Ações municipais · 09/12/2017 - 17h14 | Última atualização em 09/12/2017 - 19h12

Secretária de Finanças fala sobre regularização dos pagamentos dos servidores municipais


Compartilhar Tweet 1



A Secretária de Finanças do município de Bocaina, Elayne, concedeu entrevista ao Portal 180graus nessa sexta-feira (08/12) e falou sobre a gestão do Prefeito Erivelto de forma positiva.

De acordo com a Secretária de Finanças, a atual gestão da Prefeitura tem sido voltada para a regularização do pagamento dos servidores. “Fico feliz em dizer, hoje, que vamos quitar todos os pagamentos dos funcionários da Prefeitura referentes ao mês de novembro e creio que em dezembro deixaremos tudo em dia”, declarou.

Ainda segundo a Secretária, o município de Bocaina começará o ano com as contas equilibradas.

Melhorias municipais · 09/12/2017 - 17h14 | Última atualização em 09/12/2017 - 19h08

Secretária de Finanças de Bocaina anuncia projetos para 2018


Compartilhar Tweet 1



A Secretária de Finanças do município de Bocaina, Elayne, comentou, em entrevista ao Portal 180graus, nessa sexta-feira (08/12) sobre os projetos em andamento da prefeitura em prol da cidade.

Dentre os projetos anunciados, a maioria é voltada para Educação e Saúde como a construção de UBS’s, aquisição de uma nova ambulância para o hospital local e de emendas para melhoria da Saúde em parceria com o Deputado Rodrigo Martins e o Senador Ciro Nogueira.

Na educação, foram destacadas a recente implementação do EJA e a promoção de festas culturais para incentivo aos alunos assim como a qualificação dos professores com o objetivo de conseguir o selo Unicef.


Compartilhar Tweet 1



O município de Bocaina encerrou seus festejos nessa sexta-feira (08/12) com a realização da Missa de Nossa Senhora da Conceição, considerada o ponto alto das comemorações.

Em entrevista ao Portal 180graus o padre Paulo Henrique destacou a beleza e a importância desse evento como uma forma de reunir pessoas das mais diversas comunidades da Diocese e das Paróquias em nome da devoção à Virgem Maria.

Após nove dias de participação nos festejos, a última solenidade reuniu um número maior de fiéis. “A festa de Nossa Senhora da Conceição culminado hoje nos traz muita alegria principalmente pelo fato de termos visto tantas pessoas de diferentes lugares presentes no meio de nós”, afirmou o padre.

Redução das desigualdades · 30/11/2017 - 13h25 | Última atualização em 01/12/2017 - 11h46

Secretária de Educação participa de encontro com articuladores do Selo Unicef


Compartilhar Tweet 1



A secretária de Educação de Bocaina, Fátima, participou na última terça-feira (21/11), do encontro com os articuladores do Piauí na Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Foram convidados para o evento todos os municípios que estão participando da fase do Selo UNICEF Edição 2017-2020.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na ocasião, foram apresentadas etapas da avaliação e esclarecidas as dúvidas dos articuladores e representantes presentes.

O próximo encontro irá acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro, na APPM.

Fotos: 180graus

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O município de Bocaina realizará no dia (29/11) a 261ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Paróquia da cidade, que abrange as cidades de São Luís do Piauí, São João da Canabrava e Bocaina. Os dias festivos seguirão até o dia 9 de novembro, encerrando com a Missa da Festa de Nossa Senhora do Rosário.

No dia 22 de novembro, será celebrada uma às 19h30 a Missa de Encerramento da Peregrinação da Imagem da Santa na capital Teresina.

Festa de Nossa Senhora da Conceição em 2014
  Festa de Nossa Senhora da Conceição em 2014 Foto: Canabrava News

 


Fonte: Canabrava News
Comodidade para a população · 25/08/2017 - 09h56

Obras de pavimentação no município de Bocaina são finalizadas


Compartilhar Tweet 1



Na última terça-feira (22/08) foram entregues finalizadas as obras dos calçamentos feitos pelo IDEPI, nas localidades de Lagoa dos Currais e Morro da Quirina, no município de Bocaina.

Em comemoração de mais uma ação da gestão estavam presentes o vice-prefeito Teodorinha; deputado Fernando Monteiro; ex-prefeito José Aírton Cipriano; vereadores Vando e Bá; prefeito de Francisco Santos, Francisco José; secretário de Saúde, Betinho; José Neto e Osvaldo, do PRTB de Picos.

Fotos: Divulgação / Instagram

(Equipe de Municípios)


Fonte: Divulgação / Instagram
Ação social · 19/07/2017 - 15h47 | Última atualização em 19/07/2017 - 17h28

Prefeitura realizou X Conferência Assistência Social em Bocaina


Compartilhar Tweet 1



Na última quinta-feira (13), a prefeitura de Bocaina realizou a X Conferência de Assistência Social no município.

O evento foi realizado na escola Urbano Leal, foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e reuniu dezenas de pessoas, que discutiram propostas para o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Foto:Portal:Canabrava News

(

(Equipe de Municípios)


Fonte: Canabrava News
Em Bocaina · 12/07/2017 - 10h40 | Última atualização em 12/07/2017 - 11h50

Câmara Municipal aprova projetos de Lei voltado para o meio ambiente


Compartilhar Tweet 1



No último sábado (08/07), a Câmara Municipal de Bocaina aprovou três Projetos de Lei que visam a preservação do meio ambiente, como a criação de um conselho municipal, parceria com os Bombeiros Civis para atuar no combate e na prevenção de incêndios e uma Lei que dispõe sobre Poluição Sonora no município.

Foto: Portal Canabrava News

(Equipe de Municípios)


Fonte: Canabrava News
Polícia recuperou · 11/07/2017 - 09h34 | Última atualização em 11/07/2017 - 11h37

Polícia Militar recupera D-20 roubada na zona rural da cidade de Bocaina


Compartilhar Tweet 1



Por volta das 10h do último sábado (07/07) a Polícia Militar apreendeu uma D-20, placa CGU 4640 OSASCO/SP, de cor azul durante uma abordagem no povoado Malhada, na zona rural do município de Bocaina.

Após consultar o SINESP, o Comandante do Grupamento de Polícia Militar de Bocaina, Cabo Olivaldo juntamente com o Cabo Sampaio, constataram que o veículo era produto de roubo.

“Durante uma ronda me deparei com dois cidadãos vendendo goma e farinha, ao fazer a abordagem fiz também a averiguação do veículo e cidadão encontrava-se sem a documentação do carro, então eu acionei o aplicativo SINESP Cidadão e foi constatado que a D-20 era roubada, então conduzimos o veículo para a Central de Flagrantes em Picos”, disse o Cabo Olivaldo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal CanabravaNews

Compartilhar Tweet 1



Por volta das 8h da manhã desta quarta-feira (05/07), enquanto seguia de Picos com destino a São Luís do Piauí, a enfermeira Marcy Rabelo, se deparou com uma situação assustadora.

O carro de Marcy pegou fogo na divisa entre as cidades de Bocaina e Sussuapara. A motorista percebeu um forte odor dentro do carro, alguns condutores que passavam pela pista acenavam como tentativa de avisar o problema no veículo.
ela parou o carro no acostamento, viu que a fumaça já tomava de conta do automóvel, e pegou um extintor de incêndio para tentar apagar o fogo. Outros motoristas apareceram para ajudar.

FOTOS: Portal Canabrava


Fonte: Com informações do Portal Canabrava News
Em Bocaina · 28/06/2017 - 16h07 | Última atualização em 28/06/2017 - 16h08

Açude Bocaina terá delimitação de água


Compartilhar Tweet 1



O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), anunciou que ira delimitar a utilização de água de suas barragens, uma delas será o Açude Bocaina, que é responsável por levar água aos habitantes de Bocaina, Sussuapara e Picos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações RiachaoNet

Compartilhar Tweet 1



Bocaina será palco da apresentação de encerramento das férias, o evento acontecerá no dia 30 de julho , na barragem de Bocaina a entrada de apenas 1 (um) quilo de alimento não-perecível.

Uma das atrações confirmadas é Felipão.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos de Bocaina News
Em Bocaina · 08/06/2017 - 11h12 | Última atualização em 08/06/2017 - 11h15

Divulgação das datas dos festejos da comunidade de Lagoa Grande


Compartilhar Tweet 1



Acontecerá no município de Bocaina, na comunidade Lagoa Grande, os festejos de São Luiz Gonzaga, o evento terá início dia 12 e vai até dia 21 de junho.

Com o tema "Fazei-nos mais caridosos uns com os outros".

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ASCOM

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação de Bocaina promoveu no último sábado (27/05) o Seminário Municipal de encerramento do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, correspondente ao ano letivo 2016. O evento aconteceu na escola Urbano Leal.

Na ocasião, os professores envolvidos no programa apresentaram os resultados colhidos durante o decorrer do programa. A secretária de educação, Dra. Fátima Sá, destacou a importância do programa para a qualidade do ensino.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Canabrava News

Compartilhar Tweet 1



O Prefeito Erivelto do município de Bocaina, juntamente com as autoridades políticas da cidade, estiveram presentes no encontro do partido PSB promovido em Picos.

Participando das palestras com o Wilson Martins, o deputado Rubem Martins e em seguida um almoço com todas as autoridades políticas.

Fotos: Cidades em Foco

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1




Na manhã da última segunda-feira (22/05), aconteceu no Blue Tree Twers Rio Poty Hotel, o VII congresso de Secretários Municipais do Piauí, realizado pela CONASEMS.
Com início às 08h com café da manhã, logo em seguida a abertura oficial, às 10:30, conferência magna, com o tema: SUS, organizando a rede, construindo a integralidade, esteve presente o Dr. Sílvio Mendes, secretário de saúde de Teresina; o prefeito de Bocaina, Erivelto Barros e secretários de saúde de 182 municípios do Piauí.
Na ocasião foi debatido o novo sistema de regularização de consultas e exames, um sistema que foi copiado da cidade de Curitiba e implantado na capital Teresina, que hoje se espalha por todos os municípios do Piauí.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (22/05), aconteceu no Blue Tree Twers Rio Poty Hotel, o VII congresso de Secretários Municipais do Piauí, realizado pela CONASEMS.

Com início às 08h com café da manhã, logo em seguida a abertura oficial, às 10:30, conferência magna, com o tema: SUS, organizando a rede, construindo a integralidade, esteve presente o Dr. Sílvio Mendes, secretário de saúde de Teresina; o prefeito de Água Branca, Jonas Moura e secretários de saúde de 182 municípios do Piauí.

Na ocasião foi debatido o novo sistema de regularização de consultas e exames, um sistema que foi copiado da cidade de Curitiba e implantado na capital Teresina, que hoje se espalha por todos os municípios do Piauí.

(Equipe Municípios)

E apelo de Paz · 18/05/2017 - 12h31 | Última atualização em 18/05/2017 - 14h32

Estudantes fazem caminhada contra a exploração sexual de crianças


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (18/05) estudantes e professores da Unidade Escolar Jomasio Barros de Bocaina participaram de uma caminhada em alusão ao Dia Mundial de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento está inserido em uma das temáticas sugeridas pela SEDUC para serem trabalhadas durante o ano letivo: paz.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal CanabravaNews
Dia 11/05 · 12/05/2017 - 11h38

Bocaina prestigia evento da SASC, em Teresina


Compartilhar Tweet 1



Representante do município de Bocaina participou na última quinta-feira (11/05), da X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” com o intuito de melhorar ainda mais a assistência social no município.

(Equipe Municípios)

Marcou presença · 12/05/2017 - 11h26 | Última atualização em 12/05/2017 - 16h29

Bocaina é um dos 173 municípios participantes do programa Criança Feliz


Compartilhar Tweet 1



Na quinta-feira (11/05) ocorreu o encontro de gestores dos Municípios, no hotel Blue Tree Rio Poty, em Teresina, para lançamento do programa “Criança feliz”, o programa tem por objetivo o acompanhamento de famílias, com gestantes e crianças na primeira infância (de 0 a 5 anos), por membros da assistência social.

O município de Bocaina, enviou seu representante da assistência social para prestigiar o evento, onde estavam os que aderiram ao programa. o evento também contou com a presença do representante do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Oscar Terra; Deputados Zé Santana e Francisco Lopes; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Piauí, Philippe Salha; vice-governadora, Margarete Coelho; Prefeito, Firmino Filho; Prefeito, Mão Santa;

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bocaina (SINSEMP-PI) em parceria com o Sindicato dos Agricultores, realizará nesta sexta-feira (28/04) grande manifestação contra as reformas governistas e em reivindicação à direitos dos Servidores municipais.

De acordo com Edna Regina, presidente do sindicato, o cronograma ficou assim:
7:30 – Concentração em frente a sede do sindicato;

8:00 – Encontro na praça Borges Marinho com representantes e sócios do sindicato e caminhada pelas principais ruas da cidade;

10:00 – Retorno a sede do sindicato para lanche e esclarecimento sobre as PEC’s;

14:00 – Debates.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Bocaina News
Seguem as investigações · 27/04/2017 - 13h46

Homens são presos na zona rural de Bocaina após roubar carga


Compartilhar Tweet 1



A PM prendeu em flagrante dois homens suspeitos de roubar uma carga de feijão na BR-020, Francisco Manoel da Silva e Erivan Silvino de Sousa, em Santo Antônio de Lisboa. A prisão ocorreu na zona rural de Bocaina.

Segundo a PM, o proprietário da carga, Francisco de Assis Santiago Fernandes, acionou a polícia e os policiais da 1ª Companhia, com o apoio do Grupamento da Policia Militar de Santo Antônio de Lisboa, realizaram diligencias em busca da carga roubada.

Durante o assalto os bandidos mantiveram o motorista em cárcere privado. O veículo foi recuperado com ajuda do rastreador do caminhão.

Os policiais encontraram o veículo em uma propriedade rural de Bocaina, em posse de Francisco Manoel. Francisco Manoel e Erivan foram encaminhados à Central de Flagrantes de Picos.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI) desenvolverá, nesta semana, ações de assistência jurídica, social e psicológica para mulheres da zona rural dos municípios de São Luis do Piauí, São João da Canabrava, Bocaina, União e Lagoa Alegre. As atividades serão de terça (25/04) até sexta (28/04).

As atividades serão realizadas nas Unidades Móveis que são ônibus adaptados, os quais fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do governo brasileiro.

Os ônibus atenderão as comunidades: Santana (São Luis do Piauí), Serra do Maracujá (São João da Canabrava), Agravila (Bocaina), Novo Nilo (União) e Salobro (Lagoa Alegre).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal do Governo do Estado do Piauí
Zona rural · 24/04/2017 - 10h45

Caminhão roubado é recuperado em Bocaina


Compartilhar Tweet 1



Após ser roubado durante um assalto em Santo Antônio de Lisboa, na BR-020, um caminhão carregado de feijão foi recuperado na tarde da última sexta-feira (21/04), zona rural da cidade de Bocaina.

Segundo a PM, o motorista relatou que foi mantido em cárcere privado pelos assaltantes. Percebendo a demora na chegada da mercadoria, Francisco de Assis Santiago Fernandes, proprietário da carga acionou a polícia.

A recuperação aconteceu a partir do rastreador do veículo. Policiais da 1ª Companhia, com o apoio do Grupamento da Policia Militar de Santo Antônio de Lisboa, realizaram diligencias em busca da carga roubada.

O veículo foi recuperado na localidade conhecida por “Morro dos Negros na Varjota”, localizada a cerca de oito quilômetros da zona urbana de Bocaina.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Picos 40 Graus