativa. “Os agricultores de Caridade estão no prejuízo por conta desses seis anos de seca”, disse o gestor.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Cidades na Net
Melhorias na educação · 24/11/2017 - 17h13 | Última atualização em 24/11/2017 - 18h23

Representante de Caridade se reúne com articuladores do Piauí na APPM


Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (21/11), o representante do município de Caridade do Piauí, Iram José de Oliveira, marcou presença no encontro com os articuladores do Piauí na Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Foram convidados para o evento todos os municípios que estão participando da fase do Selo UNICEF Edição 2017-2020.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na ocasião, foram apresentadas etapas da avaliação e esclarecidas as dúvidas dos articuladores e representantes presentes.

O próximo encontro irá acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro, na APPM.

 

Renegociação de dívidas · 22/11/2017 - 12h34 | Última atualização em 22/11/2017 - 19h28

BNB orienta agricultores a quitarem dívidas com descontos de até 95% em Caridade do PI


Compartilhar Tweet 1



Uma reunião promovida pela Prefeitura de Caridade do Piauí, através da Secretaria de Agricultura, na da última segunda-feira (20/11), na Cozinha Comunitária do município. O tema do encontro foi "A liquidação e a renegociação de dívidas de crédito rural para agricultores castigados pela estiagem" de acordo com a Lei 13.240/2016.

De acordo com a gerente geral da agência do BNB em Araripina, Allyany Hipólito, para quem obteve empréstimos até o ano de 2006, os descontos variam de 60% a 95%, de acordo com o valor da operação. De janeiro de 2007 a dezembro de 2011, os descontos variam entre 15% e 50%. Outro ponto destacado foi a individualização das dívidas. Mesmo empréstimos feitos em grupo poderão ser quitados pelo agricultor individualmente.

O evento reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, do BNB, do STTR, e dezenas produtores rurais do município.

 


Fonte: Cidades na Net
Primeiros cuidados · 17/11/2017 - 11h20 | Última atualização em 17/11/2017 - 11h39

Primeira-dama expressa sua alegria ao participar do lançamento do programa 'Criança Feliz'


Compartilhar Tweet 1



Na última segunda-feira (13/11), a prefeitura de Caridade do Piauí lançou o programa "Criança Feliz". A solenidade aconteceu na Cozinha Comunitária e contou com as presenças do prefeito Antoniel de Sousa Silva, vereadores, secretários municipais e famílias.

Ao se pronunciar, a secretária de finanças do município e primeira-dama, Tatiana Danuse, que é mãe de duas crianças, manifestou sua alegria de participar do lançamento do programa. “É de grande felicidade para nós que fazemos a gestão, em especial para mim, que sou mãe e sei quanto uma criança necessita de cuidados, que as crianças tenha seus direitos e um programa como esse vem para colaborar com o município essa garantia, cuidando desde a gestação, até os seis anos de idade. Precisamos cuidar bem das nossas crianças para que tenhamos homens e mulheres de bem, felizes, e o primeiro passo é proporcionar uma infância feliz”, disse.

 


Fonte: Cidades na Net
Melhorias para o município · 17/11/2017 - 10h27 | Última atualização em 17/11/2017 - 11h12

Prefeito parabeniza o trabalho da equipe na implementação programas e ações sociais


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Caridade do Piauí lançou o programa "Criança Feliz" na última segunda-feira (13/11). A solenidade aconteceu na Cozinha Comunitária e contou com as presenças do prefeito Antoniel de Sousa Silva, vereadores, secretários municipais e as famílias que serão assistidas.

Em seu pronunciamento, o prefeito parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social reafirmou seu compromisso de implementar programas e ações que promovam melhorias na qualidade de vida e o bem-estar a população de Caridade. “Estamos com apenas dez meses de gestão, desde janeiro temos buscado investimentos, programas que beneficiem a população. O Criança Feliz é um exemplo disso, é um programa voltado para o desenvolvimento da primeira infância, que vai melhorar a realidade das crianças. Estamos pensando no futuro, e para isso, é essencial cuidar bem das crianças", frisou.

 


Fonte: Cidades na Net
Ação social · 16/11/2017 - 17h14 | Última atualização em 16/11/2017 - 17h37

Programa 'Criança Feliz' é lançado no município de Caridade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Caridade do Piauí lançou o programa "Criança Feliz" na última segunda-feira (13/11). A solenidade aconteceu na Cozinha Comunitária e contou com as presenças do prefeito Antoniel de Sousa Silva, vereadores, secretários municipais e as famílias que serão assistidas.

O objetivo do programa é ampliar a rede de atenção e cuidado integral com a primeira infância, por meio da visita de profissionais capacitados às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família.

O programa surge como uma importante ferramenta para que as gestantes e famílias com crianças com idade entre 0 e 6 anos ofereçam aos seus filhos instrumentos necessários para o seu desenvolvimento emocional e psicossocial. As famílias receberão informações com foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos.

Fotos: Cidades na Net


Fonte: Cidades na Net
Concessão de rebate · 07/11/2017 - 17h22 | Última atualização em 07/11/2017 - 17h32

Reunião entre Banco do Nordeste e agricultores discutirá negociação de operações de crédito rural


Compartilhar Tweet 1



A reunião foi realizada na última sexta-feira (03/11) na agência do Banco do Nordeste de Araripina- PE. O tema da reunião foi a aplicabilidade da Lei 13.340/2016, que autoriza concessão de rebate para liquidação, até 29 de Dezembro de 2017, das operações de créditos rurais contratadas até 31 de Dezembro de 2011.

Na próxima segunda-feira (20/11), será realizada no município de Caridade do Piauí uma reunião entre representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e agricultores do município para debater sobre as formas de negociação e liquidação de operações de crédito rural por parte de agricultores do município.

A realização da reunião, que acontecerá na sede da cozinha Comunitária, às 10 horas da manhã, foi decidida durante uma reunião entre o prefeito Toninho, o secretário de Governo Ivanildo Xavier, a Gerente da Agência Allyany e o gerente de crédito rural Aurismar e demais autoridades munícipes.

 


Fonte: Cidades na Net
Passa para a próxima fase · 27/10/2017 - 20h08 | Última atualização em 29/10/2017 - 10h55

Seleção de futebol de Caridade vence Geminiano e antecipa classificação na Copa Sertão


Compartilhar Tweet 1



A seleção de futebol do município de Caridade do Piauí realizou sua segunda partida na Copa Sertão de Futebol 2017 no último sábado (21/10), no Estádio Municipal Asa Branca, em Geminiano. A partida foi contra a seleção da casa, pelo Grupo C. A competição considerada a 1ª divisão do futebol amador no Piauí.

Mostrando superioridade, Caridade abriu o placar e logo Geminiano empatou. A seleção visitante voltou a marcar e Geminiano novamente igualou o placar. Já no segundo tempo, o atacante Digon fez o seu segundo gol na partida e o terceiro de Caridade, garantiu a vitória.

Com o resultado de 3 a 2, a seleção de Caridade obteve a classificação antecipada para a próxima fase da Copa Sertão, com um jogo de antecedência.

O próximo confronto será dia 19 de novembro contra o time ‘Casa do Doce’, de Campo Sales-CE, também no Estádio de Geminiano.

    Fotos: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Na APPM · 24/10/2017 - 10h48 | Última atualização em 24/10/2017 - 11h25

Prefeito Toninho participa de debate entre gestores e a bancada federal piauiense


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI), Toninho, participou de uma audiência pública entre os prefeitos e a bancada federal piauiense, realizada pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã desta segunda-feira (23/10).

Compareceram os deputados federais Marcelo Castro, Paes Landim, Júlio César e Assis Carvalho. Além do deputado estadual Georgiano Neto e do presidente do TCE, Olavo Rebelo.

No encontro foram discutidas ações e soluções para amenizar o problema da crise financeira que os gestores enfrentam nos municípios, que é de abrangência nacional. A iniciativa faz parte da mobilização da APPM, juntamente com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

 


Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (06/10), o prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, esteve presente no lançamento do programa 'Avançar Cidades', na sede da Associação Piauiense dos Municípios (APPM).

A iniciativa é uma proposta do Ministério das Cidades com o objetivo de ampliar os investimentos nas áreas de mobilidade urbana e saneamento básico.

Para o governador Wellington Dias, o programa atende as necessidades da população nos municípios. “O programa, tem dois focos, mobilidade e saneamento. APPM, Caixa e Governo do Estado, verificamos que os problemas precisam de alternativas e decidimos entrar como interveniente, permitindo que um número maior de municípios possa ser atendido com calçamento, asfaltamento, iluminação, saneamento e possibilitando geração de renda”, comentou o chefe do executivo.

Fotos: Equipe de Municípios / 180graus

 


Fonte: Equipe de Municípios / 180graus
Em comitiva de prefeitos · 04/10/2017 - 17h51 | Última atualização em 04/10/2017 - 18h22

Prefeito de Caridade do Piauí marca presença no movimento municipalista sobre recursos do AFM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, esteve acompanhado de lideranças do movimento municipalista na comitiva de prefeitos piauienses no Congresso Nacional em Brasília, na última terça-feira (03/10).

Com o objetivo de cobrar dos parlamentares respostas do Legislativo e do Executivo Federal em relação à crise financeira pela qual passam os Municípios. Entre as pautas, estavam inclusas ações sobre os repasses dos recursos do Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).

Na ocasião, os gestores foram recebidos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se comprometeu em falar com o presidente da República, Michel Temer, sobre o AFM para este ano. “Tenho prazer de pedir ao presidente para fazer o que for possível. Me coloco à disposição dos prefeitos, tenho certeza de que o presidente Temer terá boa vontade para encontrar solução de curto prazo”, disse o presidente da CNM.

  Foto: AsCom APPM

 


Fonte: AsCom / APPM
Funcionalismo em dia · 03/10/2017 - 12h43 | Última atualização em 03/10/2017 - 17h37

Prefeito fala sobre desafios do primeiro ano de mandato com a queda da receita


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, durante evento em Teresina, falou com exclusividade ao 180.

Na oportunidade, o gestor destacou o andamento da gestão neste primeiro ano. "Diante das dificuldades e de todos os problemas de queda de receita que os municípios estão passando, e Caridade do Piauí não é diferente, mas estamos já entrando no mês outubro e, graças a Deus, as finanças do município, todos os funcionários efetivos, comissionados e contratados se encontram em dia. É um esforço da administração e foi também uma promessa de campanha, um comprometimento da gestão com seus funcionários. Esperamos que a economia melhore para assim continuarmos cumprindo com as obrigações", disse o gestor.

 

Na comunidade Sítio Jorge · 27/09/2017 - 17h08 | Última atualização em 28/09/2017 - 09h58

Prefeito Toninho marca presença na final do 'Campeonato de Futebol Amador'


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, marcou presença na partida final do Campeonato de Futebol Amador na comunidade Sítio Jorge, realizada na tarde do último sábado (23/09) na zona rural do município de Caridade do Piauí.

A disputa pelo título envolveu os times da localidade Jorge e do povoado Ingazeira, ambos do município. Logo no primeiro tempo, o time da casa abriu o placar. A partida prosseguiu acirrada e equilibrada, com chances de gols para os dois finalistas, mas o placar se manteve em 1 a 0 até o final do tempo regulamentar.

Além de levantar o troféu de campeão, o time Sítio Jorge ainda garantiu o troféu de melhor jogador do Campeonato para o atleta Arlindo, de artilheiro para Alessandro e melhor goleiro para Dilsão.

Fotos: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Melhorias para o município · 26/09/2017 - 16h52 | Última atualização em 03/10/2017 - 13h24

Prefeito de Caridade participa do lançamento do Diário Oficial dos Municípios na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, participou do lançamento do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios (DOME), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (26/09).

A nova plataforma tem como objetivo dar maior autonomia à administração pública municipal, além de proporcionar um menor custeio ao Tesouro Público.

Na oportunidade, o gestor também participou do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa destinada a reconhecer os melhores trabalhos realizados por prefeitos piauienses na implantação, regulamentação e aplicação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que habilita o vencedor a participar da edição nacional do Prêmio.

 


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, fez a entrega gratuitamente de fardamentos escolares para os alunos da educação infantil e do Ensino Fundamental que estudam na zona urbana e rural do município. 

“Posso dizer que foi um dos momentos mais gratificante desta minha gestão, pois ver o sorriso no rosto de cada criança ao receber seu fardamento me fez me encher de alegria. Isso é a primeira vez que acontece aqui em nosso município e se Deus quiser quero que ocorra todos os anos de minha gestão”, destacou o prefeito.

Quase 1.500 uniformes foram entregues nessa semana em Caridade do Piauí, beneficiando os alunos da Creche Constâncio Bento, Creche São Francisco (Ingazeira), Unidade Escolar Manoel Barbosa (Ingazeira), Unidade Escolar São José na localidade Cabaceira, Unidade Escolar Bom Jesus e Antônio dos Santos. 

Fotos: Folha Atual

 


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Piauí,e o 20º Batalhão do Interior, está implantando o Programa de Resistências às Drogas e Violência – PROERD nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

No município, O lançamento do Programa aconteceu na tarde dessa segunda-feira (04/09), na quadra poliesportiva, e contou com a presença do prefeito Antoniel de Sousa Silva, A primeira dama do município, Tatiana Danuse,  diversas  autoridades, professores, pais e estudantes do município.

O objetivo do programa é informar e conscientizar o público estudantil sobre os males causados pelas drogas e sua direta relação com a violência, através de atividades educativas dentro das salas de aula.  E visa, também, a formação de uma sociedade mais segura, saudável e justa.

  Foto: cidades na net
  Foto: cidades na net
  Foto: cidades na net

 

Dia da Independência · 05/09/2017 - 16h57 | Última atualização em 06/09/2017 - 18h21

Caridade do Piauí realizará desfile cívico de 7 de setembro


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação promoverá o desfile cívico de 7 de setembro, Dia da Pátria, data em que se comemora a Independência do Brasil.

O desfile terá início às 16h, em que 1.500 pessoas participarão do ato cívico, que percorrerá as principais ruas da cidade.

O prefeito de Caridade, Antoniel Sousa 'Toninho', falou sobre a realização do evento. “Faremos um grande e bonito desfile cívico, em que todas as escolas foram mobilizadas, nosso intuito é implantar a cultura e resgatar tudo aquilo que se perdeu”, disse o gestor.

O secretário de Educação, Aldo César, informou que o desfile cívico envolverá todos os alunos da rede municipal de ensino.

Fotos: Cidades na Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Cidades na Net
Melhorias na educação · 01/09/2017 - 22h44

Prefeitura de Caridade adere ao PROERD


Compartilhar Tweet 1



Na tarde da última quinta-feira (31/08) o prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, juntamente com o presidente da câmara municipal do município; Vereador Wellington da Silva Santos; os Secretários de Educação e Administração Municipais, respectivamente, Aldo César da Silva e Willamy da Silva Santos, se reuniram no Gabinete do Comando do 20º BPM/PMPI.

O objetivo era tratar sobre o cronograma de execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), a ser implementado junto à comunidade estudantil e de pais de alunos.

Fotos: Cidades na Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Cidades na Net
Multidão cumprimenta petista · 01/09/2017 - 17h43 | Última atualização em 01/09/2017 - 18h06

Prefeito Toninho recepciona ex-presidente Lula em Marcolândia


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, esteve na recepção ao ex-presidente Lula em Marcolândia, no Piauí, que cumpre agenda e faz visita em alguns municípios do Piauí, tendo início nesta sexta-feira (01/09).

Quatro cidades piauienses serão visitadas pela caravana petista. Passará ainda pelas cidades de Picos, Altos e Teresina. Lula permanece no Piauí até a próxima segunda-feira (04), quando receberá título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal.

Fotos: Enviadas via WhatsApp

Foto: Mídia Ninja

Foto: Facebook/Assis Carvalho

(Equipe de Municípios)

Melhorias visíveis · 01/09/2017 - 10h49 | Última atualização em 01/09/2017 - 10h57

Prefeito de Caridade faz avaliação da gestão e fala das conquistas


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Toninho, de Caridade do Piauí, falou ao 180 sobre os desafios e vitórias nestes 8 meses de gestão: “É um ano desafiador já que recebemos o município de Caridade com muitas dificuldades, já vinha a situação financeira que o país se encontra e nesses 8 meses, apesar da situação, a avaliação é positiva. Melhoramos muito na saúde, muito na educação e estamos investindo muito para melhorar nosso Ideb. Investimos muito na saúde com atendimento, Atenção Básica para detectar as doenças precocemente. Conseguimos também uma parceria com o Sesc Mulher, onde conseguimos um veículo que foi para nosso município e passou mais de um mês fazendo todo tipo de atendimento na parte de mamografia, citologia e preservando a saúde das mulheres”.

Prestação de contas · 24/08/2017 - 18h07

Toninho de Caridade tem contas da Adapi aprovadas pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (22/08), foram aprovadas as prestações de contas do prefeito 'Toninho de Caridade', do período que ele ainda era diretor da agência de Defesa Agropecuária do estado do Piauí. As prestações foram aprovadas pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Olavo Rabelo. O relator das contas do ex-diretor da Adapi, foi o conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva.

Toninho de Caridade é prefeito da cidade desde a eleição de 2016 e chegou à direção da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí através do deputado Georgiano Neto e foi eleito por aclamação presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI).

Foto: Portal Novos Tempos


Fonte: Portal Novos Tempos

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toinho, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM). A segunda parte do evento que aconteceu na última terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

(Equipe de Municípios)

Dois dias de evento · 14/08/2017 - 17h40 | Última atualização em 14/08/2017 - 21h48

Evento em Teresina: prefeito Toninho fala sobre importância do Diálogo Municipalista


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, está em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro teve início nesta segunda (14/08) e segue até terça. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.

“É de suma importância esse Diálogo Municipalista. A APPM já vem aqui no estado com as associações regionais promovendo esse diálogo. E em nível de CNM já se torna um diálogo em nível nacional, tratando de todos os problemas que os municípios vêm enfrentando e discutindo para, assim, termos uma melhor saída para melhora e aperfeiçoamento da administração pública”, declarou.

Fotos: Isabel Ribeiro e Rita Araújo