Desembargador Téssio Tôrres assume a presidência do TRT Piauí e promete inovações para o biênio 2025
Nesta quinta-feira (11/12), ocorreu a cerimônia de posse do Desembargador Téssio Tôrres como novo Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí (TRT-PI). Ele assumiu o cargo ao lado da Desembargadora Basiliça Alves da Silva, que assumirá como Vice-Presidente e Corregedora para o biênio 2025/2026. O evento aconteceu no Auditório Serra da Capivara, às 18h, e contou com a presença de autoridades como Governador Rafael Fonteles, magistrados, servidores e convidados especiais.
Em entrevista exclusiva ao Portal 180graus, o Desembargador Téssio Tôrres destacou a emoção e a responsabilidade de assumir a gestão do Tribunal. "De fato, a emoção é grande neste momento, ao tomar posse aqui e receber a confiança dos meus pares para conduzir o Tribunal nos próximos dois anos. A responsabilidade é imensa, mas é também uma grande felicidade. Nosso objetivo é continuar avançando com o Tribunal, implementando inovações tecnológicas, ampliando o acesso ao Judiciário e fomentando o uso de inteligência artificial no poder judiciário. Além disso, pretendemos manter as melhorias e a infraestrutura que já foram implementadas, garantindo que o Tribunal siga sendo reconhecido nacionalmente como uma instituição de vanguarda, premiada diversas vezes pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)."
Téssio Tôrres também falou sobre as ações que visam fortalecer o acesso à justiça no interior do estado, destacando os avanços nas varas do interior, com postos avançados e a implementação do modelo "núcleo 4.0" do CNJ. "São varas, entre aspas, virtuais, que funcionam com uma estrutura mínima, mas totalmente operacionais, com tudo funcionando virtualmente, como já acontece em algumas localidades. Nosso objetivo é ampliar ainda mais esse acesso ao Judiciário."