Município apresentou medidas -

MPPI promove audiência para acompanhar a situação da Unidade Mista de Saúde de Matias Olímpio

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, a Promotoria de Justiça de Matias Olímpio e o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods) realizaram audiência para acompanhar as reformas na Unidade Mista de Saúde do município. Durante o mês de setembro, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) haviam realizado vistorias e encontrado diversos problemas. Na ocasião, o Coren também promoveu a interdição ética do serviço de enfermagem da unidade.

Após as vistorias realizadas pelos conselhos, o Ministério Público do Estado do Piauí realizou audiência no mesmo mês para debater sobre as melhorias necessárias para que a unidade mista de saúde continuasse funcionando de forma integral.

Na reunião desta sexta-feira, o município apresentou as medidas tomadas para sanar irregularidades durante esse período, tais como como o reabastecimento de água e o armazenamento de medicações em local adequado.

    Reprodução

O presidente do Coren, Antônio Neto, também informou que, após reavaliação pela equipe, a unidade de saúde foi desinterditada e que 95% das pendências foram sanadas pelo município. Além disso, um termo de ajustamento de conduta foi firmado para solucionar o que ainda ficou pendente, como a execução de reformas para reparo de infiltrações nos repousos de enfermaria e nos banheiros.

Os promotores de Justiça Karla Daniela Furtado, coordenadora do CAODS, e Carlos Rogério Beserra, com atuação na PJ de Matias Olímpio, pontuaram que ficaram satisfeitos com os progressos. Uma nova vistoria será marcada para averiguar a situação da unidade de saúde e das demandas que ainda estão pendentes.

Além dos integrantes do MPPI, a audiência contou com a participação de representantes dos Conselhos de Classe de Medicina e de Enfermagem; do município de Matias Olímpio; da Unidade Mista de Saúde; e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (Sugmac) e Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (Dudoh), que são órgãos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Fonte: Ministério Público do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco