
Atuação da Defensoria Pública na área cível ultrapassa 90 mil procedimentos em 2024
A Diretoria Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) registrou um total de 90.010 procedimentos em 2024, um aumento de 2,96% em relação ao ano anterior. Os dados, divulgados mensalmente e apresentados à Corregedoria Geral da DPE/PI, revelaram que 54.917 desses procedimentos foram atendimentos, correspondendo a 61% das atividades da diretoria neste período.
A Diretoria Cível é composta por 22 órgãos de atuação; o defensor público e diretor da Diretoria Cível, Marcelo Moita Pierot, destacou que os números alcançados refletem o compromisso da Defensoria Pública em fornecer assistência jurídica à população mais vulnerável.
Pierot ressaltou que o ano de 2024 apresentou desafios para as defensorias vinculadas à Diretoria Cível, que, além do volume de atendimentos, precisaram conciliar o uso da inteligência artificial pelo Poder Judiciário e a expansão dos órgãos jurisdicionais, sem comprometer a eficiência e a qualidade do serviço prestado. O defensor atribuiu o sucesso dessa conciliação ao esforço e à colaboração de todos, que se empenharam em agilizar, acompanhar e aumentar o número de atendimentos, mantendo a qualidade do serviço.