Idealizado pelo Nupemec · 22/06/2022 - 09h18

CGJ-PI equipa Sala da Criança do Fórum Central da comarca de Teresina com brinquedoteca


Compartilhar Tweet 1



A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) equipou a Sala da Criança do Fórum Cível e Criminal da comarca de Teresina com uma brinquedoteca. Na manhã desta terça-feira (21), o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Lopes, realizou visita ao espaço para formalizar a entrega do equipamento. O projeto Sala da Criança foi idealizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e foi incluído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Portal de Boas Práticas do Poder Judiciário.

    CGJ-PI

A Sala da Criança é um local onde são desenvolvidas atividades ocupacionais, lúdicas, didáticas e pedagógicas de acolhimento de crianças e adolescentes, enquanto seus pais e/ou responsáveis utilizam os serviços judiciários do Fórum Cível e Criminal de Teresina, como audiências de mediação judicial ou atendimento nas Varas Cíveis, de Família, Criminais e de Execuções Penais.

No espaço, as crianças contam com apoio de profissionais multidisciplinares. Há espaço para as mães amamentarem e fraldário. Com a brinquedoteca, composta por teatrinho, estante de livros e jogos, por exemplo, as atividades oferecidas a crianças e adolescentes poderão ser incrementadas.

O magistrado Virgílio Madeira, juiz da 4ª Vara Cível da comarca de Teresina e coordenador do Nupemec, agradeceu a Corregedoria pelo célere atendimento do pleito, e ressaltou que a Sala da Criança atende, atualmente, cerca de 100 crianças e adolescentes por mês.

    CGJ-PI

A magistrada Lucicleide Pereira Belo, juíza da 8ª Vara Cível da comarca de Teresina, ex-coordenadora do Nupemec e idealizadora do projeto, falou sobre a importância do acolhimento de crianças e adolescentes em espaço apropriado. “Isso permite a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, que encontram no local um espaço adequado, reservado e divertido para aguardarem seus pais e responsáveis retornarem de audiências”, afirma.

Já o desembargador Fernando Lopes ressaltou que a CGJ-PI está implantando brinquedotecas em fóruns da Capital e também do interior, já tendo sido beneficiadas com o equipamento comarcas com as de Oeiras, Picos e Esperantina. “Estamos estruturando salas do Serviço Integrando Multidisciplinar, de depoimento especial e brinquedotecas nas comarcas onde há espaço físico apropriado. No caso das brinquedotecas, é uma iniciativa que possibilita um melhor acolhimento de crianças e adolescentes quando de sua permanência nos prédios do Poder Judiciário piauiense”, relatou o desembargador-corregedor.

Histórico
A primeira Sala da Criança foi montada no Fórum Cível e Criminal da comarca de Tersina em 2018, em caráter temporário, para atender demanda sazonal oriunda da realização da Semana Nacional de Conciliação. Em 2019, foi realizada a estruturação definitiva do espaço.

    CGJ-PI

Se você tem habilidades em Redes sociais, Social Media, edição de fotos, vídeos e artes gráficas e atende as características a seguir: Notebook próprio; CNH AB; Moto própria; Disponibilidade para viajar; Potencial para aprender After Effects. Mande seu currículo para o número abaixo.

PostMídia - 86 99598 0258

Comentários