Tem dicas para os pais também · 15/05/2019 - 17h54

Como fazer sexo pela primeira vez? Dói muito?


Compartilhar Tweet 1



Como fazer sexo pela primeira vez?

Como fazer sexo pela primeira vez é uma dúvida recorrente de meninos e meninas. Hoje os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. Pesquisas recentes mostram que a idade média é 13 anos de idade, informa o site Sexo Sem Dúvidas.

Então, pais, mães, profissionais da educação e da saúde, saibam que terrorismo não adianta. Não funciona!

Acarreta, na verdade, dificuldades em lidar com a sexualidade de forma saudável e prazerosa, que é a sua função. E, um dos direitos sexuais é o direito à educação sexual esclarecedora.

Então, dúvidas – como é a primeira vez? Vai sangrar muito? Dói? Tenho de usar camisinha? Demora? Posso ter prazer? – devem sim ser esclarecidas.

Pois, a primeira vez é importante tanto para os garotos quanto para as garotas. E, todos têm dúvidas, medos e ansiedades.

O que você pode fazer antes da primeira vez

Para que você tenha uma primeira vez tranquila e prazerosa é importante você se informar sobre o tema.

Lembre-se, será um momento lembrado por toda sua vida, então deve representar um momento único e especial.

Existem alguns bons livros sobre a sexualidade na adolescência que vão abordar a questão da primeira vez. Eu, particularmente, gosto muito dos livros do educador Marcos Ribeiro. São de linguagem simples e esclarecedores.

Um(a) especialista em educação sexual também pode esclarecer as dúvidas que você tiver a respeito de sexualidade, incluindo a primeira vez.

A Masturbação

Masturbação é autoconhecimento. Uma ótima forma de conhecer o seu próprio corpo e algumas reações suas durante o prazer.

Os meninos aprender a conhecer melhor o seu corpo, controlar melhor a ejaculação e a ereção e ter prazer.

As meninas a conhecer melhor o seu corpo, sentir prazer sozinha para depois sentir acompanhada.

O tema é ainda tabu em nossa sociedade, principalmente a masturbação feminina. Mas nada mais é que conhecer o próprio corpo e saber se dar prazer.

Dica!

Uma dica para você quando for se masturbar. A masturbação é além da busca de autoconhecimento, de prazer. A prática deve despertar desejos e emoções agradáveis. Sendo assim, foque sempre no prazer que seu corpo está te proporcionando e não apenas no orgasmo. O prazer será consequência das suas descobertas e sensações. Desfrute o momento sem pressa.

Comunicação

Sim, conversar com seu parceiro ou sua parceira vai trazer mais tranquilidade e intimidade sexual.

Se você tem dúvidas e medos, não se preocupe ele/ela também tem. A comunicação é um importante ingrediente para qualquer relacionamento.

Chegou a sua primeira vez, e agora?

Onde vou fazer?

Um local onde vocês terão tempo e privacidade. Vocês precisam estar relaxados e tranquilos(as).

Não tenha pressa

Sei que a ansiedade é um dificultador na primeira transa. Mas saiba que quanto mais pressa você tiver, menos vai aproveitar.

Pode parecer estranho para você que está começando, mas relaxar é fundamental para um bom sexo. Nem para começar nem para terminar.

Preliminares

Sexo não é apenas penetração e orgasmo. Sei que você está esperando por isso, mas divirta-se antes de chegar na penetração.

Meninos, sei que a pressa é grande em penetrar, já que até agora apenas fantasiou isto durante as masturbações.

Meninas, sei que a vontade de ser penetrada está grande, mas espere seu corpo se preparar para que isto aconteça sem dor. A lubrificação é importante. É um sinal de que você está excitada.

Mas, saibam que preliminares vão preparar os seus corpos para a penetração e o orgasmo, mas também vão conectar vocês e proporcionar muitos prazeres.

Como começo? Não sei o que fazer

O beijo é sempre um bom começo. Beijos na boca e no corpo todo.

Perceba as reações do seu corpo e de quem está com você. Você pode identificar pelos gemidos, pelos arrepios e pode também perguntar.

Sim, vocês podem conversar durante o sexo, desde que seja sobre o que está acontecendo, o que estão querendo.

Dói?

Se você, menina, estiver muito tensa e ansiosa e não relaxar, pode sim sentir dores. A dor vai depender das contrações musculares da vagina.

Com conhecimento sobre seu corpo e o seu funcionamento sexual, mais tranquila você ficará na primeira vez. E lembre-se o possível incômodo da primeira vez, já que é tudo novo e ainda falta jeito, é diferente de dor.

Relação sexual é para dar prazer e não dor!

Mas eu posso ter prazer na minha primeira vez?

Sim! Meninos e meninas podem ter prazer na primeira vez.

Se você estiver bem preparado(a) ajuda. Preparada como? Relembrando… Se você já se masturbou, deve ter um conhecimento sobre o seu corpo e as suas reações.

Se você teve acesso a boas leituras e bons esclarecimentos sobre sexualidade, você provavelmente estará mais tranquilo(a). Isso sem dúvida tornará sua primeira vez prazerosa.

E sangra?

Meninas: Sangrar não é regra. Vai depender do tipo de hímen (aquela “pelinha” na entrada da vagina), pois uns têm mais elasticidade que outros. Importante saber que é um pouco de sangue, não aquela quantidade de sangue da menstruação, por exemplo.

Meninos: Sangrar também não é regra. Alguns meninos acreditam que o freio do pênis irá se romper na primeira vez, mas a regra na verdade é nunca se romper. O freio do pênis é uma estrutura do pênis que liga a glande (cabeça do pênis) ao prepúcio (a pele). Se rompida, pode sangrar e doer.

Por estas questões físicas é também indicado procurar um(a) urologista, no caso dos meninos e um(a) ginecologista, no caso das meninas, antes de se iniciar a vida sexual. Cuidar da saúde inclui a saúde sexual.

Preciso usar camisinha?

Vale relembrar que é sempre importante o uso da camisinha. Não só porque a menina pode sim engravidar na primeira vez, mas para se proteger de doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids.

 


Fonte: Sexo Sem Dúvidas

Comentários