Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Bocaina desenvolve projetos no município e tenta trazer a comunidade para dentro da câmara para participarem diretamente do processo legislativo. O vereador Valdo Sampaio, presidente da câmara, em entrevista a equipe de Municípios falou dos projetos em que a comunidade é convocada para participarem.

"Tem projetos de competência do executivo como a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Projeto de Lei para regularizar a propriedade de terrenos que foram doados na época de 1950 e 1960, nesse intuito já foram realizados audiências públicas em Picos e em Bocaina. Essa é uma campanha do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Há também projetos voltados para discussão do saneamento básico do município, pois há a cobrança de taxa e está sendo investigado denúncias feitas pela população e projetos referentes criação de galeria dos ex-presidentes", declara o presidente da Câmara.

    Foto: Equipe de Municípios

 


Fonte: Equipe de Municípios
Comentar

Compartilhar Tweet 1



 A prefeitura de Bocaina vem desenvolvem um importante trabalho na área da saúde voltada para a prevenção na saúde da mulher.

O secretário de Saúde, Robert Barros, está a frente do Projeto Saúde da Mulher que está sendo desenvolvido com o objetivo de contemplar todas as mulheres do município e de mais 7 localidades, visando a prevenção. Equipes são designadas para realizar palestras, atendimentos e exames.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Equipe de Municípios
Comentar
Casas e calçamentos · 08/11/2019 - 17h46 | Última atualização em 11/11/2019 - 09h10

Secretário de Transportes e Obras fala sobre a execução de obras e projetos em Bocaina


Compartilhar Tweet 1



Em entrevista cedida à Equipe de Municípios do 180graus, o secretário de Transportes e Obras de Bocaina, Edivaldo de Carvalho, falou sobre o andamento das obras e ações desenvolvidas pela secretaria no município.  "A secretaria já conseguiu, através do o atual prefeito Dr. Erivelto Barros e do governo federal, a construção de 46 casas. estradas, 64 mil metros de calçamento, 1200 povoado Agrovila através do deputado pablo santos, calçamento do povoado morrinhos, com a ajuda do Senador Ciro Nogueira.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Equipe de Municípios
Comentar
O quadro de saúde é estável · 31/10/2019 - 15h40

Bocaina | Acidente aquático em barragem deixa dois jovens feridos


Compartilhar Tweet 1



Duas pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente aquático ocorrido no final da tarde sexta-feira (18/10), na barragem de Bocaina. As informações são do Cidades na Net.

As vítimas foram identificadas como Alan Bruno Silva Sousa, natural de Francisco Santos, e Thallia Bezerra, de Campo Grande do Piauí.

Segundo informações do proprietário de uma barraca que testemunhou o acidente, Alan e Thallia estavam em uma boia e sendo puxados por um jet ski, quando o cabo se rompeu. Sem controle, a boia com as duas pessoas colidiu violentamente contra uma lancha que estava ancorada na margem da represa.

Alan e Thallia foram levados para Picos em estado grave. Depois de serem atendidos no Hospital Regional, foram regulados e transferidos em UTI móvel para o Hospital de Urgências de Teresina. Ambos tiveram traumatismo craniano, além de outras fraturas.

Segundo informações, o quadro de saúde dos dois jovens é estável e até o momento estão fora de risco.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Cultura Local · 28/06/2019 - 12h05 | Última atualização em 28/06/2019 - 12h19

V arraiá "Os filhos da imaculada" acontecerá dia 5 de julho em Bocaina


Compartilhar Tweet 1



O V arraiá "Os filhos da imaculada" acontecerá dia 5 de julho na quadra poliesportiva de Bocaina. Haverá quermesse e música ao vivo com Sirleyde Carvalho e banda. A entrada é gratuita e toda a comunidade é convidada.

    Imagem de divulgação

 


Fonte: Divulgação do evento
Comentar
Informação e respeito · 23/06/2019 - 12h29 | Última atualização em 23/06/2019 - 13h23

Bocaina realiza solenidade em homenagem ao aniversário da Rádio Imaculada


Compartilhar Tweet 1



Em sessão solene foi entregue Moção de Congratulações, homenagem a Rádio FM Imaculada Conceição pelos 21 anos de existência, levando informações e entretenimento diariamente para população bocainense e cidades vizinhas nesta sexta-feira (21/06) na câmara do município de Bocaina.

A homenagem foi recebida pelo representante e coordenador da rádio, Anderson Leal, que dá continuidade ao trabalho que antes era desenvolvido por seu pai Humbero Leal.

 


Fonte: AsCom
Comentar
É São João! · 30/05/2019 - 11h39 | Última atualização em 30/05/2019 - 12h02

Pastoral da Juventude de Bocaina realizará V Arraiá 'Os filhos da Imaculada'


Compartilhar Tweet 1



A Pastoral da Juventude - CNBB, de Bocaina, realizará o V Arraiá "Os filhos da Imaculada".

O evento acontece no dia 6 de julho, às 19, na quadra poliesportiva. o arraiá ainda conta com o apoio da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Bocaina, do NUCA e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Comentar
Todos convidados · 30/05/2019 - 11h25 | Última atualização em 30/05/2019 - 11h37

Assistência de Bocaina realizará audiência para apresentar do Plano de Medidas Socioeducativas


Compartilhar Tweet 1



A secretária de Assistência Social Antônia Leal de Barros convida toda sociedade geral para participar de uma Audiência Pública que será realizada neste sábado (01/06), a partir das 14 h, na Câmara Municipal de Vereadores de Bocaina, oportunidade em que será realizada a apresentação do Plano Municipal de Medidas Socioeducativas dentre outros temas relevantes para sociedade.

A presença de todos é muito importante e salutar para socialização das ações desenvolvidos para garantir o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes no município de Bocaina.
 

 


Fonte: AsCom / Secretaria de Assistência Social de Bocaina
Comentar
    Foto: Reprodução

Durante sessão realizada na tarde deste sábado (18/05) o presidente Câmara Municipal de Bocaina, Vando Sampaio, apresentou um requerimento onde solicita uma vistoria no açougue e adoção de medidas urgentes no sentido de interditar os banheiros, nos dias e horários de funcionamento do açougue e que seja disponibilizado outro local para ser utilizado pelas pessoas que frequentam bares localizados no Mercado Público Municipal.

“O açougue municipal é localizado no mercado público de Bocaina e no mesmo prédio funciona bares e os frequentadores destes bares usam os banheiros que ficam próximo ao açougue o que tem sido alvo de muitas reclamações por parte da população. Eu sei que é um assunto polêmico, mas que possamos encaminhar para o Executivo e o quanto antes e uma providencie uma solução para não gerar ainda mais conflitos entre proprietários de bares e açougueiros, sabemos que o local precisa ser higienizado” falou o vereador.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Canabrava News
Comentar

A secretária de Assistência Social de Bocaina, Antônia Leal, participou, nesta manhã de quinta-feira (16/05), do 4° ciclo de Capacitação do Selo Unicef, onde o tema central é "Racismo em todos os níveis sociais".

A capacitação acontece em Oeiras, no auditório da Casa Frei Jordão.

    Fotos: AsCom

 

Comentar
Fé, confraternização e alegria · 14/05/2019 - 08h57 | Última atualização em 14/05/2019 - 09h11

Prefeitura de Bocaina realiza evento para todas as mães do município


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina realizou na manhã desta sexta-feira (10/05), dois eventos em homenagem ao Dia das Mães, foi celebrada uma missa e realizado um café da manhã para as mamães bocainenses.

Os dois eventos foram organizados pelas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, que juntas fizeram a alegria das mães com um delicioso café da manhã e o sorteio de brindes.

Cerca de 150 mulheres participaram dos dois eventos que tiveram como objetivo demonstrar o carinho e afeto que se aflora ainda mais nessa data que já se tornou sinônimo de afeto, amor, dedicação e consideração pelas genitoras.

Os pequeno alunos da escolinha Zezé Leal fizeram uma apresentação para homenagear as mães pela passagem do seu dia.

 


Fonte: Agora ED
Comentar
Segurança Estadual · 14/05/2019 - 08h43 | Última atualização em 14/05/2019 - 09h11

Prefeito e autoridades solicitam viaturas e aumento de policiais em reunião com Fábio Abreu


Compartilhar Tweet 1



O prefeito, em exercício, Teodósio João Simão, o vereador Vando Sampaio, Presidente da Câmara, os vereadores José Filho e Ronivon Silvino, e o suplente de vereador Valdinar, Dr. Leonel, procurador do município de Bocaina, estiveram reunidos com o Secretário de Segurança Estadual, deputado federal Fábio Abreu, na sexta-feira (10/05).

No momento, foram solicitadas providências urgentes: envio de viatura e aumento dos policiais militares.

    Fotos: AsCom

 


Fonte: Com informações da AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Com período chuvoso como há muito tempo não se via,  a Barragem de Bocaina volta a apresentar um grande volume de água e atualmente está com 44,81% de sua capacidade hídrica o que representa um total de 47,5 milhões metros cúbicos.

O aumento no reservatório tem reflexo positivo para o setor do turismo que comemora a volta dos turistas. Nos últimos finais de semana o movimento de pessoas nas barracas e restaurantes tem sido intenso e até o passeio de lancha voltou a ser feito.

Para facilitar o acesso aos turistas que visitam o local, o vereador Vando Sampaio (PSB) solicitou ao Poder Executivo, que adote as providencias cabíveis para viabilizar a limpeza do trecho às margens do reservatório no perímetro onde encontra-se situada  restaurantes  e bares.

    Foto: Reprodução

 


Fonte: Vale do Guaribas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na noite deste domingo (14/04) foi celebrada a tradicional Missa do Domingo de Ramos, em Bocaina.

A celebração dominical iniciou na casa de dona Vicência na entrada da cidade, sentido Picos, como já é de costume.

As 18h30 iniciou a celebração, o Padre Feitosa, abençoou os ramos com a oração própria do Missal aspergindo-os com água benta. Em seguida, iniciou a procissão dos Ramos, os fiéis cantavam “Hosana nas alturas” caminhavam em direção a Igreja Matriz.

Por volta das 19h os fiéis adentraram na Igreja, e continuaram a missa tradicionalmente. O grupo do Terço dos Homens animou a celebração fazendo parte do canto e liturgia da Missa.

O pároco enfatizou os fiéis a  participar e se voltarem para as celebrações da igreja, pra não ver como um feriado, se colocarem no momento da Paixão de Cristo e relembrar do que Jesus passou.

Veja a programação da Semana Santa 2019

 


Fonte: AsCom / Paróquia de Bocaina
Comentar
Não prestou contas de 2018 · 21/03/2019 - 15h48 | Última atualização em 21/03/2019 - 21h00

Prefeitura Bocaina tem contas bloqueadas pelo TCE


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, na sessão plenária de quinta-feira (14/03), o bloqueio das contas da prefeitura de Bocaina, que não entregou as prestações de contas referentes ao período até novembro de 2018.

O bloqueio foi solicitado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel do Nascimento, e aprovado por unanimidade pelo Pleno do TCE.

Com o bloqueio das contas, os gestores ficam impedidos de fazer pagamentos, saques e outras movimentações bancárias. O desbloqueio só é autorizado após a apresentação das prestações de contas.

 


Fonte: TCE-PI
Comentar
Recuperação de oito barragens · 07/02/2019 - 15h39

MDR libera recursos para recuperação da barragem de Bocaina


Compartilhar Tweet 1



O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) autorizou a liberação de R$ 41 milhões para obras de manutenção e recuperação de oito barragens no Piauí.

A barragem de Bocaina, será uma das barragens que serão recuperados.

As obras só serão autorizadas pela Defesa Civil quando o governo do Estado do Piauí apresentar os contratos com as empresas que serão responsáveis pelos serviços, pois os recursos só poderão ser usada em ações de prevenção de desastres.

Leia mais sobre plano aqui

 

 


Fonte: Com informações do MDR
Comentar
Se mudaram para outra cidade · 14/01/2019 - 18h14 | Última atualização em 15/01/2019 - 08h51

Assistente social de Bocaina diz sofrer golpe de empresa de móveis planejados


Compartilhar Tweet 1



O sonho de ter uma cozinha virou um pesadelo para a assistente social da cidade de Bocaina, Ravena de Carvalho Barros. Ela foi vítima de um golpe de uma empresa no ramo de móveis planejados. As informações são do Riachão Net.

Ravena entrou em contato com a redação o site e informou que após realizar o pagamento de entrada para a confecção dos móveis, no valor de R$ 4.200, a empresa se mudou para Parnaíba e não realizou mais o trabalho, sem dar nenhuma justificava para a cliente.

“Tudo começou com o sonho de um dia ter uma cozinha planejada em casa. Saí à procura de uma empresa que realizasse esse meu sonho, buscando isso, acabei por encontrar a 'Delicato Móveis Planejados'".

Confira aqui o relato completo do caso

 


Fonte: Riachão Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Odair José da Silva, foi preso no Povoado Malhada, município de Bocaina, flagrado com armas de fogo de uso permitido e restrito. A prisão foi efetuada pela equipe da Força Tática do 4º BPM de Picos.

A equipe recebeu a informação do serviço de inteligência da Polícia Militar, que havia um suspeito no povoado Malhada comercializando munições e armas de fogo em seu bar. Ao se deslocar até o local e realizar abordagem nos indivíduos que se encontravam no estabelecimento, a PM encontrou um arsenal de armas e munições.

Todo material apreendido foi apresentado na delegacia.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
22 km pecorrido pelos fieis · 30/11/2018 - 09h31 | Última atualização em 30/11/2018 - 09h37

Procissão marca a abertura do 264º Festejo de Nossa Senhora da Conceição


Compartilhar Tweet 1



Bocaina, iniciou oficialmente na madrugada desta quinta-feira (29/11), o 264º Festejo de Nossa Senhora da Conceição com o tema: “Em Jesus, com Maria, dizemos sim a vida”, as festividades iniciaram com uma procissão onde os peregrinos acompanharam a imagem de Maria Imaculada da Igreja Matriz de São José Operário, em Picos percorrendo 22 km, pela rodovia estadual PI-238 que liga Picos à Bocaina finalizando no Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Com a chegada no adro da igreja, houve concentração e o hasteamento da bandeira com a presença do Homens do Terço Sagrado. Em seguida o pároco, padre Feitosa, adentrou ao templo com a imagem sagrada, seguindo em direção ao altar, onde os fiéis a tocaram, simbolizando as bênçãos em honra e louvor.

 


Fonte: CidadesnaNet
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O festejo de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, se inicia neste sábado (24/11), e a paróquia preparou uma grande programação.

A imagem de Nossa Senhora está em peregrinação e o evento se iniciará com a saída da santa de Teresina, da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, Vermelha, às 20h.

Já na quarta-feira (28/11), a imagem sairá da Igreja Matriz de São José Operário, em Picos, às 19h, em Celebração Eucarística para Bocaina, marcando a caminhada de abertura.

Na quinta-feira (29/11), às 4h30 acontece a chegada festiva da peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e os peregrinos em Bocaina. Às 5h, o momento penitencial, hasteamento da bandeira, entronização da imagem e bênção solene.

O Ofício da Imaculada Conceição acontece às 12h, o Santo Terço às 18h, e as novena-missas às 19h, todos os dias.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

    Fotos: AsCom / Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

 


Fonte: Com informações da AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Bocaina:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Comentar
Uma vítima fatal · 04/09/2018 - 19h25

Irmãos sofrem acidente no município de Bacaina


Compartilhar Tweet 1



Uma colisão frontal entre duas motocicletas neste domingo (02/09) vitimou fatalmente o jovem José Marques de Sousa Neto e deixou em estado grave seu irmão, Rafael Marques de Sousa.

Segundo informações da Polícia Militar, o acidente aconteceu em uma estrada carroçal entre a cidade de Bocaina e a comunidade Lagoa Grande. José Marques colidiu frontalmente com irmão e fraturou o pescoço, vindo a óbito no local do acidente.

“Jose Marques vinha no sentido Lagoa Grande a Bocaina em uma estrada de chão e o acidente aconteceu em uma curva, ele não percebeu que outra pessoa vinha, por que era uma subida. O Rafael, que seguia no sentido contrário também não viu, pois segundo populares o sol atrapalhou a visibilidade no momento do acidente”, informou o Sargento Olivaldo.

Ainda de acordo com a Polícia, Rafael foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional Justino Luz em Picos e em seguida encaminhado em estado grave para o HUT na capital Teresina.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Canabrava News
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um corpo foi encontrado na manhã deste sábado (1º/09) na altura da Curva da Viola, no município de Bocaina. O homem foi identificado Cláudio Miguel da Silva,  um eletricista de 54 anos, que estava desaparecido desta a última quinta-feira (29/08).

A informação foi confirmada por Ana Cláudia, filha do eletricista, que através das redes sociais havia feito um apelo para encontrar o pai.

Segundo o Comandante do Grupamento de Polícia Militar de Bocaina, Sargento Olivaldo,  o corpo foi encontrado por populares que acionaram a polícia. O corpo de Cláudio Miguel foi levado para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, onde foi periciado.

Confira as imagens no Ronda 180.

 


Fonte: Canabrava News
Comentar
Em Bocaina · 05/07/2018 - 11h28 | Última atualização em 04/09/2018 - 10h50

Bocaina entra na lista de cidades que serão visitadas pela Caravana Lula Livre


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Santos irá receber nesta sexta-feira (06/07) a 11ª jornada da Caravana Lula Livre, que acontece pelo interior do Piauí. A comitiva, composta por militantes petistas e representantes de movimentos sociais e sindicais, seguirá agenda por mais 13 municípios, neste final de semana.

O roteiro seguirá por Pio IX, Fronteiras, Vila Nova do Piauí, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina, na sexta (06/07). No sábado (07/07) continua por Aroeiras do Itaim, Jaicós, Francinópolis e Hugo Napoleão.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, pontua Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar
Em Barras · 20/06/2018 - 20h15 | Última atualização em 20/06/2018 - 20h32

TCE visitará Bocaina para verificação de IEGM


Compartilhar Tweet 1



O município de Bocaina e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

    Fotos: Reprodução / Cidades em Foco

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar