-

SQVT/MPPI promove roda de conversa sobre saúde mental e emocional

O Ministério Público do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, promoveu, nesta quinta (27/01), uma roda de conversa sobre cuidados com a saúde mental e emocional, em alusão à campanha Janeiro Branco. A atividade foi realizada no formato híbrido (presencial e virtual). A parte presencial ocorreu no auditório da sede do MPPI na zona Leste de Teresina.

O Janeiro Branco é uma campanha que surgiu em 2014, por iniciativa de psicólogos de Urbelândia (MG). A iniciativa foi concebida com o propósito de difundir e estimular uma cultura de cuidado com a saúde mental e de busca por mais qualidade de vida. O mês de janeiro foi escolhido porque representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas.

A chefe da Divisão de Desenvolvimento Humano, Bem-Estar e Segurança do Trabalho do MPPI, Gabriele Mesquita, foi a responsável por abrir oficialmente o evento. “A gente não poderia, neste mês de janeiro, ficar de fora dessa ação sobre a saúde mental. Muito se fala desse tema, mas as pessoas ainda precisam efetivamente empreender ações que produzam uma qualidade de vida na saúde mental. A intenção hoje foi estimular essa mudança para a ação”, disse Gabriele Mesquita.

As psicólogas Liandra Nogueira e Gabriela Amâncio, servidoras do MPPI, conduziram os diálogos travados durante a roda de conversa. As duas profissionais iniciaram a atividade com uma explanação sobre o tema “Janeiro Branco: O Mundo Pede Saúde Mental”. Na primeira parte, foi realizado um momento de reflexão, seguido de dinâmica. Durante esta, foram discutidos cinco aspectos dos 12 elencados como atitudes que contribuem para a promoção da saúde mental.

“Os comportamentos que discutimos são muito importantes, porque geram bastante impacto na vida das pessoas. Nosso desejo foi provocar uma reflexão que resulte numa efetiva mudança de atitude, para que assim os sujeitos entendam a necessidade de atentar para a saúde mental”, disse a psicóloga Gabriela Amâncio.

Fonte: MPPI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco