Seguiram a vítima até sua casa · 13/08/2019 - 23h31

Dupla armada rouba moto no município de Brasileira-PI


Compartilhar Tweet 1



Uma dupla realizou assalto na cidade de Brasileira, na noite dessa segunda-feira (12/08). A moto foi levada da vítima. Era por volta das 20h quando os dois homens, em uma Bros, seguiram  Marcos Antônio até sua residência. Quando ele parou a moto, abordaram já apontando uma arma de fogo. Com informações de Piripiri Repórter.

Segundo informações, a dupla usava jaqueta (uma branca e uma vermelha) e capacete. A moto roubada tem placa: PIT - 0212 - Brasileira - PI

    Foto: Reprodução/Piripiri Repórter

 


Fonte: Piripiri Repórter
Comentar
Ficou 2 meses internado · 13/08/2019 - 23h06

Vaqueiro morre após queda de cavado em zona rural de Brasileira


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Genivaldo, vaqueiro, foi a óbito nessa segunda-feira (12/08) após dois meses internado, sob cuidados médicos, por consequência de uma queda de cavalo. Com informações do Piripiri Repórter.

    Foto: Reprodução/Piripiri Repórter

Genivaldo estava campeando, quando bateu em árvores. O vaqueiro teve fraturas vertebrais e foi encaminhado para Teresina, por conta da gravidade. Genivaldo morava em Gangorra, próximo a Saco dos Polidórios, zona rural de Brasileira, era casado e deixa também quatro filhos.

O corpo foi liberado na manhã desta terça-feira (13/08). 

 


Fonte: Piripiri Repórter
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Genivaldo morreu nesta segunda-feira (12/08) após dois meses internado em hospital de Teresina por consequência de uma queda de cavalo na zona rural de Brasileira, Norte do Piauí. Com informações do Piripiri Repórter.

Genivaldo estava campeando gado quando bateu em árvores. O vaqueiro teve fraturas vertebrais e foi encaminhado para capital, por conta da gravidade.

A vítima morava no povoado Gangorra, onde acontece o velório nesta terça-feira (13/08). Ele era casado e deixa quatro filhos. 

 

 

 

 

 


Fonte: Piripiri Reporter
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Terminou por volta de 18h30 a apuração da eleição suplementar em Brasileira, município localizado a 182 km de Teresina. Carmen Gean, do Progressistas, foi eleita com 51,84% dos votos válidos.

O prefeito em exercício, Alan Juciê (PSD) ficou com 48,16%, diferença de apenas 202 votos da primeira colocada.

De acordo com o sistema Divulga, da Justiça Eleitoral, a abstenção registrada no pleito foi de 15,76%. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o pleito ocorreu com tranquilidade, sem ocorrências graves.

A diplomação da prefeita eleita deve acontecer até 23 de agosto. A posse será definida pela Câmara Municipal, que é presidida por Alan Juciê.

A eleição suplementar foi determinada pelo Tribunal após a cassação da então prefeita Paula Araújo, condenada por compra de voto e abuso de poder econômico.

Confira a nota completa em "Carmen Gean, do Progressistas, é eleita prefeita de Brasileira com 51% dos votos".

 

Comentar
Votação acontece dia 04/08 · 12/07/2019 - 10h26 | Última atualização em 12/07/2019 - 11h01

Eleição suplementar: conheça os candidatos a prefeito em Brasileira - PI


Compartilhar Tweet 1



O município de Brasileira conta com dois candidatos a prefeito na eleição suplementar que acontece dia 4 de agosto de 2019, domingo, de 8h às 17h. A nova eleição foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral, após a cassação de Paula Araújo, acusada de compra de voto e abuso de poder econômico. Dia 18 de julho, inicia a propaganda eleitoral no rádio e na TV.

O candidato da situação é o prefeito em exercício, vereador Alan Juciê (PSD), que tem como candidato a vice, o vereador Rychardson Menezes (PSDB). Alan já foi vereador por cinco mandatos, e presidiu a Câmara por duas vezes. Também esteve a frente das secretarias de Administração e Educação.

Concorrendo com a dupla está a chapa formada pela advogada Carmen Gean (PP) e a vendedora Patrícia Pimentel (PP). Que foram derrotadas na eleição em 2016. Veja na integra no blog Apoliana Oliveira: Eleição suplementar: Campanha acirra os ânimos em Brasileira/PI.

    Foto: Piripiri Repórter

 

 

 

Comentar
Determinação do TRE-PI · 24/06/2019 - 08h55 | Última atualização em 24/06/2019 - 09h35

Brasileira terá eleição suplementar para novo gestor municipal em agosto


Compartilhar Tweet 1



Com base na ação de impugnação de mandato eletivo nº 3-19.2017.6.18.0011, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho determinou a realização de eleição suplementar no município de Brasileira.

As eleições este determinadas para o dia 4 de agosto de 2019. No pleito, serão eleitos o prefeito e o vice-prefeito da cidade.

O partido que, até um ano antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto (art. 4º, caput, da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997) poderá participar da eleição.

Até a posse dos eleitos, o presidente da Câmara de Vereadores do município de Brasileira exercerá o cargo de chefe interino do poder executivo municipal. Veja mais no Portal 180graus.

 


Fonte: TRE-PI
Comentar

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou a divulgação dos indicadores de criminalidade referentes ao ano de 2018.

Segundo os dados divulgados, 118 municípios do estado do Piauí não registraram crimes violentos letais e intencionais, ou seja, assassinatos em 2018.

O município de Brasileira está entre esses em quais não houveram nenhum registro de homicídios.

Alguns municípios tiveram destaques na redução de homicídios. Dentre as grandes cidades do estado se destacam Parnaíba, que teve uma redução de 28,21%, Picos, que teve 72,7%, esta cidade teve apenas seis homicídios registrados em 2018, e Altos que teve uma queda de 78,77% no índice de assassinatos, contabilizando apenas três homicídios.

Confira os dados completos e gráficos clicando aqui.

 

Comentar
Eleições 2018 · 17/10/2018 - 07h58

Confira o resultado das Eleições 2018 em Brasileira


Compartilhar Tweet 1



Para governador, Wellington Dias foi o primeiro colocado com 3.799 votos e 82,23% dos votos válidos.

 

Para o Senado, Ciro Nogueira teve 3.614 votos e 43,98%. E Marcelo Castro teve, em Brasileira, 2.928 votos e 35,63% dos votos válidos. 

 

Os três primeiros colocados para deputado federal, em Brasileira, foram: Assis Carvalho com 1.649 votos (34,03%). Flavio Nogueira com 711 (14,75%) e Rejane Dias com 325 votos (6,74%).

 

Os três primeiros colocados para deputado estadual, em Brasileira, foram: Wilson Brandão 1.445 votos (28,50%); Zé Santana com 819 (16,15%); e Limma teve 553 votos (10,91%).

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nessa terça-feira (25/09) o envio de tropas federais a mais 10 municípios piauienses. Agora, são 124 municípios piauienses que receberão reforço na segurança de militares do exército durante as Eleições Gerais de 2018. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber ao aprovar a requisição justificou que as solicitações preencheram os requisitos exigidos na resolução TSE 21.843/2004. 

Os dez municípios com pedido aprovados pelo TSE são: Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Piripiri, Brasileira, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dom Inocêncio e São Lourenço do Piauí.

Aguardam ainda aprovação dos pedidos de tropas federais, outros 14 municípios piauienses.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Brasileira (PI), vai realizará nesta terça-feira (11/09), às 9h, uma licitação na modalidade tomada de preço, do tipo ‘Menor Preço Global’, para contratação de empresa para prestar serviços de limpeza pública compreendendo: varrição de vias públicas, capina de vias públicas e coleta de resíduos domiciliares do município.

A licitação vai ocorrer na sala de reuniões da Comissão de Licitação situado à Av. Candido Mendes, 85 – Centro - Brasileira (PI).

Objeto da licitação;

Contratação de empresa pertinente ao ramo para prestar serviços para realizar a limpeza pública compreendendo: varrição de vias públicas, capina de vias públicas e coleta de resíduos domiciliares do município de Brasileira – PI, com recursos provenientes do FPM, ICMS e recursos próprios da prefeitura municipal de brasileira, conforme especificações do anexo I do edital. 

Confira a tabela com os preços previstos: 

 

 

Comentar
Em Brasileira · 04/07/2018 - 18h52 | Última atualização em 04/07/2018 - 19h15

Brasileira e mais 215 municípios receberão recursos para manutenção de UBS


Compartilhar Tweet 1



Após uma ação parlamentar do senador Ciro Nogueira, o município de Brasileira e mais 215 cidades do Piauí receberão recursos para manutenção dos serviços municipais de saúde.

O município receberá um valor de R$ 250.000,00. O dinheiro empenhado e que será liberado à medida que forem sendo cumpridas exigências legais, destina-se à manutenção de unidades de saúde básica ou especializada que integrem o Sistema Único de Saúde.

Com esses recursos podem ser adquiridos materiais de consumo e médico-hospitalar para garantir melhor atendimento aos usuários dos serviços de saúde nas cidades do interior do Piauí.

 


Fonte: AsCom/Ciro Nogueira
Comentar
Jantar especial · 24/03/2018 - 02h55 | Última atualização em 27/03/2018 - 09h31

Prefeita de Brasileira, Paula Miranda, participa de Jantar das Primeiras-damas


Compartilhar Tweet 1



A prefeita de Brasileira, Paula Miranda, presenciam no tradicional Jantar das Primeiras-damas, realizado pelo Portal 180graus em homenagem ao mês das mulheres e sua contribuição no cenário político piauiense. 

O evento acontece nesta sexta-feira (23/03) e contará com a presença das principais lideranças políticas do estado. Além disso, terá a participação da banda Xenhenhem e a dupla Lucas e Rômulo animando a festa, e diversos brindes que serão sorteados.

Acompanhe o andamento da festa ao vivo 

https://180graus.com/tempo-real/jantar-das-primeiras-damas-2018

(Equipe de Municípios)

Comentar
No município de Brasileira · 05/01/2018 - 09h12

Homem morre após ser atropelado e motorista foge sem prestar socorro


Compartilhar Tweet 1



Um homem, ainda não identificado, morreu após ser atropelado por um carro na noite da última quinta-feira (04/01) no município de Brasileira. O motorista do automóvel fugiu do local sem prestar socorro. A vítima foi encontrada morta logo depois do ocorrido. 

Informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que o acidente aconteceu por volta das 19h20.

“Até o momento o veículo envolvido não foi identificado”, disse o inspetor.

O corpo foi recolhido pela Polícia Civil de Piripiri e levado ao hospital da cidade para o reconhecimento e perícia. O homem foi visto por populares caminhando na BR-343 no sentido Brasileira entre as localidades Gado Bravo e Brasileira Velha.

 


Fonte: Somos Notícias
Comentar
Zona Rural da cidade · 14/09/2017 - 11h41 | Última atualização em 14/09/2017 - 11h43

Criança morre atropelada por veículo que transporta alunos em Brasileira


Compartilhar Tweet 1



Na tarde da última quarta-feira (13/09), uma criança morreu atropelada por um veículo utilizado como transporte escolar.

O fato ocorreu na zona rural de Brasileira.

 

Segundo informações apuradas no local, uma D-20 foi usada para o serviço de transporte de alunos, como "Pau-de-arara".

 

O veículo parou em um ponto perto da comunidade Araticum para estudante Larissa, de 10 anos, descer e ir para casa. Ao descer, a mochila caiu e ela foi tentar pegar. O motorista não percebeu e deu a ré, ocorrendo o atropelamento.

 

O corpo da criança foi trazido para Piripiri, para o necrotério do Hospital Regional Chagas Rodrigues.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Piripiri Reportér
Comentar
Em Brasileira · 13/07/2017 - 11h49

Dia do evangélico será celebrado em Brasileira


Compartilhar Tweet 1



O município de Brasileira celebra o dia do Evangélico, as comemorações alusivas ao dia começam a partir do dia 21 de julho com uma vasta programação envolvendo toda a comunidade evangélica brasileirense e convidados de outros municípios, com a realização de um grande show gospel dia 22 de julho no Calçadão de Eventos.

A Prefeitura de Brasileira dará seu apoio para a realização da festividade religiosa.

Foto:BrasileiraCity

(Equipe de Municípios)


Fonte: BrasileiraCity

O Deputado Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, participou no último dia (25/06), da entrega de certificados de conclusão do Curso de Embelezamento e Corte e Costura no Povoado Mocambinho, zona rural do município de Brasileira.

Quase 100 pessoas receberam mais que um diploma, receberam uma oportunidade de terem uma profissão e assim mudarem de vida. Música, desfiles, prêmios e churrasco marcaram esse dia especial. Na oportunidade O deputado agradeceu aos amigos republicanos Leôndidas Freire, Leondidas Jr e ao vereador Charles Silva pela organização da bonita festa de conclusão.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A prefeita Paula Araújo, do município de Brasileira, participou nesta quarta-feira (14/06) da solenidade de lançamento do edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí, em 60 municípios piauienses. O governador Wellington Dias fez o lançamento com a secretária da Educação, Rejane Dias, secretário de Governo, Merlong Solano; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, equipe técnica, além de alguns deputados estaduais.
As provas acontecerão dia 06 de agosto. O Sistema Universidade Aberta do Piauí foi criado no final de 2016 com o objetivo de expandir o ensino superior para todo o estado até 2018, por meio de uma parceria entre Uespi, Seduc e Fapepi.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



No último sábado (20/05), a Pastoral Familiar de Brasileira, realizou mais um encontro para as famílias brasileirenses. O encontro aconteceu no Real Clube, residência do Casal Aldemir e Helena.

Na programação, teve uma palestra com o casal Valtinho e Carmolina e muitas homenagens, realizadas pelos filhos, para as mães presentes. Em um outro momento, várias mamães foram agraciadas com brindes, todos doados pelos casais da Pastoral Familiar.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal Brasileira City
Fugiram pela BR 222 · 18/05/2017 - 15h13

Homem é assaltado em Brasileira e dupla leva sua moto


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Francineudo foi vítima de assalto na cidade de Brasileira. Ele estava na frente da casa da sogra de um irmão quando foi abordado por uma dupla, armada, que chegou em uma Titan, cor preta, o rendeu e tomou a moto.

A moto é uma Honda Fan, cores preta e vinho, ano 2014, placa NIP 1276-Piripiri-PI. Após o roubo, a dupla seguiu sentido Piripiri, pela BR 222.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Piripiri Repórter
Chico do Valdemar · 03/05/2017 - 15h55 | Última atualização em 03/05/2017 - 16h07

Família divulga nota de falecimento a figura pública de Paulistana


Compartilhar Tweet 1



No último, dia (02/05), Chico assim chamado: Chico do Valdemar, Chico da Caçamba, Chico da Chica entre outras maneiras engraçadas, está fazendo 08 anos que não se encontra mais ao nosso meio e sim presente em nossos corações. Você não se foi para sempre, a lembrança continua viva em nossas vidas: famílias, amigos e amigas nunca esqueceremos de você, pois há um lugar onde o tempo passa, onde a paz e o amor são raízes, onde as lágrimas não rolam e a tristeza não existe. E é nesse lugar que hoje você se encontra, pois Cristo é amor, e vida, verdade e a luz a quem nossas almas anseiam e se encontrarão um dia.
Hoje sentimos saudades, mas acreditamos que o criador da vida precisou de você para junto dele renascer para a vida eterna.
São gratidões de toda sua família.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal Brasileira City

Compartilhar Tweet 1



Campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda (17/04) na cidade de Brasileira. A novidade deste ano é a inclusão de professores nos grupos prioritários de antedimento.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal Brasileira

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria das Cidades leva pavimentação às ruas e avenidas de diferentes municípios do Estado, proporcionando melhorias na qualidade de vida dos cidadãos e na mobilidade urbana. Em 2016 foram investidos mais de R$ 10 milhões em pavimentação.

As obras beneficiaram os municípios de Brasileira, Eliseu Martins e Santo Antônio de Lisboa totalizando 12,5 mil metros quadrados de pavimentação, com investimento total de R$ 1.338.639,41. No município de Landri Sales foi pavimentado um total de 6.259 metros quadrados, no valor de R$ 1.147.844,53. As obras que tiveram início do primeiro semestre de 2016 deram fim à poeira, melhorando a qualidade de vida da população, além de facilitar o deslocamento para outras áreas do município.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar de Piripiri efetuou no início da tarde dessa sexta-feira (10/03), a prisão de Antônio Marcos, de 67 anos, no município de Brasileira.

O preso é acusado de estuprar uma menor de 12 anos, que teve a sua identidade preservada.

De acordo com informações do Cabo Domingos, da Força Tática da PM, o fato já ocorria há algum tempo, conforme denunciaram vizinhos. Eles acionaram a polícia, após comunicarem o fato à mãe da menor.

Antônio Marcos foi conduzido para o complexo de delegacias, em Piripiri.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Sem Fronteiras

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.

(Redação Teresina)