Mais autonomia à gestão · 26/09/2017 - 10h11 | Última atualização em 26/09/2017 - 10h26

Prefeito Caburé participa dos lançamentos do Diário Oficial e Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caraúbas do Piauí, Caburé participa do lançamento do Diário Oficial Eletrônico dos Municípios (DOME), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (26/09).

A nova plataforma tem como objetivo dar maior autonomia à administração pública municipal, além de proporcionar um menor custeio ao Tesouro Público.

Na oportunidade, o gestor também participou do lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa destinada a reconhecer os melhores trabalhos realizados por prefeitos piauienses na implantação, regulamentação e aplicação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que habilita o vencedor a participar da edição nacional do Prêmio.

Fotos: Isabel Ribeiro

(Equipe de Municípios)

Em Caraúbas do Piauí · 14/07/2017 - 17h09 | Última atualização em 14/07/2017 - 17h14

Prefeitura Municipal de Caraúbas do Piauí realizará o 12º Festival Luiz Gonzaga


Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira (14/07), a prefeitura municipal de Caraúbas do Piaui, com apoio do deputado estadual Evaldo Gomes, realizará 12º Festival Luiz Gonzaga. O Evento faz parte do calendário cultural do Norte piauiense, e por ano recebe em média 10 mil pessoas por dia, fator que colabora com o crescimento da economia do município.

O festival cultural do Norte piauiense irá reunir grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas juninas da região, além das bandas Mastruz com Leite, Canários do Reino, Gibão de Couro e ainda Elvys Play.

Foto: AsCom/prefeitura de Caraúbas

(Equipe de Municípios)


Fonte: Ascom/Prefeitura de Caraúbas do Piauí
Foi na última quinta-feira · 30/06/2017 - 11h24

Prédios públicos de Caraúbas do Piauí têm energia elétrica cortada


Compartilhar Tweet 1



Informações dão conta que vários prédios público do município de Caraúbas do Piauí tiveram o fornecimento de energia cortado pela equipe da Eletrobras, pois o motivo teria sido débitos existentes entre a Prefeitura e empresa fornecedora de energia.

O corte aconteceu na manhã da última quinta-feira (29/06), e teria atingido a sede da Prefeitura Municipal, além de escola e outros prédios públicos do Município. Com isso, parte dos serviços prestados à população pelo poder público municipal estão prejudicados.

A reportagem local entrou em contado com a Prefeitura, mas o telefone só chama. Enviamos mensagens também para servidores do Município e aliados do prefeito Caburé (PT), mas não obtivemos respostas.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Boca do Povo
Sessão no plenario · 23/06/2017 - 14h58 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h49

Prefeito Caburé participa de sessão no plenário do TCE na capital


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caraúbas do Piauí, Caburé, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus
Seguem as investigações · 06/06/2017 - 12h02 | Última atualização em 06/06/2017 - 17h05

Homem é baleado em assalto e capturado por GPM em Caraúbas do PI


Compartilhar Tweet 1



Um suspeito de assalto foi preso na noite da última sexta-feira (02/06), pelo grupamento do GPM de Caraúbas do Piauí e Caxingó. A ação teve inicio após populares terem avisado a PM sobre a presença de dois homens misteriosos na cidade.

Quando a PM chegou ao local, os dois homens tentaram fugir, no entanto, o suspeito de nome Antonio Roseno dos Santos de 27 anos foi capturado pelos policiais. Antonio Roseno estava ferido, com um tiro na região da barriga. O outro suspeito ainda não identificado conseguiu empreender em fuga pela mata.

Os meliantes são suspeitos de terem assaltado uma moto no povoado Lagoa do Camelo, zona rural de Joaquim Pires. Durante o assalto, a vitima teria disparado um tiro contra o assaltante Antonio Roseno.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Tribuna do Norte
Irregularidades na gestão · 06/06/2017 - 11h36 | Última atualização em 06/06/2017 - 17h10

TCE reprova a prestação de contas do ex-prefeito de Caraúbas do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O ex-prefeito de Caraúbas do Piauí, Manoel Pacheco Neto, teve a prestação de contas de governo referente ao exercício financeiro de 2014 reprovadas pelo TCE-PI. A decisão é do dia (30/05).

A reprovação das contas é decorrente de algumas irregularidades que foram encontradas e analisadas durante o julgamento. Entre as falhas está o envio com atraso da prestação de contas mensal, contratação com empresas irregulares e empenhamento de despesas para pagamento de precatórios em cumprimento judicial.

Também decidiram pela aplicação de multa ao responsável pelas despesas na gestão, que era Manoel Emílio Ponte de Moraes Veras, no valor correspondente a 1.000 UFR-PI ser recolhida ao FMTC no prazo de 30 dias após o trânsito em julgado da decisão.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Tribuna do Norte
Gestão atuante · 06/06/2017 - 11h31 | Última atualização em 06/06/2017 - 17h12

Prefeito Caburé investe na merenda escolar e preza por sua qualidade


Compartilhar Tweet 1



Investir na alimentação escolar de qualidade tem sido umas das principais prioridades da Prefeitura de Caraúbas do Piauí, através da Secretaria de Educação. Desde que o prefeito Caburé (PT) assumiu a gestão do município, a realidade tem sido outra, começando pelo espaço onde hoje a merenda escolar é armazenada. O novo prédio oferece segurança e higienização para o armazenamento dos alimentos.

Melhorias no cardápio, acompanhamento de nutricionista e compra de alimentos de qualidade foram exigências adotadas pela nova gestão. Para o prefeito Caburé é extremamente importante que os alunos recebam merenda escolar de qualidade, saborosa e nutritiva, pois contribui para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de ensino escolar.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Tribuna do Norte
Ex-funcionário · 05/06/2017 - 16h56 | Última atualização em 06/06/2017 - 08h16

Homem é flagrado com drogas em veículo em nome de prefeitura


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite deste sábado (03/06), mais de 300g de substâncias análogas a crack e cocaína sendo levados em um veículo Fiat/Doblo de placas NHY-4093 em nome da Prefeitura Municipal de Caraúbas do Piauí/PI.

O carro foi abordado no município de Parnaíba e era conduzido pelo motorista Cláudio Veras, 37 anos, que se declarou funcionário da Prefeitura Municipal de Parnaíba (PI) e bacharel em Direito.

A Assessoria da Prefeitura de Parnaíba informou que o mesmo foi exonerado em fevereiro deste ano e trabalhava no setor de licitações. O veículo em questão foi leiloado dia 19 de maio e o dono tem até 30 dias para mudar sua titularidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Boca do Povo

Compartilhar Tweet 1



Um carro modelo Corolla de cor prata capotou após colidir com uma vaca que já estava morta na BR-343, no povoado Volta da Jurema, zona rural do município de Caraúbas do Piauí.

O acidente aconteceu por voltas das 5h30 da manhã desta sexta-feira (02/06). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o animal estava no meio da pista e o condutor do veículo não conseguiu desviar e capotou várias vezes. As duas pessoas que estavam a bordo do veículo saíram ilesos. A PRF esteve no local para registrar a ocorrência.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Boca do Povo

Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Abastecimento de água · 03/04/2017 - 15h19 | Última atualização em 03/04/2017 - 15h24

Caburé marca presença em audiência pública na Câmara de Caraúbas do PI


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caraúbas do Piauí João Coelho de Santana “Caburé” (PT) participou na última quinta-feira, dia (30/03), de uma audiência publica para discutir causas e encontrar soluções sobre os problemas de abastecimento de água, saneamento básico e o aterro sanitário do município.

A audiência aconteceu o plenário da Câmara Municipal e reuniu muitos populares. Em seu discurso, o prefeito Caburé agradeceu a presença de todas as pessoas de diferentes seguimentos da sociedade e falou da importância da participação de cada caraubense. “O momento é uma oportunidade para todos tirarem dúvidas e apresentarem sugestões para termos uma água que seja boa para o consumo e um local adequado para colocar o nosso lixo”, enfatizou o prefeito.


(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom - APPM
Serão executados · 24/01/2017 - 10h00 | Última atualização em 07/04/2017 - 09h39

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e reparos em Caraúbas do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura Municipal de Caraúbas do Piauí iniciou na manhã desta quarta-feira (18/01), um mutirão para realizar os serviços mais urgentes de limpeza nas ruas e avenidas da cidade e reparos na iluminação publica.

O mutirão envolveu os serviços básicos como retirada de entulhos, pintura de meio-fio, carpina e poda nas árvores da praça e do canteiro da Avenida Felinto Tomaz Portela. Uma equipe de trabalhadores da prefeitura executaram os serviços. Nos próximos dias, os serviços serão executados em todo o município.

Das ações que estão sendo realizada, uma das mais importantes é o reparo de todo o sistema elétrico e hidráulico do prédio da prefeitura municipal, onde o mesmo encontra-se com as instalações totalmente danificadas por falta de reparos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Diário Caraubense
Inaugurações no município · 23/01/2017 - 10h16

Prefeito Caburé participa de evento com governador W. Dias em Piracuruca


Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias e a Secretária de Educação Rejane Dias desembarque no município de Piracuruca na manhã deste domingo (22/01) e participaram de vários eventos
referentes ao aniversário de 194 anos da adesão do Piauí à Independência. A comitiva foi recebida pelo prefeito, Dr. Raimundo, Prefeito de São José do Divino, Antonio Felicia e o prefeito Caburé de Caraúbas participaram de um culto em ação de graças na Igreja Cristã Pentecostal. Depois foram a uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Também houve distribuição de sementes e mudas para agricultura familiar.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (08/12), no Hotel Cabana, está sendo realizado um curso de formação com os prefeitos eleitos do PT. O prefeito eleito do município de Caraúbas do Piauí, Caburé, está presente.

Na oportunidade, está sendo decididos planos e projetos futuros, além de oficinas voltadas à área de administração pública. A senadora Regina Sousa está conduzindo a abertura da reunião.

Também está presentes o secretário, o deputado estadual João de Deus, e os vereadores Paixão, Antônio José Medeiros e Pedro Calisto.

“É importante para que a gente possa se alinhar e se adequar a essa situação pelo que o partido passa, mas sabendo que aqui no estado nós somos estamos em uma situação confortável onde temos um bom numero de prefeitos” disse.

Equipe de municípios - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o Seminário de Novos Gestores: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM. O prefeito eleito, Caburé, esteve presente no evento.

Realizado por APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de municípios - Direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Prefeitos eleitos do Piauí estiveram em Brasília, participando do Seminário Novos Gestores: Região Nordeste, organizado pela Confederação Nacional de Municípios – CNM. O evento começou dia 09 e encerrou dia 11 de novembro. Além de palestras, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, os prefeitos puderam manter contato com representantes dos ministérios e outros órgãos de interesse da gestão municipal. Assim como, puderam ter acesso há vários livros e informativos que podem lhe auxiliar no mandato.


Compartilhar Tweet 1



Com 4.388 eleitores, o município de Caraúbas do Piauí, localizada a de 270 km de Teresina, elegeu no último domingo (02/10) com 64.69% dos votos o candidato a prefeito Caburé (PT). Com a coligação "Juntos para mudar" composta pelos partidos: PT / PDT / PSB / PTC / DEM.

Seu concorrente, Dr.Francisco (PPS) obteve somente 35.41% dos votos

Dos vereadores, foram eleitos: Jailson Veras (PDT) 9.39%, Bernardo Ribeiro (PDT) 7.66%, Graça Mota (PMDB) 7.66%, Aristides Vareta (PSDB) 7.66%, Nega do João Firmino (PTC) 6.72%, Adriano da Vermelha (PTC) 6.41%, João Bastião (PSDB) 5.80%, Betel (PSB) 5.40% e Chaga Ponte (PMDB) 4.61%

Votos brancos somaram 0,46% os nulos 6,03%

(Redação Teresina)

Conheça os candidatos · 13/09/2016 - 16h42

PT x PPS: Caraúbas do Piauí tem dois candidatos a prefeito


Compartilhar Tweet 1



De acordo com o site do TSE, na página do DivulgaCandContas, Caraúbas do Piauí tem dois candidatos a prefeito.

Cabure (PT) é candidato a prefeito e tem Vera do Barbudo (PDT) como candidata a vice. Eles concorrem pela coligação "Juntos para mudar”, composta por PT, PDT, PSB, PTC e DEM. Ambos declararam ‘Outros’ como profissão.

O advogado Dr. Francisco (PPS) também é candidato a prefeito, tendo o comerciante Chicão (PMDB) como candidato a vice. A coligação chama-se "Unidos com o povo continuaremos" e é formada por PPS, PMDB, PSDB, PSD e PSC.


(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público de Contas, por meio do Procurador Márcio Vasconcelos, ofereceu perante o TCE representações aos atuais gestores de seis municípios para que os mesmos cobrem a ex-gestores as imputações de débito aplicadas pelo Tribunal de Contas, que somadas chegam a R$ 119, 209.83.

