Reconduzido à presidência -

Reempossado na APL, Nelson Nery Costa quer uma Academia interativa

A posse administrativa da nova diretoria da Academia Piauiense de Letras (APL) ocorreu nesta quarta-feira (10/01). Pela terceira vez, o advogado e escritor Nelson Nery Costa assumiu a presidência da instituição centenária. Na ocasião, ele destacou as conquistas obtidas pela APL nos últimos anos e o papel dela na preservação histórica do Piauí. Diante dos desafios para o próximo biênio, o líder sinalizou para o desejo de tornar a Academia mais interativa, aproximando-a de todos os públicos.

 

 

"É uma instituição que conseguiu sobreviver por tanto tempo em um Piauí tão carente de instituições. Então, a Academia ao mesmo tempo não chega só viva, mas em pleno vigor, oferecendo para a sociedade o Museu da História da Literatura Piauiense, a preocupação e a inserção no social. Estivemos nessa semana com o governador para discutir o processo de revitalização do Centro de Teresina e discutir outros objetos culturais", afirmou.

 

Nelson Nery Costa detalhou que a Academia está se renovando, sem esquecer de valorizar a sua história e tradição, reiterando o projeto da APL em dialogar com a sociedade também através da mídia digital, ampliando sua participação nas diversas plataformas. "Então, a Academia está em plena efervescência, ou seja, não só está cumprindo sua missão, está viva, está se renovando. Esse ano mesmo nós estamos querendo realizar o seminário Piauí 2.100, que é exatamente um olhar de como seria o Piauí no final do século XXI e também como seria essa academia, para que possamos transcender", disse.

 

Em meio a esse desejo, o presidente da instituição indicou que promoverá melhorias no site da Academia Piauiense de Letras. "Acima de tudo aquilo que ainda falta a Academia, que é um diálogo maior com a sociedade, acreditamos que podemos fazer uma revolução no nosso site, inclusive possamos ser mais interativos, estar em outras mídias, no Facebook, no Instagram, para que a academia se olhe para a modernidade, que possa se comunicar não apenas com os intelectuais, e acreditamos que o site possa ser um instrumento para isso", complementou.

 

A eleição que definiu a permanência do advogado contou com os votos de 28 membros. A nova diretoria é composta por Nelson Nery Costa, presidente; Zózimo Tavares, vice-presidente; Herculano Moraes, secretário geral; José Elmar Carvalho, primeiro secretário; Wilson Nunes Brandão, segundo secretário; e Humberto Guimarães, tesoureiro. "Em primeiro lugar é um privilégio ser presidente da Academia, mais do que isso ser um presidente pela terceira vez é mais privilégio ainda, houve um consenso da academia em possibilitar uma mudança do Regimento para que pudesse ter um terceiro mandato, e acredito que o privilégio ainda maior ser presidente na época do seu centenário", complementou Nelson Nery.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco