Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 13 de julho, através do Programa Busca Ativa 17 (dezessete) testes rápidos. As informações são do Cidades na Net.

Destes, 04 (quatro) casos positivaram para COVID-19, como também foi notificado de 01 (um) outro caso de uma paciente que realizou o exame em outro município.

A Secretaria de Saúde de Bocaina divulgou o número de casos e idade abaixo.

De acordo com o a nota expedida pela Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família e Vigilância em Saúde.

Confira nota na integra. 

Boletim

No boletim oficial desta segunda-feira (13/07), atualizado às 18h, consta o total de 50 casos positivos, 00 – nenhum suspeito, 00 – nenhum óbito, 26 recuperados, 23 descartados e 73 notificados. Foram realizados 254 testagens rápidas.

 

Comentar

A Prefeitura Municipal de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou novos casos de coronavírus nesta quinta-feira (09/07).

Foram realizados 12 (doze) teste rápidos através do Programa Busca Ativa. Destes, 06 (seis) tiveram resultados positivos para Covid-19. Os pacientes em questão são:

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de Estratégia Saúde da Família e Vigilância em Saúde.

O boletim epidemiológico atualizado na noite desta quita-feira (09), às 18h, registra 41 casos confirmados, 22 recuperados, 23 descartados, 64 notificados, 00 nenhum suspeito e 00 nenhum óbito.

Veja abaixo

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Veja o que irá funcionar · 03/07/2020 - 20h03 | Última atualização em 03/07/2020 - 20h25

Prefeitura de Bocaina decreta fechamento do comércio neste sábado e domingo


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina, na administração do prefeito Erivelto de Sá Barros, expediu o Decreto Municipal nº 033/2020 que determina a suspensão de todas as atividades comerciais no município para este sábado (04/07) e domingo (05/07).

De acordo com o decreto, está permitido funcionamento apenas para Drogarias, Borracharias, Posto de Combustíveis, Serviços de Saúde e Delivery exclusivos de alimentação, desde que realizem atendimento dentro das normas já apresentadas pela OMS, descritas no Decreto 009/2020.

No texto do documento destaca que fica restrito o acesso de veículos de transporte coletivos terrestres, oriundos de outros Estados e de outros municípios, ao acesso no que compete o território do município de bocainense por ônibus de transporte de passageiros conhecidos como ‘Taperão’.

Penalidades

Clique e veja o decreto na integra

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Transmitindo orientações · 29/06/2020 - 12h53 | Última atualização em 29/06/2020 - 14h31

Barreira Sanitária fiscaliza mais de 100 veículos na Barragem de Bocaina


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de Bocaina, através da Vigilância Sanitária realizou Neste domingo (28/06), mais uma barreira sanitária na entrada da Barragem de Bocaina. A ação visa prevenir a proliferação do novo coronavírus no município e contou com o apoio da Polícia Militar. As informações são do Portal Canabrava News.

Segundo o secretário de Saúde, Edilberto Dantas, durante a realização da Barreira Sanitária, cerca de 120 veículos que se dirigiam a Barragem de Bocaina e foram orientados a retornar para casa. Durante a abordagem foi feita a medição de temperatura dos visitantes e repassadas orientação para reforçar a prevenção.

    FOTO: AsCom
    FOTO: AsCom

 

Comentar
18 casos descartados · 26/06/2020 - 00h40 | Última atualização em 26/06/2020 - 11h22

Sobe para 17 o número de infectados pela Covid-19 em Bocaina; 11 já estão recuperados


Compartilhar Tweet 1



O número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus subiu mais uma vez. Na testagem desta quarta-feira (24/06), foram notificados duas pessoas positivadas, registrando o 15º e 16º caso.

No tocante ao 15º caso, trata-se de paciente do sexo feminino, 37 anos, residente na sede do município. Está assintomática e fora orientada a isolamento domiciliar. O resultado foi através do teste rápido realizado em Bocaina.

O 16º caso é também com paciente do sexo feminino, 28 anos, residente na sede do município. Está assintomática e fora orientada a isolamento domiciliar. O teste rápido foi realizado em Picos.

Nesta quinta-feira (25) o 17º caso trata-se de paciente do sexo feminino que apresentou resultado para Covid-19 e tem 21 anos de idade. Residente na sede do município, apresenta sintomas e fora orientada ao isolamento domiciliar.

Testes

Veja o Boletim.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a distribuição dos kits de merenda escolar para alunos matriculados que tiveram as aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. As informações são do Cidades na Net.

Na entrega dos kits para as famílias podem receber pais e/ou responsáveis ou irmão do aluno maior de 18 anos que mora na mesma casa.

    FOTO: Reprodução

A entrega dos kits da merenda escolar adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é feita de acordo com a Lei nº 13.987 de 07/04/2020, sancionada pelo Senado, que autoriza a distribuição dos alimentos para alunos que tiveram as aulas suspensas por conta da pandemia da Covid-19.

A secretária de Educação de Bocaina, Simone Granjeiro, destaca que foram distribuídos para todos os alunos da rede municipal de ensino tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Ao lado direito da imagem, secretária de Educação de Bocaina faz entrega de kit no povoado Barragem
Ao lado direito da imagem, secretária de Educação de Bocaina faz entrega de kit no povoado Barragem    FOTO: Reprodução
Foram distribuídos 417 kits para alunos da zona urbana e zona rural. Seguimos as recomendações com uso de máscaras e álcool em gel. Todos os pais e/ou responsáveis que receberam os kits assinaram documento comprovando recebimento dos alimentos. A ação foi em parceria com a prefeitura e o prefeito não mediu esforços para que essa distribuição acontecesse
    FOTO: Reprodução

 

    FOTO: Reprodução

Aulas da rede ensino

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 

Comentar
30 casos notificados · 16/06/2020 - 07h50 | Última atualização em 16/06/2020 - 08h03

Paciente da zona rural testa positivo para coronavírus e 12º caso é confirmado em Bocaina


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta segunda-feira, 15, mais um caso positivo para o novo coronavírus. Esse é o 12º paciente contaminado. As informações são do Cidades na Net.

De acordo com a nota da secretaria, trata-se de uma pessoa do sexo masculino, residente na zona rural de Bocaina, onde foi constatado resultado positivo após a realização de exame de teste rápido (IGG/IGM positivo).

O mesmo encontra-se em isolamento domiciliar, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e SESAPI.

Confira a nota completa.

No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, às 18h, desta segunda, consta 07 pessoas que foram curadas da Covid-19. Edilberto ressalta que os sete pacientes tiveram recuperação durante período de quarentena.

“Todos no prazo da quarentena de 14 dias, sem complicações e não apresentam nenhum sintoma”, disse o secretário.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina, na administração do prefeito Erivelto de Sá Barros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira, 12 de junho, a 2ª Etapa de distribuição de máscaras para proteção contra novo coronavírus (COVID-19).

A distribuição aconteceu na barraca da saúde, instalada nas proximidades da praça Borges Marinho, Centro, onde diversas pessoas se dirigiram ao local para receber as máscaras e também álcool em gel.

De acordo com o secretário de Saúde, Edilberto Dantas, a distribuição contemplou, além da população da zona urbana, os moradores da zona rural que receberam através dos agentes comunitários de saúde.

Segundo o gestor da pasta foram distribuídos nas duas etapas mais de 7 mil máscaras.

Edilberto ressaltou também que todo paciente que chega ao Hospital Municipal recebe uma máscara cirúrgica.

    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Bocaina por meio da Secretaria de Saúde confirmou mais um caso positivo para o novo coronavírus  (COVID-19) em boletim divulgado às 18 horas desta terça-feira, 09 de junho.

De acordo com a secretaria, trata-se de uma pessoa do sexo feminino, residente na zona rural do município de Bocaina, onde após a realização do exame de teste rápido (IGG/IGM positivo), o resultado constatou positivo.

A mesma encontra-se em isolamento domiciliar, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí – SESAPI.

O município de Bocaina está monitorando os casos e todas as medidas de prevenção e controle estão sendo adotadas pela a Equipe de Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde.

O boletim epidemiológico registra o total de 11 casos confirmados, 29 casos notificados, 18 casos descartados, 04 casos recuperados, nenhum caso suspeito até agora e também nenhum óbito.

Veja o boletim. 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina através da Secretaria Municipal de Saúde confirmou na noite desta sexta-feira (05), o 9º caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de duas pessoas, uma residente na zona urbana e a outra na zona rural que tiveram resultados positivos com a realização exame de teste rápido (IGG/IGM positivo).

Todos encontram-se em isolamento domiciliar, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e SESAPI. O órgão está monitorando os casos e todas as medidas de prevenção e controle estão sendo adotadas pela a Equipe de Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde.

Veja a nota na íntegra.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
17 casos notificados · 04/06/2020 - 23h51 | Última atualização em 05/06/2020 - 11h11

Saúde de Bocaina confirma mais 02 casos positivos e registra 07 pessoas com Covid-19


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina confirmou mais dois casos positivos para o novo coronavírus (COVID-19). A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 04 de junho.

De acordo com a nota de esclarecimento emitida pelo órgão, trata-se de duas pessoas, sendo que uma reside na zona urbana e a outra é residente na zona rural. Ao todo, são 07 casos positivos em Bocaina.

A confirmação dos dois resultados positivos foi logo após a realização de exame de teste rápido (IGG/IGM), em outro município.

“Todos se encontram em isolamento domiciliar, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e SESAPI, os mesmos não apresentam sintomas”, esclarece a nota.

Clique e confira a nota na integra.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
12 casos notificados · 30/05/2020 - 12h58

Saúde de Bocaina confirma o 5º caso positivo de coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Saúde de Bocaina confirmou mais um caso positivo para coronavírus na manhã deste sábado (30/05). O boletim epidemiológico foi divulgado às 09h notificando o quinto caso.

De acordo com a nota de esclarecimento expedida pelo órgão, trata-se de um jovem do sexo masculino que reside na zona urbana do município, onde após a realização do exame de teste rápido (IGG/IGM), realizado em outro estado, o mesmo encontra-se em isolamento, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI).

Em nota, o órgão destaca ainda que o município de Bocaina está monitorando o caso e todas as medidas de prevenção e controle estão sendo adotadas pela a Equipe de Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde.

Clique e confira a nota de esclarecimento. 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
11 casos notificados · 26/05/2020 - 08h29 | Última atualização em 26/05/2020 - 08h47

Bocaina | Paciente testa positivo e boletim registra 4º caso de Covid-19


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Saúde de Bocaina confirmou mais um caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19), nesta segunda-feira (25/05). Trata-se de um paciente que reside na zona urbana do município.

Em nota expedida pela secretaria, o paciente apresentava sintomas e após realização de teste rápido em Bocaina, o resultado deu positivo para Covid-19.

Segundo a nota de esclarecimento que não revelou sexo e nem idade, o paciente está sendo monitorado, seguindo todas as medidas de prevenção e controle adotadas pela equipe de Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde.

O mesmo encontra-se em isolamento conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI)

Confira a nota de esclarecimento.

O boletim epidemiológico atualizado emitido nesta segunda-feira (25/05), registra 11 casos notificados, 03 suspeitos investigados, 04 confirmados, 04 descartados, nenhum óbito e 72 testagens rápidas.

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Zona Rural da cidade · 25/05/2020 - 01h13 | Última atualização em 25/05/2020 - 08h46

Prefeitura de Bocaina realiza a terraplanagem da estrada do Povoado Balceiro


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Bocaina, através do prefeito Erivelto Barros, por meio da Secretaria Municipal de Transporte, iniciou a terraplanagem da estrada que faz a ligação da sede do município até o Povoado Balceiro, Zona Rural.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

Houve um equivoco em uma nota veiculada anteriormente, contudo agora está feita a correção.

 

Comentar
Pacientes são monitorados · 20/05/2020 - 00h27 | Última atualização em 20/05/2020 - 00h39

Bocaina| Secretaria Municipal de Saúde registra 2º caso positivo para Covid-19 em menos de 24 horas


Compartilhar Tweet 1



Foi confirmado o segundo caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19), na cidade de Bocaina, de acordo com nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (19/05).

O paciente que testou positivo, desta vez, reside na zona urbana. A confirmação se deu após realização do exame de teste rápido (IGG/IGM), na cidade de Picos.

Em nota, a secretaria afirma que o paciente não apresenta sintomas (assintomático) e encontra-se em isolamento, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.

“A participação de todos é fundamental no enfrentamento da COVID-19, evitando assim o surgimento de novos casos e possíveis hospitalizações. Mais uma vez, reforçamos o pedido a população de que evitem sair de casa e evitem aglomerações, além de cuidados básicos de higiene e uso de máscara”, recomenda o secretário de Saúde, Edilberto Dantas.

 

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Paciente está sendo monitorado · 19/05/2020 - 11h35

Saúde de Bocaina confirma o primeiro caso positivo para o novo coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta terça-feira (19/05), o primeiro caso positivo para o novo coronavírus (COVID-19) no município. As informações são do Cidades na Net.

Em nota, a secretaria destaca que o paciente reside na zona rural de Bocaina e após a realização do exame de teste rápido (IGG/IGM), na cidade de Picos, encontra-se em isolamento, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente que não teve sexo e nem idade revelados não apresenta sintomas.

“O Município de Bocaina está monitorando o caso e todas as medidas de prevenção e controle estão sendo adotadas pela a Equipe de Saúde da Família e Secretaria Municipal de Saúde”, disse o secretário Edilberto Dantas.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste ano a campanha “Faça Bonito” completa 20 anos de mobilização e sensibilização a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil.

A campanha “Faça Bonito” neste ano diferente dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Bocaina, não realizou ações presenciais acerca da temática, mas a luta não pode parar, e foi feito através das redes sociais, em virtude da pandemia da Covid-19.

O 18 de Maio é o Dia Nacional Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal n° 9970/2000. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES, um crime bárbaro chocou todo o País e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. 

Confira o vídeo feito pela Prefeitura de Bocaina juntamente com a Secretaria de Assistência Social.

 

Comentar
“Uma nova história” · 18/05/2020 - 19h23 | Última atualização em 18/05/2020 - 22h37

Saúde de Bocaina distribui máscaras, álcool gel e destaca ações de combate à Covid-19


Compartilhar Tweet 1



Mais uma ação da gestão “Uma nova história” do prefeito de Bocaina, Erivelto Sá, em prol da preservação da saúde da população bocainense.

Na manhã desta segunda-feira (18/05), a Prefeitura de Bocaina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o secretário Edilberto Dantas, distribuiu máscaras revestidas com duas camadas de tecido e álcool gel. A ação visa o enfrentamento e combate ao novo coronavírus (COVID-19).

A entrega aconteceu no pátio do Mercado Público. Na ocasião a secretaria instalou barraca onde a equipe distribuiu, além das máscaras e álcool, panfletos educativos contendo informações sobre sintomas, formas de transmissão e métodos de prevenção contra a doença.

De acordo com o secretário Edilberto, são aproximadamente 2.000 (duas mil) máscaras a serem distribuídas na sede do município. O gestor da pasta afirma que haverá distribuição nos postos de saúde para contemplar também a população da zona rural.

    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net
    FOTO: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Bocaina, através da Secretaria Municipal de Saúde vem distribuindo kits de higienização para os idosos essa é mais uma ação que tem como objetivo a prevenção e combate do novo coronavírus.

Os kits são compostos por máscara, álcool gel e panfletos com orientações sobre o Covid-19.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 

Comentar
Saúde emite nota · 07/05/2020 - 15h21 | Última atualização em 07/05/2020 - 15h28

Bocaina | Profissional de Saúde que atua na cidade testa positivo para coronavírus


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta quarta-feira (06/05), um profissional de saúde que trabalha na cidade de Bocaina testou positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada em uma nota emitida pelo secretário de saúde do municpio, Edilberto Dantas.

Segundo a nota, que o profissional mora na cidade de Picos e trabalha em um serviço de saúde em Bocaina. O mesmo foi afastado de suas atividades e se encontra em isolamento, conforme normas e protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – Sesapi.

Ainda de acordo com a nota, o municipio de Bocaina está monitorando o caso e todas as medidas de prevenção e controle estão sendo adotadas.

Como o funcionário não reside na cidade de Bocaina o caso não é contabilizado na estatística do municipio, que segue sem nenhum caso registrado do novo coronavírus. 

 


Fonte: Portal Canabrava News
Comentar
90 milhões de metros cúbicos · 06/05/2020 - 08h57 | Última atualização em 06/05/2020 - 09h02

Barragem de Bocaina atinge maior volume dos últimos 11 anos


Compartilhar Tweet 1



As chuvas dos últimos dias ocasionaram o transbordo de inúmeras barragens na região de Picos. A Barragem de Bocaina, recebeu um grande volume de água e registra o maior volume dos últimos 11 anos.

De acordo com o técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Francisco Teixeira, atualmente o reservatório possui 90 milhões de metros cúbicos de água.

“Isso representa 88% da sua capacidade, ainda faltam três metros e vinte centímetros para que ela possa sangrar. A possibilidade não está descartada, acreditamos que se as chuvas continuarem ela atingirá sua totalidade”, disse o técnico.

