
Promotor Rômulo palestra sobre Júri e Organizações Criminosas em congresso nacional
O promotor de Justiça Rômulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, ministrou, na última quarta-feira (20/03), a palestra “Júri e Organizações Criminosas” durante o Congresso Nacional do Júri, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). O evento aconteceu na sede da instituição, em Porto Alegre, e foi encerrado nesta sexta-feira (21/03).

Mais de 500 membros do Ministério Público participaram do congresso, que contou com três dias de palestras e debates sobre temas relacionados ao Tribunal do Júri. Esse modelo de julgamento, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, é responsável por julgar crimes dolosos contra a vida, como homicídio e infanticídio.
Rômulo Cordão é autor de livros sobre corrupção e facções criminosas, como “Inteligência Institucional para o Controle da Administração Pública Brasileira” e “Facções Criminosas – Análise Jurídica e Estratégias de Enfrentamento”, este último escrito em parceria com o promotor José William Luz.
Com uma trajetória consolidada no Ministério Público do Piauí (MPPI) desde 2008, Cordão já atuou como coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), além de ter sido servidor do Poder Judiciário e delegado de polícia antes de ingressar no MP.