-

TJ-PI apresenta estudo sobre conciliações e mediações em evento do CNJ

Nesta quinta (19/05), servidores do Tribunal de Justiça do Piauí apresentam o trabalho Estudo Jurimétrico sobre Conciliações e Mediações no Estado do Piauí, como parte da programação do evento Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça. O evento acontece de forma online pela Plataforma Cisco Webex, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. A apresentação do estudo ocorrerá às 17h30 e será feita pela secretária de Gestão Estratégica do TJ-PI, Lanny Cleo Quadros, e pelo analista judiciário e chefe do Setor de Estatística do TJ-PI, Thalison Clóvis Costa, além da profª. drª.Rita de Cássia de Lima Idalino e da discente Marina Oliveira Cunha, ambas da UFPI.

O Estudo analisa dados de conciliação e mediação do Poder Judiciário Piauiense, utilizando a base de dados do TJPI, por meio de ação colaborativa entre a Secretaria de Gestão Estratégica do TJPI e a Universidade Federal do Piauí, através do Laboratório de Colaboração Estatística.

O objetivo era comparar os resultados obtidos na publicação do Relatório Justiça Pesquisa “Mediação e Conciliação Avaliadas Empiricamente” com os dados oficiais sobre o tema do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Para tal, os pesquisadores realizaram um processo de clusterização das informações, a partir da ferramenta do dendrograma, e comparação dos dados de casos homologados entre os anos de 2016 e 2017. Os resultados trazem cruzamentos de casos novos com a proporção de homologados, além das médias de casos e de proporção de homologados em 94 comarcas do Estado.

Para a secretária de Gestão Estratégica, Lanny Cléo, dentre as conclusões, constatou-se a importância da aplicação de métodos estatísticos no âmbito do TJPI e das políticas públicas: “A pesquisa empírica aplicada às políticas judiciárias possui relevância quando aplicada por magistrados e servidores do Judiciário, tornando o conhecimento acadêmico e científico aplicado diretamente por aqueles que lidam diariamente com a prestação jurisdicional”, salientou.

Os Seminários de Pesquisa Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias têm o objetivo de divulgar e debater metodologias, estratégias e resultados alcançados por meio de pesquisas desenvolvidas pelo CNJ e outros órgãos ou entidades com produção acadêmica relacionada à Justiça. As edições apresentam pesquisas e discussões de interesse do Poder Judiciário e promovem a troca de experiências entre interessados e interessadas em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.

O público-alvo dos seminários são magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário, comunidade científica e acadêmica e demais integrantes do Sistema de Justiça, principalmente quem realiza ou esteja buscando aprimoramento para elaboração de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias.

Fonte: TJ-PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco