Deputado federal Ruy Carneiro é condenado a 20 anos de prisão
O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) foi condenado a 20 anos de prisão pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro, além da devolução de R$ 750 mil aos cofres públicos. A sentença foi proferida pelo juiz Adilson Fabrício Gomes Filho na última quinta-feira (22/02), em segredo de Justiça, e revelada pelo G1 neste domingo (25/02). O processo indica que os delitos teriam sido cometidos quando Carneiro ocupava o cargo de secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba, em 2009. Com informações do Metrópoles.
O juiz considerou que Carneiro e outros três condenados integravam uma quadrilha que fraudava licitações para desviar e lavar verba pública, especificamente em contratos firmados entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a empresa Desk Móveis Escolares e Produtos Plásticos Ltda. Além de Ruy Carneiro, foram condenados Luiz Carlos Chaves, Daniel Pereira de Souza e Fábio Magib Mazhunni Maia.
Em resposta, o parlamentar afirmou por meio das redes sociais que não será calado e que é vítima de uma tentativa de intimidação. Alegou que se trata de uma denúncia antiga e já vencida, destacando que o próprio tribunal havia anulado uma decisão anterior sobre o caso.