
Diretoria Criminal da Defensoria Pública do Piauí supera 62 mil atendimentos em 2024
A Diretoria Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) concluiu o ano de 2024 com 62.065 atividades realizadas, abrangendo atendimentos, petições, audiências e inspeções. Esse total representa um crescimento significativo em comparação a 2023, quando foram registradas 37.281 ações. Esse aumento reflete a ampliação do acesso à justiça no estado. Os atendimentos diretos à população, por exemplo, cresceram de 16.105 para 30.948 em um ano, o que representa um aumento de 92%.
Os números apresentados englobam todas as atividades e atendimentos realizados por meio de projetos conduzidos por defensores públicos e suas equipes, que atuam no sistema prisional. De acordo com a Defensoria Pública do Piauí, projetos como a Força-Tarefa Defensorial, Conhecimento para Melhor Servir e Oficina da Liberdade, entre outras iniciativas, têm como objetivo garantir a cidadania e assegurar os direitos da população carcerária do estado.
De acordo com a DPE/PI, o objetivo das inspeções é avaliar as condições estruturais das unidades e verificar o cumprimento dos direitos dos internos. As vistorias seguem um calendário anual estabelecido pela Diretoria Criminal e geram relatórios com recomendações aos órgãos responsáveis, visando solucionar os problemas identificados e promover a defesa dos direitos da população carcerária.
De acordo com Gerson Henrique Silva Sousa, diretor Criminal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, os números do relatório destacam o compromisso da instituição com a população assistida e a busca constante pela garantia dos direitos fundamentais.
O diretor agradeceu aos defensores, colaboradores, assessores e estagiários, ressaltando que os resultados se superam a cada ano anterior. O mesmo enfatizou que o esforço de todos tem gerado benefícios significativos para a população vulnerável, impactando positivamente a vida dos assistidos.
Fonte: Governo do Piauí