Em meio ao isolamento social, imposto pela pandemia, muitas pessoas têm ido até o reservatório, apesar de nenhum estabelecimento comercial estar funcionando no local.

Em 2019, após o período invernoso, a Barragem de Bocaina registrou 52 milhões m³ de água.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Portal Canabrava News
Comentar
Prevenção ao Covid-19 · 06/05/2020 - 07h45

Saúde mantém barreira sanitária na Barragem de Bocaina


Compartilhar Tweet 1



A decisão de manter uma barreira sanitária para controlar o acesso de visitantes a Barragem de Bocaina teve efeito positivo. Segundo o secretário de Saúde do município, Edilberto Dantas, durante esse final de semana a blitz educativa foi realizada mais uma vez e foi possível notar uma redução no numero de visitas ao reservatório. As informações são do Canabrava News

A medida foi adota para evitar a aglomeração de pessoas e prevenir a proliferação do novo coronavírus.

“Neste final de semana foi mais tranquilo, poucas pessoas vieram até a barragem, mostra que o trabalho de conscientização está dando certo, vamos seguir firmes no enfrentamento ao novo coronavírus e pedimos a colaboração de todos”, disse o secretário.

    FOTO: AsCom / Prefeitura de Bocaina
    FOTO: AsCom / Prefeitura de Bocaina

 

Comentar
Causa está sendo investigada · 22/04/2020 - 05h28 | Última atualização em 22/04/2020 - 05h32

Morre em Bocaina, aos 58 anos, o sanfoneiro Chico Bidanga


Compartilhar Tweet 1



Faleceu nesta terça-feira (21), por volta das 12h, aos 58 anos, o sanfoneiro Francisco Antonio de Sousa, o Chico Bidanga, como era popularmente conhecido. As informações são do Cidades na Net.

Chico Bidanga era um sanfoneiro muito conhecido em toda região de Bocaina e municípios vizinhos como São João da Canabrava, São Luís do Piauí entre outras localidades do entorno.

    FOTO: Reprodução

De acordo com a neta do saudoso sanfoneiro, Cleidiane Sousa, Chico Bidanga, havia sentido uma dor de estômago ainda ontem por conta de ser portador de úlcera. No entanto, no decorrer do dia transcorreu de forma considerada normal sem oferecer maior gravidade.

Na manhã de hoje, ele foi para a barragem, distante 5 km da sede de Bocaina. Lá, ele novamente sentiu-se mal e retornou para casa. Os exames ainda estão em fase de conclusão e não se sabe as causas da morte do sanfoneiro.

Chico Bidanga residia na zona rural de Bocaina. Era casado, deixa esposa, seis filhos e cinco netos.

 

Comentar
Moradores ficam impressionados · 22/04/2020 - 00h01

Município de Bocaina registra fenômeno do 'arco-íris duplo'


Compartilhar Tweet 1



O fenômeno do arco-íris duplo foi registrado no município de Bocaina, na microrregião de Picos. A cidade fica localizada a cerca de 330km de Teresina. As informações são do Cidades em Foco.

Segundo o climatologista Werton Costa, o arco-íris é formado quando a luz solar é fracionada no interior de minúsculas partículas de água, em suspensão no ar.

“O fenômeno acontece quando existem várias partículas de água – como se fosse um chuvisco – flutuando no céu, que são atravessadas pelos raios do sol, de tal forma que a luz solar branca é dividida em vários espectros luminosos manifestando as cores do arco-íris”.

    FOTO: Reprodução

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo diante do recesso econômico que o país atravessa por conta do isolamento social ser a única medida até o momento como prevenção ao Coronavírus, o prefeito de Bocaina, Erivelto de Sá Barros, gestor que lida com contas públicas, reconhece as dificuldades, mas ao mesmo tempo recomenda que deve-se pensar como ser humano priorizando a vida. As informações são do Cidades na Net.

“Vamos pensar como seres humanos. Com a pandemia que hoje se encontra, temos que ter esse controle epidemiológico por conta do surto da doença para não errarmos igualmente outros países. Vejo que essa medida é um controle correto. Uma questão de isolamento coerente. Vamos analisar a cada dia e a cada semana”, destacou.

“É muito melhor perdermos um pouco na parte da economia do que perdermos parentes, vidas. Muitos acham que é somente pessoas idosas, mas existem jovens morrendo. Infelizmente é uma doença muito contagiosa”, frisou.


Fonte: Cidades na Net
Comentar