Dos municípios representados destaca-se Caraúbas do Piauí, onde o atual prefeito é, também, o gestor ao qual foi imputado débito referente à sua administração em 2010. O prefeito foi representado, ainda, para que cobre a dívida do ex-gestor do Fundeb.

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA AQUI

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Assessoria
Só em junho · 26/05/2016 - 10h49 | Última atualização em 26/05/2016 - 10h53

Em Caraúbas, Manoel Pacheco ainda não anunciou os pré-candidatos


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caraúbas, Manoel Pacheco (PSDB), ainda não divulgou o nome dos pré-candidatos a prefeito e vice da situação. Muitas especulações surgiram a respeito, mas o que há de certo é que sairá do seu grupo de vereadores.

Entre os prováveis nomes estão o da vereadora Graça Mota (PMDB) ligada ao deputado Themístocles Filho, João Bastião (PSDB), Francineudo Duarte (PSDB) e Domingo Honório (PSD).

Segundo Chicão (foto), líder político, ex-secretário, esposo da vereadora Graça, o nome deverá ser anunciado em meados de junho. Segundo ele, ‘no momento o prefeito está ouvindo as bases, para só então anunciar os pré-candidatos’.

O município fica a 210 km de Teresina, região norte do estado, possui 5.522 habitantes e 4.217 eleitores.

Amanda Santos e Carlos Eugênio - direto de Caraúbas

Oposição · 23/05/2016 - 10h50 | Última atualização em 23/05/2016 - 10h54

Caboré é pré-candidato do PT no município de Caraúbas


Compartilhar Tweet 1



A oposição de Caraúbas apoia o pré-candidato do PT, João Coelho de Santana (Caboré), e a vereadora Vera do Barbudo (foto) para vice.

Nas últimas eleições, Caboré foi candidato pelo DEM na coligação Juntos para Mudar e obteve 1.533 votos (41,35%), e seu adversário foi eleito com 2.174 (58,65%).

Estão na oposição os vereadores Betel do Rosário (PSB), Patrícia Ribeiro (DEM) esposa do pré-candidato a prefeito, Edivan Caldas (PSB) e Vera do Barbudo (PDT).

Segundo o coordenador da campanha da oposição, Adrião Portela, recentemente a oposição denunciou o atual gestor ao Ministério Público em virtude da falta de transparência na prestação de contas da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Caraúbas-PI, controlada pelo prefeito.

Amanda Santos e Carlos Eugênio - direto de Caraúbas

No final da noite deste domingo (08/05), por volta das 23h30min, um homem de aproximadamente 30 anos, de identidade desconhecida até o momento, que conduzia uma motocicleta Honda CG Titan, ano/modelo 1998/1999, de cor vermelha, sem o uso do capacete, ficou gravemente ferido após ser atingido por um automóvel no KM-95 da BR-343, na altura do povoado Polo Norte, zona rural de Caraúbas do Piauí.

Um morador da região informou que ouviu o barulho da colisão e ao olhar por uma janela de casa o que havia acontecido, viu dois homens removendo a vitima do meio da pista e a colocando no acostamento. Em seguida eles gritaram pedindo por socorro e na sequência fugiram imediatamente em um carro de passeio em direção ao município de Piracuruca. escuridão.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de blog do coveiro
Vítimas não correm perigo · 05/04/2016 - 11h17

Suspeito é preso após esfaquear três pessoas em Caraúbas do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar de Caxingó, prendeu nesta segunda-feira (04/04), o cocalense Antonio Vieira da Costa, de 23 anos, acusado de esfaquear três pessoas, sendo dois adultos e um menor. O crime aconteceu no povoado Jatobá, zona rural do município de Caraúbas do Piauí.

Segundo o soldado Egildo, a PM foi acionada e, ao chegar no local, se depararam com o casal Manoel Vieira da Costa, Maria Aparecida Cardoso da Costa, de 11 anos, todos esfaqueados.

Os três lesionados foram encaminhados ao posto de saúde da cidade de Caraúbas e em seguida levados para o Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal do Catita
Conheça os critérios · 05/02/2016 - 10h29 | Última atualização em 05/02/2016 - 10h38

Encerra nesta sexta (05) prazo para pleitear adesão ao convenio da Funasa


Compartilhar Tweet 1



Acaba nesta sexta-feira(05/02) o prazo para os municípios piauienses pleitearem adesão ao convênio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Até o momento mais de 150 municípios pleitearam adesão. Somente 100, que atenderem aos critérios exigidos, serão contempladas a receberem os recursos.

Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

(Redação Teresina)