Compartilhar Tweet 1



A ‘Operação Pipa’, que distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca, foi suspensa em onze municípios da região de Picos. A informação foi repassada durante reunião na manhã desta quinta-feira (26/07) por representantes do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.

Cerca de 120 pipeiros participaram da reunião que aconteceu na COMDEC de Alegrete do Piauí. O município de Caldeirão Grande do Piauí e outros 10 municípios tiveram o serviço suspenso.

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o sargento Emerson que esteve realizando a reunião com os vários pipeiros de diferentes municípios, fala qual o principal objetivo do encontro e quais são as explicações e decisões tomadas.

Esses municípios já estão suspensos, desde junho. Temos em média 120 pipeiros nos dois pólos e não posso me posicionar sobre as causas da suspensão”, falou o sargento.

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças.

A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28/06), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

 


Fonte: CCOM
Comentar
Muitas autoridades presentes · 22/08/2017 - 13h44

Prefeito Vianney participa de Congresso Estadual do PSB


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caldeirão Grande do PI, Vianney (PSB), participou do Congresso Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), oportunidade em que o ex-governador, Wilson Martins foi reconduzido à presidência do partido no Piauí, nesta segunda-feira (21/08), em Teresina.

Na ocasião, estava presente várias lideranças partidárias, como o Presidente Nacional do Partido Progressista, o Senador Ciro Nogueira; Deputado Federal, Átila Lira (PSB); prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), o presidente da Alepi, Deputado Estadual Themístocles Filho (PMDB), o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), deputado federal Rodrigo Martins, entre outras autoridades.


Luto oficial · 17/08/2017 - 09h59 | Última atualização em 17/08/2017 - 11h46

Morre o ex-vereador Raimundo Cirilo no município de Caldeirão Grande


Compartilhar Tweet 1



Morreu na tarde da última terça-feira (15/08) na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, aos 54 anos, vítima de infarto fulminante, o ex-vereador Raimundo Cirilo de Carvalho.

Segundo informações de familiares, ele havia chegado de uma propriedade rural por volta das 14h, sentindo-se mal. O quadro de saúde se agravou rapidamente e Raimundo ainda chegou a ser socorrido e levado para o Hospital da cidade de Fronteiras, mas não resistiu e faleceu antes de dar entrada na unidade de saúde.

Raimundo Cirilo é de família tradicional e foi vereador do município de Caldeirão Grande na legislatura de 2004 a 2008. Ele é cunhado do prefeito João Vianney e do vereador Marcondes Alencar, e tio do vereador Marcondes Cirilo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidades na Net
Gestor atuante · 15/08/2017 - 15h54 | Última atualização em 18/08/2017 - 15h39

Gestor participa do 'Diálogo Municipalista' na APPM, nesta terça-feira


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caldeirão Grande, Vianney está participando do Diálogo Municipalista na APPM, nesta terça-feira (15/08), na capital Teresina.

Esta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade esteve presente o Senador Ciro, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Veja fotos do 1º dia de evento:

(Equipe de Municípios)

Sessão no plenario · 23/06/2017 - 16h23 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h36

TCE realiza sessão em Teresina com prefeitos de cidades do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Vianney, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus
Mulher é morta a facadas · 20/06/2017 - 17h30 | Última atualização em 20/06/2017 - 17h50

Mulher é assassinada brutalmente na cidade de Caldeirão Grande


Compartilhar Tweet 1



Segundo relatos de vizinhos e familiares, a motivação do crime teria sido passional, sendo o principal suspeito o homem identificado apenas como 'Quinino', companheiro da vítima, com quem tinha um relacionamento a cerca de um ano.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com Informações do Portal Piauí em Foco
Educação e desenvolvimento · 12/06/2017 - 10h05

Governador e prefeito Vianney inauguram escola em Caldeirão Grande do PI


Compartilhar Tweet 1



Em Caldeirão Grande do Piauí, ao lado da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, e do prefeito João Vianney, o governador inaugurou oficialmente a Unidade Escolar Waldemar Moura Santos.

Na Escola Modelo foram investidos cerca de 1,9 milhão de reais, recursos oriundos do Ministério da Educação e Governo do Estado. A estrutura da unidade padrão FNDE conta com seis salas de aula, refeitório, biblioteca, laboratório de informática e de ciências, banheiros, depósito, diretoria, sala de professores, secretaria, sala de leitura, almoxarifado, cantina, área de serviço, pátio e quadra coberta, além de uma série de outros itens adquiridos, como geladeira, freezers, dentre outros.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



O governador Wellington Dias participa, na sexta-feira (09/06), da inauguração do parque eólico de Marcolândia, um dos que compõem o Complexo Eólico Ventos do Araripe III, um dos maiores da América Latina, instalado na fronteira entre o Piauí e Pernambuco, na região do município piauiense de Simões, no sudeste do estado. Em seguida, o chefe do Executiuvo estadual entrega obras e ações nos municípios de Caldeirão Grande e Fronteiras.

Após a agenda em Marcolândia, Wellington segue para a cidade de Caldeirão Grande, onde inaugura a Escola Modelo Valdemar de Moura Santos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



As prefeituras de Uruçuí, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Prata do Piauí, Pajeú do Piauí, Floriano, Fartura do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí não concluíram o envio dos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), referente ao exercício de 2016.

O prazo do Tribunal de Contas do Estado teminou na última quarta-feira (31). A Corte informou aos gestores que que os municípios que não responderem os questionários no prazo terão as contas bloqueadas, dentre outras penalidades.

Instituído no ano passado, o índice é usado para medir a qualidade e a eficácia das políticas públicas e ações implementadas pelos municípios.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus
Encontrado por populares · 29/05/2017 - 18h15 | Última atualização em 30/05/2017 - 08h19

Homem morre após acidente e corpo é encontrado perto de Caldeirão Grande


Compartilhar Tweet 1



Foi encontrado sem vida nesse domingo,( 28/05), um homem identificado como Sandro Djalma da Silva, de 28 anos, após sair da sua residência com destino a uma vaquejada na cidade de Caldeirão Grande. O corpo do rapaz, que saiu em uma motocicleta, foi encontrado por populares que passavam pelo local.

Segundo informações, Sandro voltava da vaquejada quando teria sofrido um acidente próximo a ladeira no trecho que liga Marcolândia a Caldeirão Grande. O mesmo era o técnico de futebol do Atlético de Marcolândia.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em Piaui em Foco

Compartilhar Tweet 1



Um exemplo de cidadania a atitude de duas donas de casa que devolveram os cartões do programa Bolsa Família e pediram o desligamento voluntário.

As mães de família Maria Neta Diniz e Verônica Francisca da Silva atingiram a idade mínima, conseguiram se aposentar e passaram a receber um salário mínimo.

A gestora do Bolsa Família no município, Francelina Juvina Santiago, que realizou o procedimento de desligamento, elogiou a iniciativa. “Essas duas mulheres de parabéns pela atitude. Elas sabem o quanto que o Bolsa Família foi importante para o sustento da família, mas também sabem que outras famílias precisam mais do que elas, que já conseguiram se aposentar e vão receber um salário mínimo”, disse.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Cidade na Net

Compartilhar Tweet 1



Como forma de incentivar a classe estudantil o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, autorizou a compra de kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino que foram matriculados para o ano letivo de 2017. A entrega dos kits aconteceu nesta segunda-feira, 13, por ocasião do início das aulas.

De acordo com a secretária de educação do município, a professora Fabiana Miranda, foram contemplados com os kits os alunos das unidades escolares José Rodrigues Damasceno, Senador Dirceu Mendes Arcoverde, Crebilon Menandro de Araújo, Francisco José Neto, João Martins de Sousa, Maria Concebida da Costa, José Diolino da Silva, José de Sousa Pereira e Helvídio Nunes de Barros.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



A Delegacia da Receita Federal em Teresina, em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM), realizou na manhã desta terça-feira (07/02), um seminário de orientação aos municípios do Estado do Piauí sobre suas obrigações tributárias referentes aos tributos administrados pela Receita Federal do Brasil. O prefeito Vainney, de Caldeirão Grande do PI participou do evento.

O delegado da Receita Federal, Regional Piauí, Marcos Henrique Portela, agradeceu a parceria da APPM e destacou que o presente evento objetiva a orientação para educação fiscal. “A Receita Federal está de portas abertas aos municípios e queremos, a cada dia, estreitar essas relações, trabalhando de maneira preventiva”, afirmou.

Gestão de 2017/2020 · 06/02/2017 - 15h44 | Última atualização em 06/02/2017 - 16h20

Prefeito Vianey participa de evento do Ministério da Transparência na APPM


Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) realizou na manhã desta segunda-feira (06/02), o Encontro Município da Transparente. O prefeito do município de Caldeirão Grande do PI, Vianey, marcou presença no evento que é regionalizado, nos 26 Estados do país, que reúne prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na Associação Piauiense de Municípios (APPM), que já tem um trabalho de destaque na área. Os prefeitos receberam um pen-drive que contém orientações da CGU.

(Redação Teresina)

Capacitando os profissionais · 01/02/2017 - 16h23

Fabiana Miranda participa de palestras sobre gestão na APPM


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Caldeirão Grande do Piauí, Fabiana Miranda, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, marcou presença na Assembleia Geral realizada nesta sexta-feira (06/01). A pauta principal era a eleição para mesa diretora da Associação. O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, foi aclamado como presidente da APPM por maioria qualificada de votos.

A Assembleia foi aberta com 136 prefeitos presentes, quórum suficiente para tal. Perguntados se aclamavam o novo presidente, os prefeitos ergueram os braços. A posse aconteceu ainda no final da manhã com presença do governador Wellington Dias, senadores Regina Sousa e Elmano Ferrer, deputados federais Rejane Dias, Marcelo Castro, Júlio César, presidente da Alepi, Themístocles Sampaio, deputados e secretários estaduais.

(Redação Teresina)

Sofria de leucemia · 10/01/2017 - 11h42 | Última atualização em 10/01/2017 - 11h43

Morre em Picos ex-vereador Dedezinho da Cachoeirinha de Caldeirão Grande do PI


Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira, 09, a cidade de Caldeirão Grande teve uma grande perda no âmbito da politica. O ex vereador conhecido popularmente conhecido por ” Dedezinho da Cachoeirinha” veio a óbito em decorrência de uma leucemia.

O ex- vereador estava no Hospital Regional Justino Luz onde buscava atendimento médico. Dedezinho é esposo dá ex-vereadora de Caldeirão Grande, Edileuza, e pai do também ex-vereador “Cicinho”.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney (PSB), segue buscando novos investimentos para o município. Uma das prioridades de sua gestão é garantir segurança hídrica à população urbana e rural.

Na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito esteve na Superintendência da Fundação Nacional de Saúde no Piauí, em Teresina, onde, ao lado do presidente nacional do órgão, Henrique Pires, assinou um convênio no valor de R$ 1.236.409,68.

Segundo informou o prefeito, o recurso será destinado à implantação de sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais. “É uma obra de grande impacto social. Nós vamos ampliar a oferta e levar água a dezenas de casas situadas na zona rural, melhorando a qualidade de vida das famílias.


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



O município de Caldeirão Grande do PI recebeu na manhã da última segunda-feira (19/12), o Selo Unicef. A solenidade de entrega aconteceu, às 9h, no Auditório da Justiça Federal. O prefeito eleito, Vianney de Sousa estava presente no evento, entre outros convidados. Caldeirão Grande do PI é um dos 40 municípios, dos 240 do Piauí premiado. A premiação é para os que desenvolveram trabalhos eficientes durante a gestão municipal nas áreas em defesa da criança e do adolescente.

(Redação Teresina)

Maycon Carlos e Altivo Neto direto do local.


Compartilhar Tweet 1



O juiz da 40ª Zona Eleitoral, João Manoel de Moura Ayres, realizará a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos para prefeito, vice-prefeito e vereador nos município Caldeirão Grande do Piauí. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (15/12), com início às 18 horas, na quadra poliesportiva do Ginásio Governador Guilherme Melo, na cidade de Fronteiras, sede da 40ª Zona.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Cidades na Net
Garantir o direito a saúde · 07/12/2016 - 16h39

Caldeirão Grande do PI conquistou o Selo Unicef 2013-2016 no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O município de conquistou o Selo Unicef 2013-2016. Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.

(Redação Teresina)

Seminário de gestores no PI · 07/12/2016 - 16h05

APPM: Vianney de Sousa se faz presente em evento para novos prefeitos


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Caldeirão Grande do Piauí, Vianney de Sousa, esteve participando da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM e das diversas palestras ministradas no evento, na última segunda-feira (28/11) e nesta terça-feira (29/11), respectivamente. Estavam presentes na abertura o governador Wellington Dias e vários deputados e autoridades estaduais.

O encontro seguiu até o 30. Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de municípios - direto do local


Compartilhar Tweet 1



O município de Caldeirão Grande do Piauí, localizada a de 430 km de Teresina, elegeu no último domingo (02/10) com 75,4 dos votos Vianney de Sousa (PSB-PI).

Com a coligação "Caldeirão Grande Para Todos" composta pelos partidos: PSB / PDT / PT / PMDB / PHS / PSDB / PSD / PP.


Compartilhar Tweet 1



A Promotora de Justiça Tallita Luzia Bezerra Araujo ajuizou ação civil pública em face da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí SA), por conta da inexistência de rede de abastecimento água nos municípios de Marcolândia e Caldeirão Grande.

O Ministério Público havia instaurado inquérito civil para analisar a situação, apurando que a Agespisa assinou contrato de concessão de serviços públicos para atender às duas cidades. Embora a empresa seja responsável pelo abastecimento desde 2004, portanto há mais de dez anos, até o momento a população local não dispõe de água encanada. De acordo com a Promotora de Justiça, a comunidade está sujeita a um verdadeiro “mercado” de água, comandado por donos de caminhões-pipa.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: AsCom/MP-PI